sexta-feira, 13 de maio de 2016

Fase participa de evento em comemoração à abolição da escravatura no Brasil

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) esteve presente na Praça Dom Pedro, nesta sexta-feira (13), para comemorar mais um dia 13 de maio, data em que no ano de 1888, através da Lei Áurea, foi conquistada a liberdade total e definitiva dos negros brasileiros. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel (filha de D. Pedro II), aboliu de vez a escravidão no Brasil.

O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Igualdade Racial, celebrou o Dia da Abolição da Escravatura, com apresentação de diferentes abordagens ao público. A Fase ofereceu orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição de folhetos informativos e preservativos; a Secretaria de Educação apresentou uma exposição sobre a população negra e suas especificidades; a Secretaria de Cultura destacou uma mostra fotográfica sobre a população negra; e o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) realizou ações contra a violência à mulher.

“Na área da saúde é ainda mais necessário que os profissionais estejam atentos às especificidades da população que é atendida. Em um ano de pesquisa no Ambulatório-Escola pude perceber que as mulheres negras, em especial, são as que têm menor nível de escolaridade, baixa renda e dificuldades de entender as necessidades em relação aos cuidados com a saúde. Elas são as pessoas que cuidam da casa e da família, por isso é importante focarmos nossos esforços na instrução dessas pessoas”, ressalta Karen Santos, estudante do 9º período de Enfermagem da FMP/Fase.

A FMP/Fase ocupa, desde o ano passado, a cadeira no Conselho de Igualdade Racial destinada à Instituição de Ensino Superior e vem sendo representada pela aluna Karen Santos. Segundo ela, o trabalho realizado na cidade aos poucos está sendo reconhecido pela sociedade petropolitana.
“No Conselho nós tratamos sobre as políticas de saúde da população negra e a diversidade racial encontrada na sociedade. Temos o objetivo de divulgar os direitos de cada cidadão e de garantir que estes sejam repeitados. Eu nunca sofri ou mesmo presenciei uma cena de racismo, mas não podemos fingir que ele não existe”, destaca. 



Intervozes

A FMP/Fase lançou, esta semana, a Revista Intervozes, voltada para a reflexão e o debate sobre trabalho, saúde e cultura. A publicação, que será eletrônica e semestral, conta com a parceria da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e do Instituto de Saúde Coletiva da UFF.  A criação dessa revista tem como principal objetivo dar a oportunidade aos alunos das três instituições de publicarem seus artigos científicos. A primeira edição já está disponível no site da FMP/Fase: http://www.fmpfase.edu.br/intervozes/


15ª edição da Semana de Enfermagem da FMP/Fase

A 15ª edição da Semana de Enfermagem da FMP/Fase, realizada entre os dias 10 e 12 de maio, contou com a tradicional Cerimônia de Insígnias, que representa a passagem dos alunos do quinto e sexto períodos do curso para a prática profissional. O evento abordou a construção histórica e política da profissão e também contou com palestras, cursos de extensão e atividades culturais. 


Na foto: Natália Elisa Duarte, professora de Enfermagem; Míriam Heidemann, coordenadora do curso de Enfermagem; Abílio Aranha, coordenador geral de ensino; Paulo César Guimarães, diretor da FMP; Silmar Fortes,  Vereador e enfermeiro; Alex Leonardo, aluno do 8º período de Enfermagem e um dos organizadores do XV Semana de Enfermagem.