sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Curso de Medicina em Petrópolis ajuda a alavancar o turismo da cidade

“A educação pode contribuir para movimentar o turismo e lotar a rede hoteleira do Centro Histórico de Petrópolis”, é o que constatou neste mês de outubro o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), com a realização do vestibular isolado da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FASE), que atraiu mais de 2.600 candidatos de 24 estados do Brasil.

Segundo o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Dr. Paulo Cesar Guimarães, “mais de 90% dos alunos da faculdade são de outras cidades. Isto reflete diretamente no turismo e na economia de Petrópolis”. Somente na semana que antecedeu o vestibular, pelo menos 13 hoteis e pousadas registraram procura por parte dos candidatos. Alguns deles obtiveram até 100% de ocupação, proveniente de candidatos e seus familiares.


A Coordenação de Projetos Especiais da FASE identificou alguns potenciais e passou a se reunir com o PC&VB para o planejamento conjunto das atividades que envolvem os processos de vestibulares e a formatura de final de ano. “Essa movimentação econômica que o vestibular da faculdade gera para o município de Petrópolis não é identificada somente no período de realização dos vestibulares, mas também em nossas solenidades de encerramento do curso, momento em que a cidade recebe em torno de três mil pessoas, entre amigos e familiares dos formandos”, comentou Ricardo Tammela.


De acordo com Márcia de Paula, secretária executiva do PC&VB, “identificamos que estas ações movimentam vários segmentos empresariais locais, como rede hoteleira, restaurantes, comércio e as redes de serviços da cidade. Aproveitamos todo este potencial e montamos pacotes atrativos junto aos nossos associados buscando atender a demanda dos candidatos e seus familiares, que geralmente chegam de véspera na cidade. Também envolvemos os órgão públicos como a CPTrans (Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes) e a Polícia Militar, no auxílio ao tráfego próximo ao campus da faculdade”, explicou.


Todos comemoram o sucesso da ação, a direção da Faculdade de Medicina e os empresários do segmento do turismo, que unidos já planejam a formatura de final de ano que promete movimentar a cidade.