segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Pesquisa Clínica

Com o objetivo de orientar os alunos no desenvolvimento de projetos de pesquisa clínica, desde a elaboração de uma hipótese inicial até a submissão de um ensaio clínico, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está oferecendo o novo curso de extensão em Pesquisa Clínica. As aulas serão realizadas nos dias 19 e 26 de novembro, das 08h às 17h, no campus da Fase. As inscrições, que devem ser feitas até o dia 16 de novembro, estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

Obesidade e Cirurgia Bariátrica são temas de curso de extensão na Fase

No dia 11 de outubro é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A cada dia, o tema ganha mais destaque na área da saúde. Recente estudo, publicado na revista científica Lancet, mostra que um quinto da população brasileira adulta - ou quase 30 milhões de pessoas - é obesa. No Brasil, o número de pessoas obesas vem crescendo cada vez mais e alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade.

Diante dos dados alarmantes referentes ao aumento de pessoas obesas no Brasil, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o curso de extensão em Obesidade e Cirurgia Bariátrica, que tem o objetivo de passar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a atuação do nutricionista na especialidade de Nutrição e cirurgias de obesidade.

Segundo dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, a projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. Os dados colocam o Brasil entre os países mais obesos do mundo. Entre os homens, só fica atrás da China e dos EUA; entre as mulheres, o Brasil fica em 5º, atrás da Rússia e da Índia.

Os temas abordados no curso vêm ao encontro da necessidade de discutir a questão da obesidade, considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. O coordenador do curso é o nutricionista Luis Felipe Chaves Prates, formado pela Fase. O profissional tem especialização em Nutrição Humana e é membro da equipe do Dr. José Pinna Cabral, de cirurgia da obesidade.

As aulas serão ministradas nos dias 08 e 22 de outubro, com início às 14h, no campus da Fase. As inscrições devem ser feitas até o dia 05 de outubro, no site: www.fmpfase.edu.br, onde também é possível ter acesso à programação completa do curso. 



Curso de extensão aborda a Face e o Estilo Aplicados à Oncoimagem na Fase

Outubro se reveste da cor rosa para lembrar as mulheres sobre a importância da luta contra o câncer de mana. A doença, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Quando acometidas por essa doença, muitas mulheres não ficam apenas fisicamente debilitadas, mas também têm a autoestima prejudicada, uma vez que o tratamento provoca a queda dos cabelos e altera repentinamente a imagem da paciente diante do espelho. Com o objetivo de ensinar a entender a face humana como ponto de partida para a criação da imagem, de acordo com o estilo e o comportamento de cada paciente, de forma direcionada à reintegração de imagem do paciente oncológico, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão “A Face e o Estilo Aplicados à Oncoimagem”. 

O curso será realizado no dia 18 de outubro, das 18h às 22h, no campus da Fase. A coordenadora é a maquiadora Priz Azeredo, formada pelo conceito Philip Hallawell, colorimetria avançada pelo método visage, visagismo aplicado à maquiagem por Alejandra Espindola e cores pessoais por Ilana Berenholc. Nos últimos dois anos, a profissional vem se dedicando aos pacientes oncológicos, com a missão de descobrir o poder do visagismo aplicado à oncoimagem e como transformar a vida do paciente com essa ferramenta de reintegração de imagem durante todo o tratamento. As inscrições para o curso devem ser feitas até o dia 13 de outubro, no site: www.fmpfase.edu.br.

Habilidades na cozinha garantem renda aos brasileiros

Neste momento de crise econômica no país, muitos brasileiros estão procurando maneiras alternativas de conseguir o sustento da família. O alto índice de desemprego instalado no Brasil levou muitas pessoas a trabalhar informalmente.

Especialistas afirmam que o empreendedorismo e ideias inovadoras são vistos como alternativas para sobreviver à atual crise econômica. Aquela ideia de vender salgados pode se realizar, mas para isso é preciso ter um diferencial e dominar a arte de fazer as melhores massas de salgados e quiches. Pensando nessa situação, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está disponibilizando uma turma para o novo Curso de Extensão em Salgados e Quiches.

No dia 19 de outubro de 2016, das 18h às 22h, a Chef Ana Salles estará no Laboratório de Gastronomia da Fase para ensinar aos participantes do curso o preparo das iguarias e técnicas básicas de manipulação e execução de massas para salgados e quiches variados, que podem ser fonte de renda. As inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br e devem ser realizadas até o dia 14/10.







