quarta-feira, 30 de abril de 2014

Faculdade de Medicina de Petrópolis fomenta setor de Pesquisa da cidade




A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase deu início a um projeto antigo de desenvolvimento de seu Centro de Pesquisa, com foco em projetos que atendam às necessidades da comunidade petropolitana e à sociedade de forma geral. Durante o 1º Seminário de Pesquisa da instituição, realizado este mês, foram debatidas as pesquisas clínica, pré-clínica e translacional – que compreende desde a ciência básica até sua aplicação –, e apresentadas as linhas de pesquisa em desenvolvimento na faculdade.

O seminário reuniu mestres e doutores em diversas áreas do conhecimento, como dentistas, educadores físicos, médicos e nutricionistas, e contou com debates liderados pelos renomados pesquisadores Marcus Conde, premiado internacionalmente por sua pesquisa sobre tuberculose, José Mengel, autor da pesquisa para prevenção do diabetes tipo 1, que ocorre na FMP/Fase em parceria com a Fiocruz, e Radovan Borojevic, coordenador de Pesquisa em Medicina Regenerativa na FMP/Fase.

“A FMP/Fase chegou a um nível de maturidade no campo do ensino, que passou a ser cobrado o seu papel enquanto centro de pesquisa. O seminário é o local onde os pesquisadores podem debater ideias e trocar experiências, de forma a responder a problemas específicos e locais. O que estamos fazendo aqui é produzir ciência e conhecimento”, comentou João Miranda, coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da FMP/Fase.

Segundo a diretora da Fase, Maria Isabel de Sá Earp, alavancar o setor de pesquisa da instituição é uma das prioridades do planejamento estratégico da faculdade.  “No nosso planejamento, a pesquisa é objetivo e meta. Para isso, precisamos de demanda real e interesse real. A faculdade só pode colocar recursos à disposição se houver interesse de pessoas e meios para que essas pesquisas estejam sempre a serviço de nossos alunos. 
Hoje, para nós, excelência é aprofundar as linhas discutidas aqui”, afirmou Maria Isabel.

O próximo encontro ocorrerá no dia 15 de maio, das 14 às 17h, e será aberto a profissionais interessados em desenvolvimento de pesquisas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2244-6497. 




O pesquisador Radovan Borojevic