terça-feira, 25 de abril de 2017

Petrópolis sedia Congresso sobre educação médica


No último fim de semana, a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) sediou o V Congresso de Educação Médica da Regional da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem RJ/ES). Representantes de 20 escolas médicas fluminenses participaram dos debates, ao lado de colegas de cinco instituições capixabas, englobando 15 cidades. Ao todo, 39 trabalhos foram apresentados durante o encontro.

"Este ano, a FMP completa 50 anos e o V Congresso da Regional ABEM RJ/ES faz parte das comemorações do nosso jubileu de ouro. A FMP sempre esteve ligada à ABEM, com um grande número de docentes e discentes que comparecem aos seus congressos. É uma honra e um prazer recebê-los para esse intercâmbio, essa troca de informações, que é benéfica e extremamente importante para todos", destaca Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

O tema do congresso da Abem RJ/ES 2017 foi “Educação Médica: presente para qual futuro?”. Outros assuntos também estiveram em discussão durante o evento, como “Ensino da saúde coletiva”, “Cenários de prática para integração ensino-serviço na urgência e emergência”, “Arte na formação pedagógica e na promoção de saúde”, “Lei do Mais Médicos”, “Metodologia ativa de aprendizagem”, “Modelos de docência: mentoria, preceptoria e tutoria”, “Interprofissionalidade”, “Residência médica” e “Tecnologia da informação”.

“Esse é um evento muito importante para a discussão dos desafios e tendências para a educação médica nos dois estados e também dentro do contexto nacional, pois traz temas relevantes para esses processos que as escolas estão vivenciando hoje em dia. Uma outra temática muito importante que foi abordada nesse congresso é a discussão da qualidade de vida dos estudantes de Medicina e as avaliações que têm acontecido hoje em dia dentro das escolas e os processos de avaliação das escolas médicas no Brasil”, salienta Márcia Hiromi Sakai, diretora-secretária da Direção Nacional da ABEM. 

Durante o congresso, também foi realizada a Olimpíada de Simulação Realística, que contou com a participação de alunos da FMP/Fase e de outras instituições de ensino. A competição consistiu em uma simulação de um cenário de prática diferente para cada grupo, onde os alunos precisaram examinar e diagnosticar corretamente o paciente, no caso um manequim, mediante as informações passadas pelos professores avaliadores. A olimpíada teve o apoio da ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência).

“A olimpíada foi um dos grandes diferenciais do congresso. Outro diferencial foi a realização de oficinas, que permitiram maior reflexão dos congressistas e a possibilidade da troca de experiências com participação ativa de discentes e docentes sobre vários temas de educação médica, ressalta Claudia Vasconcellos, diretora da Regional ABEM RJ/ES.

O evento foi aprovado pelos alunos, como Rafaela Bezerra Lima, do Centro Acadêmico de Medicina da FMP/Fase. "É muito bom ter alunos participando ativamente da construção desse congresso. Isso só mostra como é necessário que professores e alunos andem de mãos dadas na construção do conhecimento. Só assim teremos, de fato, uma educação transformadora, libertadora, que transcenda também esse congresso e vá para os cenários de prática, para as salas de aula", afirma.


Compondo a mesa, da esquerda para a direita, Representante da Direção Nacional da ABEM, Marcia Hiromi Sakai; Diretora da Regional ABEM – RJ/ES e professora da FMP/Fase, Cláudia Vasconcellos; Diretor da FMP, Paulo Cesar Guimaraes; Supervisora Geral da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves; Secretário Municipal de Saúde, Silmar Fortes; Douglas Vinícius Pereira, presidente da DENEM; e Rafaela Bezerra Lima, Representante do DASE da FMP/Fase

Compondo a mesa, da esquerda para a direita, Representante da Direção Nacional da ABEM, Marcia Hiromi Sakai; Diretora da Regional ABEM – RJ/ES e professora da FMP/Fase, Cláudia Vasconcellos; Diretor da FMP, Paulo Cesar Guimaraes; Supervisora Geral da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves; Secretário Municipal de Saúde, Silmar Fortes; Douglas Vinícius Pereira, presidente da DENEM; e Rafaela Bezerra Lima, Representante do DASE da FMP/Fase

Projeto Veras - A qualidade de vida do aluno de Medicina no Brasil



Olimpíada de Simulação Realística



Encontro entre PC&VB e Fase discute destino de Petrópolis


A valorização do destino Petrópolis foi o ponto chave de um encontro entre o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir El Ghaoui, e o representante da FMP/FASE, Afonso Resende Chaves, na manhã da última quarta-feira (19/4). A viabilização do centro de convenções foi colocada como prioridade para que a cidade tenha estrutura e capacidade para receber, não só os diversos eventos da instituição, como também de grandes empresas.

