sexta-feira, 4 de maio de 2012

Seminário de Nutrição debate perspectivas profissionais com foco no empreendedorismo

Nesta sexta-feira (04), foi realizado o Seminário de Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), cujo tema foi “Perspectivas Nutricionais na área de Nutrição”. O evento teve como objetivo apresentar aos alunos as diversas possibilidades de atuação e possibilitar o contato com empresários do ramo.

Para abordar o assunto, foram realizadas palestras que tiveram como foco o empreendedorismo. “Você tem que lidar com questões adversas e sérias e para isso precisa ter muita criatividade e persistência para aprender com os erros para que, da próxima vez, já saiba como resolver os problemas”, disse Cláudia Gonçalves, diretora executiva da Casa da Empada. A empresária é formada em Pedagogia, mas percebeu a necessidade de uma especialização em Gestão Empresarial quando a empresa começou a crescer.
Uma das palestrantes e ex-aluna de Nutrição da Fase, a personal diet Liana Gonçalves, vem trabalhando com a triagem nutricional e montou a empresa NutriLar, que presta esse serviço para o ramo hospitalar. “Você não pode sair da faculdade achando que vai ganhar logo três mil reais, mas se acreditar e ter amor pelo que faz é mais fácil passar pelas intempéries”, afirmou.
“Foram nove anos e meio batalhando e agora estou colhendo os frutos”, contou Débora Medeiros, proprietária da empresa Nutrileve e também ex-aluna do curso de Nutrição da Fase. “A visão da nutrição funcional é muito ampla, porque ouvimos as queixas dos pacientes e discutimos a medicação com os médicos”. Segundo a empresária, no começo houve dificuldades e foi preciso lidar com a descrença por parte da família e de colegas de profissão, “mas eu queria o reconhecimento do meu trabalho”, disse.
Também participou do evento o professor José Ferrari, docente no curso de Administração da Fase e consultor de Marketing na Casa da Empada. Segundo ele, apenas 30% das empresas criadas sobrevivem ao primeiro ano, ou seja, a cada 10 novas empresas, sete fecham as portas por falta de planejamento e visão empreendedora.
A aluna e membro do Diretório Acadêmico de Nutrição, Daniela Minuzzo, vem investindo em seu próprio negócio, com a venda de brigadeiros dos mais variados sabores, realizando a venda do produto inclusive através de um site próprio. “Achei a ideia interessante porque todo mundo gosta de brigadeiro e inclusive a alta gastronomia tem utilizado bastante esse produto, em festas”, disse.
Compuseram a mesa o professor João Miranda, coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da FMP/Fase, o presidente do Diretório Acadêmico de Nutrição, Clóvis Albuquerque, e a coordenadora do curso de Nutrição, Vânia Marins, que falou sobre o crescimento do mercado de trabalho para os nutricionistas e a ascensão da mulher acompanhada do aumento de salário.