quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Café Filosófico da FMP/Fase festeja cinco anos debatendo bioética

O Centro Cultural FASE–FMP sedia, nesta quarta-feira (27), às 17h, uma edição extra do Café Filosófico Quântico (CFQ), em Petrópolis. O evento debaterá "Medicina de rua e bioética", com lançamento de livros e uma mesa de confraternização de fim de ano, a cargo da oficina Natal das Etnias.

O motivo da realização do CFQ extra e em horário especial é para comemorar os cinco anos de existência do projeto com a equipe original. Estarão juntos o professor convidado Marcos Tadeu Varricchio, de Ciências Exatas; e as professoras Marcia C.B.N. Varricchio, de Ciências Biológicas; e a professora Marcia do Amaral, de Ciências Humanas. 

Todo time escalado para a edição extra possui a formação em bioética pela Fiocruz e inclui membros do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FMP/Fase. O advogado Carlos Alberto de Oliveira, professor da Faculdade de Educação da Uerj, fará uma apresentação sobre o tema, ao lado de Marcia do Amaral e de Cláudia Gorini, professora de Graduação e de Residência Médica em Clínica Médica da FMP/Fase e coordenadora do CEP. 

"Medicina de rua não é medicina na rua, assistencial. Medicina de rua representa o desafio de lidar com a diversidade em toda a sua riqueza e criatividade. Para o ano que vem, prosseguiremos com o debate, falando sobre diversidades e bioética”, adianta Marcia Varicchio, que lançará no evento os livros “Diversidades” e “Estratégias para o pensar complexo” .

Segundo os organizadores do projeto, este ano o CFQ atingiu seu ponto de culminância. "Para além do corpo docente e discente, o projeto despertou interesse da comunidade petropolitana ao trazer reflexões sobre qualidade de vida e diversidades cultural e ambiental", completa Marcia. 

Feira Mãos que Criam entra no clima de Natal

Nesta terça-feira (26) foi realizada a última edição da Feira Mãos que Criam deste ano, no campus da FMP/Fase, com tema sobre o Natal. A feira contou com a presença dos Postos de Saúde da Família dos bairros Estrada da Saudade, Nova Cascatinha, Boa Vista e Machado Fagundes, geridos pela faculdade. 

Os interessados nos produtos da feira podem entrar em contato através do telefone (24) 2244-6471.





FMP/Fase agiliza informações sobre violência contra a mulher


De acordo com o Dossiê Mulher 2013, desenvolvido pelo Instituto de Segurança Pública, a quantidade de mulheres vítimas de estupro em Petrópolis subiu 18,5%, entre 2011 e 2012. Por conta da quantidade de registros, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) concluiu recentemente um trabalho junto ao Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), criando novas ferramentas para facilitar a administração das informações coletadas no município. 

Segundo a professora de Práticas de Competências do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Ana Maria Auler, o longo formulário e a falta de agrupamento por temas dificultava a tabulação. 

“O formulário utilizado pelo CRAM tinha muitas perguntas, praticamente cinco folhas. As questões se tornavam repetitivas e acabavam por atrapalhar a  tabulação. A revisão do material facilita a organização dos dados e fornece elementos que permitem formular e avaliar a efetividade das políticas desenvolvidas”, afirma a professora, na semana em que foi lembrado o Dia Internacional para Eliminação da Violência contra a Mulher (25/11).

Cinco alunos do segundo período do curso da FMP/Fase participaram do projeto que, de acordo com a professora, complementa o aprendizado. “Através desta disciplina, os alunos têm contato direto com a política pública. Essa experiência concreta dos estudantes colabora com a formação de cidadãos conscientes sobre os problemas da sociedade”, comenta Ana Maria Auler.

Quem estiver interessado em conhecer melhor o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública pode entrar em contato pelo telefone (24) 2244-6471 ou comparecer na FMP/Fase, na Av. Barão do Rio Branco, 1.003, Centro. O curso alcançou a nota 4, em um conceito que varia entre 1 e 5, na avaliação do Ministério da Educação.