“Queremos estreitar as relações e manter o trabalho em parceria. Sem dúvidas o fortalecimento do destino Petrópolis é determinante para continuarmos atraindo os estudantes de outras cidades, e com eles suas famílias. Mas para isso precisamos de mais preparo. Não podemos esquecer que os nossos negócios dependem da estrutura que a cidade oferece”, destacou Samir.

Afonso Resende Chaves ressaltou que, atualmente, a instituição que este ano completa 50 anos, emprega diretamente cerca de 600 funcionários: “Queremos a continuidade e o crescimento da geração de emprego e renda para os petropolitanos”.

“Cerca de 80% dos nossos alunos do curso de Medicina são de outras cidades e escolhem Petrópolis, não apenas pela história e tradição da nossa instituição, como também pela segurança e qualidade de vida, que aqui encontram. Por isso, a estruturação e valorização do nosso destino é fundamental para continuarmos atraindo os estudantes. Queremos estar trabalhar juntos para agregar e ajudar a melhorar a imagem da nossa cidade”, completou Afonso.

A FMP/FASE é uma das 155 empresas, das áreas de hotelaria, gastronomia e outros serviços, que são mantenedoras do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, que tem como principal função promover o turismo e a receptividade da cidade para convenções, visitações e diversas outras atrações.

Também estiveram presentes no encontro, o professor da Fase e representante da instituição no PC&VB, Paulo Reis e a diretora de eventos do PC&VB, Márcia de Paula.

FONTES: ASCOM E PC&VB.



16ª Semana de Enfermagem da Fase aborda a construção de uma sociedade democrática

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para as atividades que serão realizadas durante a 16ª Semana de Enfermagem, nos dias 10 e 11 de maio, no campus da instituição de ensino. Este ano, o tema escolhido aborda as boas práticas de Enfermagem e a construção de uma sociedade democrática.

O objetivo do evento é proporcionar a reflexão sobre o papel da Enfermagem na construção de uma sociedade democrática entre os profissionais da área de atenção à saúde, como os acadêmicos de Enfermagem, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, que são fundamentais no cuidado e na promoção do bem-estar dos pacientes.

“Esse evento, além de qualificar os profissionais segundo a temática das boas práticas de Enfermagem, também reforça a ideia da profissão comprometida com o outro, com a família e a comunidade, sempre pensando e articulando estratégias baseadas em ciência, tecnologia e humanização para o aumento da qualidade de vida das pessoas”, explica a enfermeira e coordenadora do curso de Enfermagem da Fase, Míriam Heidemann.

Outros temas, como “Desafios e conquistas na produção dos saberes integrados na unidade de terapia intensiva” e “Enfermagem em saúde mental para além da especialidade: inserção nos diferentes espaços de cuidado” também serão abordados durante o evento, na Sala Arthur de Sá Earp Neto. Além disso, a programação inclui oficinas sobre Trauma e Emergência – Práticas baseadas em evidências e a Abordagem à Vítima Traumatizada.

“As atividades propostas têm o intuito de promover um pensamento crítico sobre a importância do profissional enfermeiro dentro de uma sociedade democrática, principalmente voltada para os valores éticos e o conhecimento técnico-científico, que são os pilares da formação dos profissionais que atuam no mercado de trabalho”, comenta Roberto Lima, professor responsável pela organização do evento.


A Semana de Enfermagem da Fase será realizada nos dias 10 e 11 de maio de 2017, das 08h às 17h. No dia 12 de maio, às 18h30, será promovida a Cerimônia de Insígnias para os alunos do 6º período do curso de Enfermagem, solenidade que marca a transição para o estágio. Outras informações, a programação completa do evento e as inscrições estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/2017_Semana_Enf/1817SemanaEnf2017/

Programação da Semana de 23 a 29 de abril de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


Programa EM QUESTÃO
Tema: Psicologia Positiva
Ajudar as pessoas a descobrirem suas potencialidades, talentos e virtudes. Essa é a meta da psicologia positiva. Um movimento, com base científica, criado na década de 1990, que propõe uma mudança de foco no trabalho terapêutico: menos ênfase nas disfunções é mais atenção aos pontos positivos, aos aspectos psicológicos que contribuem para uma vida plena e feliz. O tema é debatido no programa com a participação da psicóloga Ana Clara Bittencourt, coautora do livro Psicologia Positiva – Teoria e Prática.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Dançando com a Alma: As bailaoras da Cia Flamenco de Mi Sierra
O flamenco foi declarado pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade, em 2010. Uma arte que tem origem nas comunidades da Andaluzia, no sul da Espanha. Mas que toma emprestado um pouco da cultura cigana, além das influências dos árabes e dos judeus que habitavam a região. Uma manifestação cultural que traz a força e a resistência desses povos, perseguidos pela inquisição depois da unificação da Espanha e da ascensão dos reis católicos ao poder. O Arte & Cultura apresenta o trabalho da Cia Flamenco de Mi Sierra, criada em 2009, em Petrópolis. Palmas fortes e sapateado preciso são marcas da companhia, que lota o Teatro Municipal da cidade toda vez que entra em cartaz. As apresentações do grupo unem a energia da dança à  dramaticidade, como aconteceu com o espetáculo multimídia "Lorca ? O último Passo", baseado na obra de Federico Gracia Lorca, em 2013. No episódio, as bailoaras, como são conhecidas as dançarinas de flamenco, falam sobre a paixão pela cultura espanhola e a força que ganharam em suas vidas a partir da criação da companhia.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           

