sexta-feira, 9 de agosto de 2013

FMP/Fase recebe 3º edição da Feira de Economia Solidária


Nessa quinta-feira (08), a FMP/Fase recebeu a 3º edição da Feira Mãos que Criam, projeto desenvolvido por alunos e funcionários do Posto de Saúde da Família de Nova Cascatinha, unidade gerida pela instituição. Na ocasião, foram oferecidos produtos artesanais e alimentícios feitos pelos moradores da comunidade. O projeto faz parte de um programa de Economia Solidária, que visa promover a saúde, através de ações que proporcionem o bem-estar social.

Segundo o coordenador do Núcleo de Atenção Básica da FMP/Fase, professor Paulo Sá, “daqui a três ou cinco anos, pretendemos analisar o projeto e o que ele já atingiu, quais negócios foram criados, quantos existem e tecer um estudo sociológico. E, ainda, buscar apoio com o poder público, para a obtenção de espaço para movimentar a economia local e discutir a economia solidária no município”, explicou o médico.

A iniciativa foi abraçada pelas alunas Camille Rodrigues e Larissa Vieira, do 2º ano do curso de Medicina, que junto com outros colaboradores desenvolveram o conceito do projeto. “A ideia surgiu durante uma aula voltada para a Atenção Básica, onde a professora  nos relatou o caso de uma família que passava por dificuldades financeiras. Por isso, foi sugerida a elaboração de um trabalho de intervenção na comunidade. Assim, pensamos na feira.”, disse Camille.

A moradora do bairro Nova Cascatinha, Deise Lúcia de Oliveira, participou de todas as edições do projeto  e ressaltou a mudança de vida que teve. “Vim para cá participar da feira, mas não tinha dinheiro nem para adquirir o material, então peguei emprestado e com o que arrecadei aqui, consegui pagar o empréstimo e algumas contas atrasadas, além de comprar um botijão de gás. E, agora, estou abrindo o meu negócio, a minha bomboniere”, contou a dona de casa. Deise trabalha há três anos com o segmento alimentício e tem como diferencial a fabricação de alguns produtos sem lactose e glúten, o que beneficia a saúde daqueles que sofrem de doenças como diabetes e colesterol alto, por exemplo.

O evento também contou com a exposição de trabalhos produzidos por meio dos projetos “Era lixo virou luxo”, que reutiliza materiais recicláveis, e “Florescer”, formado por artesãs da terceira idade. A feira ainda teve a participação dos PSFs dos bairros Estrada da Saudade e Machado Fagundes.