sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Programação da Semana de 12 a 18 de agosto de 2018


 
PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Vacinas
Doenças já erradicadas no Brasil voltaram a ser manchete nos jornais. É o caso do sarampo, com centenas de doentes no Amazonas e em Roraima, e casos menos numerosos em outras partes do país. Outro motivo de preocupação é o risco de retorno da poliomielite. Entre as causas desses novos surtos, segundo o Ministério da Saúde, está a baixa imunização da população. Em relação à pólio, por exemplo, dados do governo federal mostram que 312 municípios brasileiros estão com cobertura vacinal abaixo de 50%. O episódio do Em Questão sobre vacinas tem como convidados o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, o pediatra infectologista Paulo Cesar Guimarães, e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Petrópolis, Alessandra Sauan, que também é professora de Saúde Coletiva da FMP/Fase.


Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h


   Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Alvaro Assis: Pintando Poemas



O poeta Alvaro Assis descobriu muito novo a arte de escrever. Inicialmente, sua inspiração veio dos encartes de discos de MPB. Com essas inspirações, o artista também mergulhou fundo na composição de músicas.  Em 2015, Alvaro Assis entrou para a Academia Brasileira de Poesia Raul de Leoni, sendo o titular da cadeira nº 6, do poeta Antero Palma. Recentemente, o poeta petropolitano lançou o seu terceiro livro: EUtros.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                     


Programa MINUTO FASE

Tema: Xenobióticos – 23ª Semana Científica
Xenobióticos. O nome parece complicado e distante da sua vida. Mas você entra em contato com eles todos os dias. São os compostos químicos estranhos ao organismo humano. Eles são produzidos principalmente pelas indústrias. Estão presentes nos pesticidas agrícolas, inseticidas, plásticos, na poluição atmosférica, da água e do solo, nos alimentos industrializados e ultraprocessados. Substâncias que afetam diretamente a nossa saúde. Para reduzir os riscos para a saúde causados pelos xenobíoticos é preciso começar pela mudança de hábitos. O principal cuidado é na hora das refeições. A orientação é dar preferência aos alimentos naturais. O impacto da ingestão de xenobióticos foi um dos temas debatidos na 23ª Semana Científica da FMP/Fase.

Tema: Semana de Administração e RH – 2018
Os desafios da gestão da saúde. Esse foi o tema da palestra de abertura da edição 2018 da Semana de Administração e RH da FMP/Fase.  Maria de Fátima Ribeiro, do  Instituto Vital Brazil, em Niterói, trouxe a experiência de quem atua em um dos principais laboratórios oficiais brasileiros. O debate contou com a participação de egressos da faculdade, que atuam hoje na área. Outro tema que atraiu a atenção dos participantes foi a negociação de conflitos.

Tema: Colônia de Férias – USF Nova Cascatinha

No recesso escolar de meio de ano, crianças e adolescentes cadastrados na Unidade de Saúde da Família Nova Cascatinha, em Petrópolis, tiveram uma programação diferente. Eles participaram de uma colônia de férias recheada de cultura e lazer. A programação especial, organizada por funcionários e alunos que atuam no posto administrado pela FMP/Fase, garantiu momentos de pura diversão. Os participantes passaram um dia no Sítio dos Comerciários, em Pedro do Rio, foram ao cinema e também puderam conhecer o campus da faculdade.

Tema: Acessibilidade Digital
Uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a acessibilidade digital. Funcionários da FMP/Fase participaram de uma oficina onde puderam aprender como utilizar os recursos que estão disponíveis no site da instituição. São ferramentas como o software Acrobat Reader, que permite a leitura de voz de arquivos em PDF, e o HeadMouse, que possibilita controlar o cursor com o movimento da cabeça e acionar botões com gestos faciais. treinamento faz parte de um programa permanente de capacitação para a educação inclusiva realizado pela Comissão de Acessibilidade da FMP/Fase. Os funcionários também conheceram a nova plataforma de ensino a distância adotada pela instituição, que também oferece algumas funcionalidades na área de acessibilidade.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
Programa AO REDOR
Tema: Sustentabilidade


O episódio apresenta três projetos de agências da ONU que aliam conservação ambiental e geração de renda: ecoturismo, na República Dominicana, produção de cacau orgânico, em São Tomé e Príncipe, e um programa de preservação florestal em Samoa.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      

 
Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Medicina – Turma de 1975 -  Carlos Augusto Nunes – Neurologista (Petrópolis – RJ)
Neste episódio, o neurologista Carlos Augusto Nunes, da turma de 1975, fala sobre a importância da Faculdade de Medicina de Petrópolis para sua vida e sua carreira profissional. O médico também traz seu depoimento sobre a alegria de rever os colegas e visitar o campus da instituição.
 “Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
FAIXA INTERATIVA 

