segunda-feira, 29 de julho de 2019

Vestibular de Medicina

Os interessados em ingressar no curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Petrópolis devem estar atentos, pois as inscrições para o vestibular 2020 começam no dia 20 de agosto e serão encerradas no dia 26 de setembro.

Considerada uma das melhores instituições conceituadas pela formação de profissionais com capacidade técnica, científica e humanística, a FMP/Fase é avaliada com nota máxima do MEC, conceito 5.

A FMP oferece aos alunos múltiplos cenários de aprendizagem prática, amplamente integrados à rede pública de saúde – Ambulatório Escola, Unidades de Saúde da Família, Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Hospital de Ensino Alcides Carneiro, este certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação, dentre outros espaços parceiros para a prática profissional.

A prova para ingresso em 2020 será aplicada no dia 06 de outubro, em Petrópolis e no Rio de Janeiro. O candidato poderá escolher em qual semestre deseja iniciar os estudos, no ano que vem. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Cesgranrio: (www.cesgranrio.org.br), onde também está disponível o edital do processo seletivo.  

Fase promove curso de extensão com foco em Estudos sobre Envelhecimento

Com a proposta de proporcionar amplo conhecimento sobre a atuação de profissionais em projetos e programas voltados aos idosos, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Estudos sobre Envelhecimento: as atividades físicas e o profissional de saúde. 

O curso é promovido pela UnatiFase, projeto do núcleo de extensão que visa contribuir para o engajamento do idoso em seu contexto social e econômico, através do estímulo da autoestima e do compartilhamento de conhecimento que melhore sua capacidade física, mental e intelectual. 

“O envelhecimento é apresentado como um processo mundial de repercussão na saúde de vários países. Esse curso é voltado aos alunos e profissionais interessados em trabalhar com a terceira idade, através de atividades coletivas e de prescrição individualizada, fundamentadas em abordagens de saúde teórico e práticas. Sendo a Fase precursora em abrir seus portões a um programa de Universidade Aberta da Terceira Idade, me parece fundamental preparar a demanda universitária interessada”, explica Renato Farjalla, professor de Educação Física e coordenador do curso de extensão da FMP/Fase. 

O curso será realizado no dia 14 de setembro (sábado), das 08h30 às 12h30, no campus da FMP/Fase. Para ter acesso a outras informações e às inscrições, acesse: www.fmpfase.edu.br.

Estudantes encontram na alimentação saudável maneira de empreender e criar o próprio negócio

Nunca se falou tanto em hábitos saudáveis, alimentação regrada, balanceada e todo o conjunto de preocupação com as refeições que fazemos todos os dias. Seja para evitar doenças ou mesmo para conseguir ter mais rendimento físico, com menos gordura e mais disposição para realizar as atividades do dia a dia, muitas pessoas procuram por nutricionistas para iniciar um plano alimentar diferenciado, que garanta todos os nutrientes e vitaminas para o organismo se manter saudável.

Dentro desse novo cenário, algumas alunas do curso de Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) encontraram uma oportunidade de aliar o que mais gostam de fazer profissionalmente, cuidar da saúde das pessoas através da alimentação, com a possibilidade de ingressar no ramo do empreendedorismo, montando suas próprias empresas no setor alimentício.

“A Fique Light foi criada em 2015. Nós observarmos relatos sobre opções de pães sem glúten disponíveis no mercado local. Nos reunimos e resolvemos criar não apenas um pão sem glúten tradicional, mas uma linha funcional. Hoje, trabalhamos com as opções de pães tradicionais, funcionais, sem glúten, sem lactose, sem açúcar e sem conservantes, palitinhos de queijo, uma linha de pães de queijo funcional e vegana, além de pães low carb. No início, trabalhávamos apenas com pessoa física, as entregas eram semanais e com pedidos antecipados apenas na cidade de Petrópolis. Atualmente, além desse público conseguimos chegar às lojas de produtos naturais e empórios nas cidades de Teresópolis, Miguel Pereira, Três Rios e Paraíba do Sul”, explica a ex-aluna da Fase, Mariana Martinelli Santana, nutricionista e sócia da empresa Fique Light.

As sócias da empresa Fique Light, Mariana Martinelli e Juliana Oliveira.