Fase promove 22ª Semana Científica

De 18 a 21 de outubro, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover a 22ª edição da Semana Científica. Este ano, o tema central do evento levanta um importante questionamento da sociedade, que é discutido nos setores políticos, econômicos, nas áreas da saúde e acadêmica: Você tem fome de quê?

As atividades oferecem palestras, com variados assuntos relacionados à área da saúde, conhecimento, pesquisa, cultura, cine debate, cursos, exposição de artigos científicos, entre outros. A abertura do evento, no dia 18, às 18h, conta com a participação da antropóloga, mestre em Antropologia Social, Moema Miranda, que vai ministrar uma palestra abordando o tema da Semana Científica. 

“Vivemos tempos desafiantes. As crises ambientais e sociais alcançaram dimensões inéditas. A ponta mais visível no aspecto ambiental vem, certamente, dos dados sobre o aquecimento climático global, que ameaça as condições de vida no planeta. Em relação aos desafios sociais, são produzidos sistematicamente dados que indicam a concentração crescente de renda, com o consequente crescimento da pobreza e da fome. Diferente de outros momentos de “crise apocalíptica”, agora os dados vêm das ciências, são alarmantes e públicos. O aumento da fome, bem como sua solução, deveriam ser pensados dentro deste quadro mais amplo”, explica a antropóloga. 

Este ano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia irá explorar o tema "Ciência alimentando o Brasil". Já na FMP/Fase, o objetivo é provocar a sociedade para a questão "Você tem fome de quê?", pois além da nutrição, é possível entender essa fome como a ânsia por uma sociedade mais igualitária, serviços de saúde adequados, dentre outras questões que merecem ser discutidas. Desta forma, a ideia é debater os temas relacionados às condições de vida da população para entender: como a ciência pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de uma nação?

“A sociedade humana tem hoje um enorme poder no planeta. Maior do que em qualquer outro período, desde que surgimos como espécie. Alguns cientistas afirmam que vivemos a era geológica do “antropoceno”, onde a forma como nossa espécie se relaciona com o planeta interfere em suas bases geológicas mais profundas. Sendo as causas humanas as responsáveis pelas crises ambientais e sociais que vivemos, somos também os que poderemos encontrar alternativas que mudem o rumo das coisas. Não estamos condenados à destruição, mas uma escolha de mudanças de rumo implica em alterações muito profundas de padrões econômicos, culturais, sociais, espirituais, etc”, ressalta Moema Miranda. 

Profissionais de diferentes áreas de atuação estarão presentes no evento para conversar, debater e explicar os assuntos relevantes, tendo como base o tema central proposto para reflexão. Para participar das atividades é necessário realizar a inscrição no site: www.fmpfase.edu.br, onde também é possível ter acesso à programação completa da XXII Semana Científica.

Fase oferece cursos de extensão com foco em pequenas e médias empresas

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para dois cursos de extensão que focam no planejamento de negócios e nas estratégias de negociação para pequenas e médias empresas. Para os interessados em aprender a negociar no mercado de trabalho, a Fase disponibiliza inscrições para a 7ª turma do curso de extensão em Técnicas de Negociação, que tem o objetivo de capacitar o aluno no desenvolvimento dessa habilidade básica de relacionamento e estratégia, preparando-o para solucionar conflitos, analisar problemas e oportunidades, para tomar decisões.

As aulas estão previstas para serem realizadas nos dias 22, 29 de outubro e 05 de novembro de 2016 (sábados), das 13h30 às 17h30. O coordenador do curso é o professor Marcelo Scistowicz, economista, com MBA e especialização em Negociação. O profissional tem sólida experiência em negociações, tendo trabalhado com fusões e aquisições no eixo RJ – SP, onde adquiriu grande experiência na área de “negociações”. Ministrou cursos e palestras sobre o tema em universidades e empresas. As inscrições e outras informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br, até o dia 19 de outubro.

Para os interessados em aprender a fazer um bom planejamento, o novo curso de extensão em Planejamento e Gestão Orçamentária para Pequenas e Médias Empresas vai apresentar aos participantes os conceitos, etapas e modelos de acompanhamento para a elaboração de um orçamento anual para as empresas.

As aulas serão ministradas nos dias 29/10 e 05/11 de 2016 (sábados), das 08h às 12h. A coordenadora do curso é a economista Andréa Rosa Diego, consultora e especialista em orçamentos. A profissional possui MBA em Gestão Empresarial e MBA em Marketing, além de vasta experiência em empresas de grande porte como: Jornal O Globo, Oi, Petrobras e Petróleo Ypiranga. As inscrições, que devem ser realizadas até o dia 26 de outubro, e outras informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.