terça-feira, 29 de julho de 2014

FMP/Fase sedia evento sobre Hepatites Virais

No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais (28), a FMP/Fase recebeu uma Mesa Redonda sobre a temática, promovida pela Câmara Municipal de Petrópolis. Para debater o assunto, foram convidados profissionais especialistas na área. As hepatites virais atingem mais de 343 mil pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, de 2011. 

Na ocasião, os especialistas alertaram para os cuidados rotineiros e simples, capazes de evitar a contaminação dos tipos mais comuns da doença no Brasil: A, B e C. Participaram do debate, o Dr. Luis Arnaldo Magdalena Pereira, médico infectologista e professor de Doenças Infecciosas e Parasitárias da FMP/Fase, o Dr. José Paulo Gagliardi Leite, do Departamento de Virologia do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, a Dra. Márcia Terezinha Baroni de Moraes, mestre em genética e professora da Fundação Oswaldo Cruz, e a coordenadora do Programa DST/Aids da Secretaria de Saúde do Município de Petrópolis e professora da FMP/Fase, Maria Inês Ferreira.  

O evento foi uma iniciativa da vereadora Gilda Beatriz que, em setembro de 2013, teve a Lei 7.104 sancionada pelo Executivo Municipal, instituindo o dia 28 de julho como o Dia de Combate às Hepatites Virais em Petrópolis. Como resultado dessa lei, o poder público municipal irá promover a realização de palestras e campanhas informativas com destaque para a prevenção e para o tratamento dos tipos de hepatites.

Em Petrópolis, os dados divulgados pelo Programa DST/Aids revelam um quadro de incidência parecido com as taxas do estado do Rio de Janeiro. Em 2012, foram notificados na cidade 12 casos novos de Hepatite B, representando uma incidência de 4%. Em relação à Hepatite C,  foram 66 registros no município, o que representa uma incidência de 22,2%.

Durante esta semana, as ações desenvolvidas pela prefeitura municipal serão intensificadas nas unidades de saúde com a mobilização das comunidades e vacinação na sede do Programa DST/Aids e Hepatites, onde serão realizados os testes rápidos para detecção da doença.

Os testes rápidos (com resultado em cerca de 20 minutos) poderão ser realizados até sexta-feira (01/08), das 08 às 17h. A vacina contra a Hepatite B pode ser encontrada nas unidades de saúde e no Setor de Epidemiologia (ao lado do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp) e é indicada para todas as pessoas com idade até 49 anos ou para os públicos específicos (independente da idade), conforme indicações do Ministério da Saúde. São eles: gestantes após o primeiro trimestre de gestação, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, carcereiros de delegacias e de penitenciárias, coletor de lixo hospitalar e domiciliar, doadores de sangue, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, público LGBT, pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, dentre outros), manicures, pedicures e podólogos, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis e inaladas, portadores de DST, caminhoneiros, entre outros.