As empreendedoras avaliam que as aulas voltadas para o empreendedorismo dentro do curso de Nutrição da Fase foram o fator decisivo para terem coragem de iniciar suas empresas, uma vez que o alicerce do conhecimento na área de economia e marketing foi crucial para direcionar as escolhas profissionais.

“A ideia de criar a empresa surgiu durante a faculdade. Quando comecei o curso não tinha noção de quantos segmentos a Nutrição atingia, pensei que fosse apenas mais voltado para consultório e a parte mais clínica. No decorrer dos períodos na faculdade, algumas disciplinas começaram a me chamar mais a atenção e percebi que queria trabalhar com isso. Conversei com a Bruna, que é minha sócia, e começamos a planejar a marca. O nosso objetivo é oferecer produtos que tenham boa qualidade nutricional e que colaborem para um estilo de vida mais saudável e mais equilibrado, para que nossos clientes possam comer com segurança sabendo exatamente o que estão ingerindo”, frisa a nutricionista Carolina Castro, sócia da empresa Nutrindo Paladar.

As sócias da empresa Nutrindo Paladar, Bruna Cardoso e Carolina Gonçalves.

Com o crescimento de profissionais em todos os segmentos, as empreendedoras acreditam que é preciso não apenas escolher uma área de atuação, mas buscar algo inovador e explorar suas potencialidades, pois o público está ficando cada vez mais exigente, em busca de produtos diversificados, mas com alta qualidade nutricional. Outra questão que deve ser frisada é a necessidade de avaliar a inclusão do empreendedorismo na Nutrição, importante não apenas para o crescimento da criação de novas empresas ou novas áreas de atuação, mas também para auxiliar no sucesso e no crescimento, garantindo que essas novas empresas possam ser consolidadas no mercado.

“Em março de 2018, nós identificamos um nicho que não tinha atendimento. Começamos fornecendo as refeições em quentinhas para uma cantina em um box de cross fit. As parcerias foram crescendo, várias pessoas enviando dietas prescritas pelos nutricionistas e nos pedindo para preparar as refeições, para que pudessem seguir corretamente a dieta. Decidimos então trabalhar em duas vertentes, com cardápios fixos, que são trocados de três em três meses, e com as dietas personalizadas, com as refeições de substituição prescritas. As pessoas encomendam e a gente entrega os pedidos aos domingos pela manhã”, ressalta a nutricionista Letícia Rodrigues Fontanella, sócia da empresa Eat Fresh.

 As sócias da Empresa Eat Fresh Sarah e Letícia Fonatanella


Em comum, as três empresas utilizam as redes sociais para divulgar os produtos e receber as encomendas dos clientes. Além disso, todas mantêm o posicionamento de tornar a alimentação saudável acessível, não apenas pela praticidade, mas também com custo benefício.

Banco de Leite Humano


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo Curso de Extensão em Banco de Leite Humano – A Importância da Amamentação, com aulas de 06 de agosto a 10 de setembro de 2019 (terças-feiras), das 18h às 21h, no campus da faculdade. As inscrições, que devem ser feitas até o dia 02/08, e outras informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Fase oferece Treinamento e Capacitação de Comunicação Interpessoal na Esfera da Saúde Pública e Privada

Com a proposta de discutir as singularidades da relação dos diferentes processos de comunicação e mapear, no campo da linguagem e da comunicação, as vulnerabilidades de cada participante, oferecendo estratégias para lidar com as mesmas, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Treinamento e Capacitação de Comunicação Interpessoal na Esfera da Saúde Pública e Privada.

“O curso se justifica pela necessidade das boas relações interpessoais para o pleno desempenho dos nossos trabalhos, sejam estes na relação médico-paciente; na relação entre a equipe médica; na relação entre os mais diferentes atores do processo do trabalho na área de saúde. Enfatizando que a linguagem e a comunicação são meios efetivos para a realização das relações interpessoais”, explica Neilza Barreto, doutora e mestre em Psicologia, coordenadora do curso de extensão da FMP/Fase.

A programação do curso também abrange duas perguntas: como estabelecer trocas favoráveis com as mais diferentes pessoas e como minimizar os impactos de supostas “antipatias”?; Como transpor, de maneira empática e satisfatória, diferenças sociais, econômicas e culturais nos mais diversos campos de atuação?

As aulas serão realizadas nos dias 09, 16, 23 e 30 de setembro de 2019 (segundas-feiras), das 18h às 21h, no campus da FMP/Fase. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.