sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Ambulatório–Escola da FMP/Fase lança mais uma Oficina na Cozinha Experimental Comunitária



O Ambulatório–Escola da FMP/Fase está com inscrições abertas para mais uma oficina na Cozinha Experimental Comunitária, que ocorrerá toda quinta-feira, de 03 a 31 de outubro, das 17h30 às 20h.  A oficina será sobre ervas e temperos e é aberta aos moradores da região. Vale ressaltar que as vagas são gratuitas e limitadas. Inscrições pelo telefone: (24) 2235-2224, ramal 34. 

Serviço:
Oficina de Ervas e Temperos
Data: 03 a 31/10 (quintas-feiras), das 17h30 às 20h
Local: Cozinha Experimental Comunitária, Ambulatório-Escola (AMBE). Rua Hívio Naliato, nº 869
Entrada Gratuita


FMP/Fase oferece atividades para a comunidade no Dia da Responsabilidade Social




Na manhã deste sábado (21), entre 9h e 13h, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) irá promover diversas ações voltadas para saúde e conscientização, no PSF Nova Cascatinha, em função do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. O evento será aberto ao público e com entrada franca.

Nesse dia serão expostos os trabalhos de artesanato e produtos alimentícios, produzidos pelos próprios moradores da comunidade de Nova Cascatinha, Estrada da Saudade e Machado Fagundes, que veem no projeto “Feira Mãos que Criam” uma oportunidade para demonstrar suas habilidades, seja na confecção de artigos ou oferta de serviços. A iniciativa busca fortalecer a economia local, potencializar o desenvolvimento, aumentar a produtividade e reduzir as desigualdades.

Outro projeto da FMP/Fase, que também estará à disposição durante o evento, é a campanha “Anel de Solidariedade”, que consiste em uma ação de transformar anéis de alumínio em cadeiras de rodas. Desta forma, cada 120 garrafas PET cheias de anéis de lata (aproximadamente 80 kg de alumínio) equivalem a uma cadeira de rodas.

Até o momento, a campanha já recolheu mais de uma tonelada de anéis de lata, o equivalente a 13 cadeiras de rodas, que estão sendo entregues a famílias carentes das comunidades petropolitanas. Com o crescente envolvimento da população, o projeto traçou um novo objetivo: arrecadar quatro toneladas de anéis.

Além disso, o evento irá contar com aulas de ginástica, com a educadora física Érica Lopes, e atividades sobre Saúde do Homem, com a Liga de Saúde da Família e Comunidade, responsável por transmitir informações sobre o câncer de próstata e o exame de toque retal.

O Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular é promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) e está na nona edição. Este ano, 384 instituições aderiram à iniciativa. A adesão, tanto das instituições quanto de professores e alunos, é voluntária.

Serviço:

Local: PSF Nova Cascatinha, localizado à Rua Hívio Naliato, nº 869 – Cascatinha
Data: 21 de setembro (sábado), das 09 às 13h
Entrada: Franca


Museu Imperial oferece cine-debates sobre cultura afro-brasileira


Dentro da programação da 7ª Primavera dos Museus, que possui como tema “Museus, memória e cultura afro-brasileira”, o Museu Imperial/Ibram oferece três dias de cine-debates, de 24 a 26 de setembro, às 18h30. Os filmes exibidos terão temáticas relacionadas com o tema do evento e serão seguidos de reflexões e debates com participação de especialistas na área. A entrada é franca.


O primeiro dia, 24/09, trabalhará a questão da “Memória e escravidão”, com exibição dos filmes “Memórias do cativeiro” (2005, 42min.), produzido pelo Laboratório de História Oral (Labhoi) da UFF, e “Quilombo da Tapera - Uma História Centenária” (2011, 07 min.), dirigido por Eliana Castilho.

“Memórias do Cativeiro” é baseado no livro "Memórias do Cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-abolição", de Ana Lugão Rios e Hebe Mattos. O documentário é dirigido por Guilherme Fernandez e Isabel Castro e tem direção acadêmica de Martha Abreu e Hebe Mattos. De maneira artesanal, o filme se construiu a partir do acervo oral do Labhoi/UFF, composto então principalmente por áudios de entrevistas realizadas desde meados dos anos 1990 com descendentes de escravos do estado do Rio, de uma pesquisa iconográfica e de uma filmagem em vídeo realizada na comunidade São José da Serra em 2005.

Em “Quilombo da Tapera - Uma História Centenária”, Eliana Castilho, administradora pós-graduada em Produção Executiva para Cinema e TV, apresenta a comunidade, localizada em Petrópolis, e sua relação com o passado (a memória de seus antepassados) e o presente (as dificuldades enfrentadas, em especial após a tragédia das chuvas de 2011, que afetou o local).