DOMINGO: Em Questão – Depressão e suicídio na adolescência

SEGUNDA: Em Questão – O Trote e o Currículo Oculto nas Escolas Médicas

TERÇA: Em Questão - Os Desafios da Residência Médica

QUARTA: Em Questão - Enfermagem e Prevenção: O Cuidado Com o Adolescente

QUINTA: Em Questão - Intercâmbio Estudantil

SEXTA: Em questão - As Novas Cidades Universitárias

SÁBADO: Em Questão - O Feminismo na Era Digital ( CoFem - Coletivo Feminista)

 Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA            
Tema: Mais energia na ciência do clima
O mundo inteiro fala e diz que se preocupa com o aquecimento global e com a necessidade de mudar de rumos para alcançar um desenvolvimento sustentável. Mas quando ocorre a oportunidade de um encontro mundial para acertar como fazer – tal como ocorreu no final de 2009, em Copenhague – não se chega a um acordo. O mesmo já tinha acontecido com o protocolo de Kyoto, que previa medidas para a redução de carbono na atmosfera, mas que não contou com o apoio de países importantes, como os Estados Unidos, por exemplo. Como então sair do impasse? O que cada país pode fazer? O Brasil, durante a reunião de Compenhague, prometeu reduzir as queimadas. No início de 2010 criou um Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, em busca de aprimorar um caminho de energia menos poluente. Mas, ao mesmo tempo, estimula a idéia de tirar petróleo do pré-sal. Neste debate especialistas dão informações que possibilitam entender melhor as razões do desentendimento mundial e saber como a ciência pode ser utilizada cada vez mais para ajudar a combater o aquecimento global.


Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           

Tema: Vacinação para pessoas que vivem com HIV
A imunização de pessoas que vivem com o vírus HIV é fundamental para a prevenção de infecções oportunistas e para a manutenção da saúde. A apresentadora Marcela Morato conversa com a pesquisadora laboratório de DST-Aids INI - Fiocruz, Lara Coelho sobre essas vacinas.


Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Imagens - Micróbios e Espelhos
De acordo com seus autores, o livro “Imagens, Micróbios e Espelhos: os sistemas imune e nervoso e nossa relação com o ambiente” disserta sobre assuntos que vão das origens do homem e a imprevisibilidade da evolução do conhecimento e da ciência aos conceitos e mecanismos de formação de imagens internas (como em um espelho) para o reconhecimento (da imagem) de objetos do mundo real (incluindo os micróbios). Para entrar nesse universo, o apresentador Renato Farias conversa com um dos autores da publicação, o médico e doutor em biologia humana Claudio Tadeu Daniel Ribeiro, e com o coordenador de estratégias de integração regional e nacional da Fiocruz, Wilson Savino.


Letras: Domingo, 14h
                           
Segunda, 13h

                          
Quinta, 19h30


 Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: SC - Florianópolis / Agricultura Urbana e Saúde
Mostraremos o Programa Municipal de Agricultura Urbana de Florianópolis (SC), que espalhou hortas comunitárias pela cidade, como forma de dar destino ao lixo orgânico produzido no município, e de quebra ajuda a manter a capital catarinense como uma das cidades mais saudáveis do país.



Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


 Programa EM FAMÍLIA                       Tema: Direito à Paternidade
O Brasil ainda é um país com um enorme número de filhos de pai desconhecido, embora o direito à paternidade seja um direito constitucional fundamental de toda criança. Isso é, todo bebê que nasce tem o direito de ter sua origem e sua paternidade reconhecidas e ter esse registro nos seus documentos. E esse é só o aspecto legal da questão, que envolve também os lados emocional e psicológico das crianças e adolescentes. E é sobre todos esses aspectos que o Em Família aborda nesta edição.



Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h
 
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: TantraO Tantra nasceu no Oriente, por volta do ano 500 depois de Cristo, começando no Nepal e Tibete, seguindo para o Japão e a China. É considerado um caminho para dentro de si, que possibilita a transformação, a união das energias feminina e masculina, que leva à unidade do Ser. Para a difusão da terapia no Ocidente foi preciso fazer adaptações, que possibilitariam a incorporação da prática nas Américas. No Brasil, a terapia é muito recente e vem conquistando adeptos como pode ser visto no programa gravado no centro Sammasati Terapias Integradas.


Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30

 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Beleza e Saúde
O Histórias de Mãe, vai mostrar os cuidados com a saúde e beleza da gestante. O bate-papo, é com a ginecologista e obstetra, Dra. Ana Claudia Seidinger, que  explica se a gestante pode pintar o cabelo, dourar os pelos do corpo, fazer alisamento no cabelo e usar salto alto. Na dica de moda, a consultora Suellen de Oliveira, mostrou algumas roupas que você deve ter no armário e como combiná-las.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC
Tema: Após 30 anos, xilogravuras da Declaração dos Direitos Humanos são expostas no Brasil
A ONU Brasil realizará em agosto uma exposição no Rio de Janeiro com obras do artista paulistano Otávio Roth, que em 1978 criou e imprimiu xilogravuras que ilustram os trinta artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. É a primeira vez em mais de 30 anos que as xilogravuras — expostas permanentemente nas sedes da Organização em Nova Iorque, Viena e Genebra — têm exibição no país. Em entrevista ao Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), a filha do artista, Isabel Roth, falou sobre o legado de Otávio e suas contribuições para a divulgação da Declaração, que completa 70 anos em 2018, e do trabalho das Nações Unidas globalmente.




Tema: Mulheres negras usam tecnologia para enfrentar desigualdades
25 de julho, é Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. Para marcar a data, a campanha #VidasNegras ouviu mulheres negras que, a partir de diferentes iniciativas, enfrentam as desigualdades raciais usando ciência e tecnologia. São elas Lana de Souza, que trabalha numa plataforma que recebe vídeos registrando abusos de agentes do Estado; Juliana Marques, da Rede Umunna, iniciativa criada para difundir informação quantitativa e qualitativa sobre a presença de mulheres negras em espaços de tomada de decisão; e Silvana Bahia, que lidera um projeto cujo objetivo é estimular a entrada de mais mulheres negras nas diferentes áreas de tecnologia.



Tema: Agricultura: desbloqueando as finanças sustentáveis
As florestas e a agricultura detêm mais de 30% da solução para a crise climática, mas atualmente recebem menos de 3% do financiamento para o clima. É fundamental que façamos a transição para a agricultura livre do desmatamento, se quisermos deter o aquecimento global e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Tema: Nova vida, nova ambição: refugiados e migrantes da AlemanhaMais de 1 milhão de pessoas fugiram para a Alemanha nos últimos dois anos, vindos de países como a Síria e o Afeganistão. Apesar da perda e do trauma, a maioria está determinada a construir um futuro melhor. Malakeh Jazmati é de Damasco, na Síria, mas foi obrigada a fugir para a Alemanha por causa da guerra. Apesar das dificuldades de adaptação, abriu uma pequena empresa e lançou um livro de culinária síria.



FASE.DOC: Terça, 18h
                  Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: A arte na cura


Em 1987, a banda Titãs já cantava que “a gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte”, na música “Comida”, do disco “Jesus não tem dentes no país dos banguelas”. Esse olhar holístico da banda de rock conseguia ver a complementaridade das necessidades do ser humano, com uma visão que se aproximava do conceito ampliado de saúde. E é com um olhar semelhante que o Sala de Convidados mostra que a arte também pode ser um ótimo remédio e de grande valia na promoção da saúde. Conversam sobre o assunto, a arteterapeuta Angela Philippi; a oficineira do CAPS João Ferreira Filho da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Marlene Gomes Duarte Santos; e a psicóloga, fundadora do Bloco Tá pirando, pirado, pirou!, Neli de Almeida.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: CONASS DEBATE - O Futuro dos Sistemas Universais de Saúde
O CONASS Debate deste ano reuniu especialistas do Brasil, Canadá, Costa Rica, Portugal e Reino Unido para discutir o futuro dos sistemas universais de saúde. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o evento foi realizado em Brasília nos dias 24 e 25 de abril. O apresentador Paulo Bellardi aprofunda alguns temas do debate com o coordenador do CONASS Debate 2018, Fernando Cupertino, e o professor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, Jorge Simões.





Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h



Programa: CURTA AGROECOLOGIA

Tema: Sempre Viva
"Sempre Viva", mostra a luta das comunidades tradicionais da Serra do Espinhaço em defesa de seu território e modo de vida. Há séculos essas pessoas apanham flores e frutos secos do cerrado nas campinas da região de Diamantina. Cultivaram esses ambientes e ajudaram a preservá-los durante séculos, mas unidades de conservação ambiental criadas nos últimos anos impedem seu acesso a seu território tradicional.


Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.

Nutrição Fase marca presença em congresso de saúde coletiva


 
A aluna de Nutrição da FMP/Fase, Nichole Ramos, apresentou uma parte do seu trabalho de conclusão de curso no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrasco, que aconteceu no final de julho. O recorte, relacionado às “Práticas Alimentares de Agricultores Familiares do bairro Caxambu”, buscou identificar o consumo e o comportamento alimentar das famílias rurais do local, entendendo se estas eram saudáveis. A conclusão demonstrou que grande parte utiliza alimentos não saudáveis, além de um alto percentual de agricultores possuírem hábitos de se alimentar assistindo à TV, utilizando smartphones ou em frente a computadores.