Programa MINUTO FASE
Tema: Novos Residentes
Petrópolis ganhou novos residentes na área de saúde. Eles passam a atuar no hospital Alcides Carneiro, o maior da cidade. A solenidade de recepção aos novos residentes contou com as participações do secretário municipal de saúde e do Prefeito Rubens Bomtempo. A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Além dos programas de residência na área Médica, a FMP/Fase passou a oferecer em 2015 a residência Multiprofissional. Ao todo, a cidade ganhou 34 novos residentes, 23 na área médica, incluindo as especializações em anestesiologia, clínica médica, obstetrícia e ginecologia, pediatria, neonatologia e radiologia e diagnóstico por imagem e 11 na área Multiprofissional, com especializações em enfermagem intensiva, assistência básica em enfermagem, nutrição e psicologia.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


Programa AO REDOR
Tema: Tartarugas Marinhas
O programa mostra projetos comunitários de preservação da maior tartaruga marinha, a de couro, no segundo principal berçário da espécie no planeta: as ilhas de Trinidad e Tobago, no Caribe.
Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
          

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO – ARTE & CULTURA – MESTRE VALENTIM
SEGUNDA – ARTE & CULTURA – MAESTRO RODRIGO D’ÁVILA
TERÇA – ARTE & CULTURA – NÉLIDA PIÑON
QUARTA – EM QUESTÃO – FOME DE CONHECIMENTO
QUINTA – ARTE & CULTURA – CIA DE TEATRO LIVRO ABERTO
SEXTA – EM QUESTÃO – EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI
SÁBADO – EM QUESTÃO – OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Teorias da Corrupção
Dinheiro ilegal já apareceu em cueca, na mesa, na mala, na bolsa, em todos os bolsos… Não dá para se falar de um escândalo específico sem que ele seja imediatamente superado pelo que vai ser divulgado pela imprensa amanhã. A questão é exatamente a sucessão de denúncias de corrupção que acaba trazendo descrédito para a política e até para o próprio povo brasileiro, pois, afinal, dar dinheiro para o guarda da esquina também é corrupção. O problema, é claro, não é só brasileiro e volta e meia explode em outros países. Mas como então explicar algumas teses de que a corrupção é herança de nossa colonização, de que herdamos mazelas e vícios, jeitinho e gosto de levar vantagem? Especialistas foram reunidos para explicar como nossos estudiosos pensam a corrupção – e se existe saída para isso.
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Congelamento de Óvulos
A apresentadora Marcela Morato conversa com a diretora do Centro de Ensino e Pesquisa em Reprodução Assistida do HMIB, Rosaly Rulli sobre as vantagens de as mulheres poderem congelar seus óvulos. Além de explicar a idade ideal para a retirada e o tempo que esses óvulos podem permanecer congelados e também em que casos esse procedimento pode ser feito pelo SUS.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30


Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: William Shakespeare – Obra  
O dramaturgo inglês, William Shakespeare é o tema do programa. Considerado o mais importante dramaturgo do mundo, Shakespeare é conhecido como o poeta nacional da Inglaterra. O escritor inglês produziu obras que são constantemente representadas pelo teatro e cinema. Após mudança para Londres, William Shakespeare inicia sua carreira no teatro como ator e escritor num período de desenvolvimento cultural da Inglaterra, em que o teatro ficou conhecido como teatro elisabetano. Para conhecer um pouco mais sobre o dramaturgo, o apresentador Renato Farias conversa com o ator e diretor de teatro, Amir Haddad e com o ator, diretor e professor de teatro, Luciano Loureiro.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: São Luís de Montes Belos e Goiânia – GO  
O Canal Saúde na Estrada foi para Goiás mostrar uma ferramenta inovadora para o Sistema Único de Saúde, o Conecta SUS. Em São Luís de Montes Belos, cidade do interior de Goiânia, agentes de saúde fazem visitas às moradoras para lembrá-las de como é importante fazer periodicamente o exame do papanicolau. Essas visitas foram necessárias devido ao baixo índice de procura por este exame nos postos de saúde da região. Esses baixos índices foram detectados graças ao programa Conecta SUS que foi criado para ser trabalhado em tempo real com as secretarias de saúde, com dados sobre a saúde da população feminina no Estado.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Profissão tem gênero?
A apresentadora Yasmine Saboya conversa com a coordenadora do curso gestão de recursos humanos/UVA, Benilda Bezerra; com a pedreira, Tatiana Cristina; e com o cabelereiro, Everton Machado se hoje em dia ainda existe alguma atividade que só possa ser exercida por homens ou mulheres e o preconceito que a pessoa sofre no emprego escolhido.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h
           



Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Vozes Trans
O programa vai debater as vozes trans. O que é esse corpo estranho que habita o diverso de uma sociedade heteronormativa, patriarcal e machista? Toda a vez que ligamos a televisão, somos tomados por inúmeras e diversas identidades sociais. Porém, permanecemos inertes à questão social das pessoas trans e diante de todo o emaranhado de questões que emergem em torno de suas imagens, de seus perfis e de seus nomes. Ligadas ao sexo, à identidade e ao gênero, não se tratam apenas de categorias sociais, elementos sociais ou ações individuais. São bem mais que categorias da sociedade. Quando falamos da realidade trans, são instrumentos que, fundidos, remodelam, remontam e reconstroem o que se tem formatado como certo ou errado na sociedade. Há uma mulher, dentro de um corpo masculino ou vice versa.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30




Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Petrópolis para crianças e educação ambiental
O programa mostra um piquenique do projeto Petrópolis para Crianças no parque Cremerie, com direito a brinquedos antigos, troca de livros e teatro infantil. O episódio também apresenta uma criançada que desde cedo está aprendendo a cuidar do meio ambiente. Em uma escola que tem educação ambiental, as crianças plantaram uma hortinha. É tão fácil que você pode fazer com o seu filho mesmo morando em apartamento.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC - ONU
Tema: Oficina para a paz: a construção da sede da ONU
Documentário sobre a construção do edifício que abriga a sede das Nações Unidas em Nova York. Entrevistas com historiadores. A escolha do projeto e imagens do início da construção. Entrevista com Oscar Niemeyer (imagem de capa), único arquiteto brasileiro entre os 11 que participaram do projeto.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Políticas de drogas e encarceramento no Brasil
Discutir encarceramento no Brasil passa necessariamente pela discussão da política de drogas no país. A Lei de Drogas brasileira mais recente é a 11.343/06, promulgada em outubro de 2006. Mais de 10 anos depois de sua criação e o número de presos por tráfico de drogas aumentou, passando a 28% dos encarcerados. A lei foi considerada um avanço na época por ter alterado o tratamento dado aos usuários de droga, que deixaram de ser vistos como criminosos e tiveram a prisão de seis meses a dois anos revogada. Porém, ainda é difícil diferenciar quem tem a posse da substância para uso pessoal e quem a tem para venda, pois os critérios na prática são subjetivos. E soma-se a esta questão a forma como a prisão e a apreensão das drogas são realizadas. O assunto será discutido com a pesquisadora do Instituto Igarapé, Ana Paula Pellegrino; o delegado da Polícia Civil do Estado do RJ, Orlando Zaccone; e a professora associada de Direito Penal e Criminologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Grupo de Pesquisas em Política de Drogas e Direitos Humanos da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, Luciana Boiteux.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Transposição do Rio São Francisco
O programa vai falar sobre o polêmico Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco. A obra promete levar água para as populações que vivem nas regiões semi-áridas que sofrem com a seca. Quais serão os reflexos sociais, econômicos e ambientais quando essa promessa for cumprida? Essas foram algumas das questões discutidas no Seminário Rio São Francisco: Margens em Tensão, promovido pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães da Fiocruz/Pernambuco. O apresentador Paulo Bellardi conversa com o pesquisador do Departamento de Saúde Coletiva da Fiocruz/Pernambuco, André Monteiro, sobre a transposição.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                  
Sábado, 19h

  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Sementes e história/ Coragem é um dom
O programa tem como cenário a região Centro-Sul do Paraná, que abrange basicamente a agricultura familiar. 90% desses trabalhadores rurais têm como problema a questão da cultura do fumo, o uso de agrotóxicos e de sementes transgênicas, como é o caso do milho. Mas há um movimento para mudar essa situação: os lavradores estão desenvolvendo a conservação e a multiplicação das sementes crioulas, tanto de milho, quanto de feijão, arroz, trigo e batata. Eles estão tentando fazer com que essas variedades continuem garantindo a diversificação dentro das propriedades. O episódio também mostra outro exemplo de coragem, no Sítio Girau, em Remanso, na Bahia, região muito seca, onde o queijo feito com o leite das cabras tem ajudado na sobrevivência das famílias.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30