No debate, estarão presentes a própria Eliana Castilho e as historiadoras Bárbara Primo (mestre em História Social pela UFF e historiadora do Palácio Rio Negro/Ibram) e Patrícia Souza Lima (professora adjunta da Uerj, pesquisadora doutora em História Social pela UFRJ e membro do Instituto Histórico de Petrópolis).

No dia 25, o Museu Imperial presta uma homenagem a Zózimo Bulbul, um dos maiores expoentes do cinema negro nacional. Bulbul iniciou sua carreira em meados dos anos 60, e despontou como ator no Cinema Novo. Além de ter atuado em 30 filmes, foi o primeiro protagonista negro de uma novela brasileira. Insatisfeito com a condição reservada aos negros nas telas, decidiu escrever e dirigir seus próprios filmes. Com nove filmes lançados, acumulou diversos prêmios e participações em festivais. Em 2007, fundou o Centro Afro Carioca de Cinema, onde desenvolveu um trabalho de referência para a cinematografia afro-brasileira. Zózimo Bulbul faleceu em janeiro de 2013.

No evento, serão exibidos dois filmes dirigidos por ele: "Referências - O cinema negro brasileiro nas décadas de 50 / 60 /70" (2006, 38min.) e "Pequena África" (2002, 14min.). Em seguida, haverá debate com participação de Naira Fernandes e Ruth Pinheiro (ambas do Centro Afro Carioca de Cinema) e Janaina Perrayon (historiadora, mestre em História Social pela UFRJ e professora da Universidade Católica de Petrópolis).

O último dia, 26/09, será reservado para a temática da “Memória e cultura afro-brasileira”, apresentando o filme “Jongos, Calangos e Folias - Música negra, memória e poesia” (2007, 45min.), também produzido pelo Labhoi/UFF. O documentário historiográfico, constituído a partir do acervo UFF Petrobrás Cultural Memória e Música Negra, traz a história dos jongos, calangos e folias como patrimônios culturais, apresentada de forma associada à historia social dos grupos que lhe dão suporte. O filme coloca em destaque o papel da poesia negra em todas as três manifestações culturais e seu papel na legitimação política das comunidades remanescentes de quilombo do estado do Rio de Janeiro.

O debate contará com a presença de Martha Abreu (historiadora, doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas e professora associada da UFF), que assina a direção do filme ao lado da professora Hebe Mattos, além de Elaine Monteiro (doutora em Serviço Social, Política Social e Cidadania pela UFRJ e professora associada da UFF) e Toninho Canecão (membro do Quilombo São José da Serra).

Os debates acontecerão no Cine Teatro Museu Imperial, que possui entrada pelo Bosque do imperador, s/n, Centro, Petrópolis (nos fundos do Museu Imperial). As atividades fazem parte da 7ª Primavera dos Museus, que acontece de 23 a 29 de setembro em todo o país. No Museu Imperial e em sua subunidade, a Casa de Cláudio de Souza, haverá ainda atividades educativas, apresentações musicais, leitura dramatizada e outras.

Para mais informações, acesse www.museuimperial.gov.br ou entre em contato pelo telefone (24) 2233-0368 ou pelo e-mail mimp.faleconosco@museus.gov.br.

SERVIÇOS

Cine-debates
Datas: de 24 a 26 de setembro de 2013, às 18h30
Local: Cine Teatro Museu Imperial – Bosque do Imperador, s/n, Centro, Petrópolis
Entrada franca

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Twitter: @museuimperial

Fonte: ASCOM Museu Imperial 


Zózimo Bulbul, um dos maiores expoentes do cinema negro nacional.

Enfermagem da Fase recebe selo de qualidade do GE pelo terceiro ano consecutivo

O curso de Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o selo de qualidade Melhores Universidades, do Guia do Estudante (GE) – um dos maiores e principais guias estudantis do país –, sendo agraciado com três estrelas. O resultado foi obtido após avaliação da faculdade na categoria de cursos superiores e constará na publicação GE Profissões Vestibular 2014, que passará a circular nas bancas a partir do dia 11 de outubro.

O Guia do Estudante, da Editora Abril, existe desde 1984 e disponibiliza informações sobre profissões universitárias do Brasil, orientando o vestibulando sobre o que e onde estudar, fornecendo informações atualizadas sobre o mercado de trabalho e as novas profissões, pós-graduação, e bolsas de estudo, reunindo uma larga lista com nome e endereço das faculdades e universidades públicas e particulares do país.

O curso de Enfermagem da Fase foi criado, em 2002, com o objetivo de formar enfermeiros educadores, focados na prevenção e promoção da saúde. São dois tipos de formação: bacharelado e licenciatura. Nos últimos três períodos, os alunos passam por estágios supervisionados nos cenários de prática da faculdade ou em instituições.