segunda-feira, 27 de março de 2017

Programação da Semana de 26 de março a 1º de abril de 2017



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: O Papel Social dos Esportes de Alto Desempenho
O esporte de alto desempenho exige técnica, planejamento, treinamento e o exercício de habilidades que vão além das quadras, pistas, trilhas. É preciso praticar o equilíbrio, aprender a lidar com imprevistos e frustrações. Saber quando parar, recuar ou seguir para atingir o objetivo. Vivências que fazem parte da rotina do campeão de Mountain Bike Cross Country Henrique Avancini, ciclista que está no TOP 20 do ranking mundial. Ele que agora traz essa experiência para um projeto de formação de novos atletas, em Petrópolis, e outros dois projetos sociais, que têm em comum o uso da bicicleta.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Dançando com a alma: A intensidade das bailoaras da Cia Flamenco de Mi Sierra
O flamenco foi declarado pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade, em 2010. Uma arte que tem origem nas comunidades da Andaluzia, no sul da Espanha. Mas que toma emprestado um pouco da cultura cigana, além das influências dos árabes e dos judeus que habitavam a região. Uma manifestação cultural que traz a força e a resistência desses povos, perseguidos pela inquisição depois da unificação da Espanha e da ascensão dos reis católicos ao poder. O Arte & Cultura apresenta o trabalho da Cia Flamenco de Mi Sierra, criada em 2009, em Petrópolis. Palmas fortes e sapateado preciso são marcas da companhia, que lota o Teatro Municipal da cidade toda vez que entra em cartaz. As apresentações do grupo unem a energia da dança à dramaticidade, como aconteceu com o espetáculo multimídia "Lorca? O último Passo", baseado na obra de Federico Garcia Lorca, em 2013. No episódio, as bailoaras, como são conhecidas as dançarinas de flamenco, falam sobre a paixão pela cultura espanhola e a força que ganharam em suas vidas a partir da criação da companhia.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           

Programa MINUTO FASE
Tema: Ingressantes Fase 2017 – 1º Semestre
A partir deste semestre, duzentos novos alunos começam a construir seus futuros profissionais no campus da FMP/Fase. São estudantes que iniciam agora a graduação em Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Radiologia, Administração e também a primeira turma de Psicologia, o mais novo curso da Fase. Ao longo dos primeiros dias, os alunos foram apresentados aos coordenadores, diretores e funcionários da instituição. Dinâmicas de grupo e oficinas também fizeram parte dessa semana especial, para que cada aluno pudesse conhecer e interagir com os professores e também com os companheiros de turma.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Desnutrição/Laos - Reciclagem/Haiti - Geleiras/Bolívia
O programa mostra o projeto do Unicef para combater a desnutrição na República Democrática Popular do Laos, no sul da Ásia, onde 31 por cento das crianças menores de cinco anos sofrem com o problema. O episódio também revela como a reciclagem está ajudando a transformar  a vida de centenas de jovens no Haiti, graças ao empenho de um voluntário da ONU. O Ao Redor apresenta também os impactos do derretimento da geleira Chacaltaya, na Bolívia, na vida dos moradores da região da Cordilheira dos Andes.
Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
          

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO – ARTE & CULTURA – TRIBO DE GONZAGA
SEGUNDA – EM QUESTÃO – LÚPUS
TERÇA – ARTE & CULTURA – COMUNIDADES TRADICIONAIS + DUO FÊNIX
QUARTA – EM QUESTÃO – REFLUXO
QUINTA – ARTE & CULTURA – CIA DE TEATRO LIVRO ABERTO
SEXTA – EM QUESTÃO – MARKETING SOCIAL
SÁBADO – ARTE & CULTURA – PASSINHO + A REBELIÃO
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Por debaixo do solo
A extensão continental é tida como uma das principais características do Brasil e sempre citada quando se falam das possibilidades de crescimento econômico do país. Com tanta terra, podemos imaginar que existem muitas riquezas por debaixo do solo. E é exatamente este o tema abordado no debate. Especialistas falam sobre os minérios que existem no território brasileiro, as técnicas de extração destas riquezas naturais, a preocupação com o meio-ambiente e a importância destes produtos para a economia nacional.
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h
Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Hemorróidas
Não é comum ouvir as pessoas falarem sobre hemorróidas, porque a doença é cercada de tabus e constrangimentos. Mas ela atinge muita gente e a falta de informação pode ser o maior problema, já que existem diversos tratamentos para ela. O programa vai falar sobre esses tratamentos, cirúrgicos e não cirúrgicos, dar dicas para aliviar os sintomas e esclarecer sobre a prevenção. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com o proctologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Ronaldo Salles.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30


Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Deserdados sociais
O programa vai discutir o livro "Deserdados Sociais: condições de vida e saúde dos presos do estado do Rio de Janeiro", que aborda as desigualdades, as iniquidades e a violência social na situação de saúde da população carcerária. O apresentador Renato Farias conversa sobre o assunto com uma das organizadoras do livro e doutora em Saúde Pública, Patrícia Constantino e com o também doutor em Saúde Pública, Luiz Carlos Fade de Vasconcellos.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Petrolina - PE
Em Petrolina, às margens do Rio São Francisco, fomos conhecer duas genuínas experiências quando se fala de educação e saúde. No Centro Auditivo de Petrolina, além de dar toda a assistência à pessoa com deficiência auditiva, consultas especializadas, exames, reabilitação e fornecimento de aparelhos de amplificação sonora, é oferecido um Curso Básico de Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais, aberto à comunidade e aos profissionais de saúde, uma oportunidade de inclusão social para muitas pessoas. Outra experiência é o Projeto Nova Semente, uma rede de creches organizadas em parceria com as comunidades, e que aderiu ao Programa Saúde na Escola para obter e oferecer o Nutri-SUS, garantindo atendimento integral e a recuperação nutricional de muitas crianças.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Conselho tutelar
Os conselhos tutelares são órgãos que integram o Sistema de Garantias de Direitos responsáveis por cuidar dos direitos de crianças e adolescentes e que contam com a participação da sociedade. Você sabe como é o funcionamento de um conselho tutelar, suas atribuições e o que deve fazer se quiser fazer parte do conselho da sua cidade? A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre isso com a conselheira tutelar, Liliane Lo Bianco, com a assistente social, Sheila Fonseca, e com o psicólogo, Diego Leiras.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h
           



Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Jovens feministas
Esta edição do Unidiversidade traz uma conversa sobre feminismo, luta, direitos, igualdade de gêneros e outros assuntos relacionados ao tema com jovens feministas reunidas pelo programa.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Drenagem linfática, separação de pais e parto
Esta semana, no Histórias de Mãe, você vai conhecer os benefícios da drenagem linfática para gestantes. Fomos até uma clínica de estética conferir de perto esse processo. Além disso, conversamos com a psicóloga, Anna Maria São Tiago sobre separação dos pais. E mais: parto normal ou cesárea? A ginecologista e obstetra, Ana Claudia Seidinger explica.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC - ONU
Tema: Metrópoles - Soluções
Nas últimas décadas, a busca por melhores condições de vida atraiu milhões de brasileiros para as grandes cidades. Hoje, apesar dos inúmeros problemas, os próprios moradores buscam soluções para transformar a cidade num espaço mais democrático. Participam do programa, a representante do Centro de Estudos da Metrópole, Isaura Botelho, o secretário municipal do Meio Ambiente/SP, Eduardo Jorge, o representante do Observatório de Metrópoles/ UFRJ, Luiz Cesar Ribeiro, e o representante dos Programas Urbanos/ Ministério das Cidades, Kazuo Nakan.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Visibilidade Trans
O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo. Só em 2016 foram 144 mortes de travestis, transexuais e transgêneros no país. Este ano já foi palco do caso chocante da travesti Dandara, espancada, apedrejada e morta a tiros no Ceará, em uma ação bárbara registrada em vídeo pelos próprios agressores, que já estão presos. O apresentador Renato Faria conversa sobre o tema com a ativista LGBT Cléo Oliveira; a defensora pública titular do I Juizado de Violência Doméstica e defensora colaboradora do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos (Nudiversis), Leticia Oliveira Furtado; a chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e HIV/AIDS (Lapclin-AIDS) INI/FIOCRUZ, Beatriz Grinsztejn; e o filósofo e ativista LGBT, Cláudio Nascimento.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Sanitarista José Gomes Temporão
O episódio dá seguimento à série com grandes sanitaristas, iniciada com o programa que entrevistou o ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Buss. A série aborda as carreiras dos sanitaristas e temas como Saúde Pública e a história do Movimento de Reforma Sanitária. O convidado desta edição é o médico sanitarista, ex-ministro da Saúde, ex-diretor executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), cargo em que esteve até julho de 2016, e ex-diretor do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2003 e 2005, José Gomes Temporão.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Taco de Terra
No Zona da Mata Sul de Pernambuco, agricultores familiares estão propondo alternativas ao destrutivo cultivo de cana de açúcar e já fornecem alimentos saudáveis para as populações da região
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30