sexta-feira, 19 de junho de 2009

PSFs e AMBE abraçam campanha de vacinação infantil

Os Postos de Saúde da Família do Machado Fagundes, Estrada da Saudade e Boa Vista, além do Ambulatório Escola vão participar da Primeira Fase da Campanha de Vacinação Infantil.

A ação acontece dia 20 de junho, em todo o território nacional, das 08 às 17 horas, com o slogan “Não dá pra vacilar. Tem que vacinar”.

Campanha aliada a prevenção do câncer de colo de útero

O PSF da Estrada da Saudade ainda promove no mesmo dia, uma campanha de prevenção de câncer de colo de útero. As mulheres da comunidade vão poder agenda ou realizar o exame papanicolau. A campanha é uma iniciativa de um grupo de estudantes do 4º ano de medicina, que estudaram a realização de exames de rotina na região.

AMBE realiza grupo de discussão sobre HPV

Alunos do sétimo período de enfermagem realizaram, na manhã de ontem, uma palestra sobre o Papiloma Vírus Humano – HPV.
No grupo de discussão os acadêmicos tiveram a oportunidade de explicar, para mulheres da comunidade, a importância do uso de preservativos e principalmente da realização do exame que identifica a doença: o papanicolau.
“Lá a faculdade temos todo um conteúdo teórico, aqui nós temos que colocar em prática”, comentou a aluna Gilmara Garcia.
“Os participantes tiram dúvidas, é um bate papo muito legal”, ressalta a estudante Luana Regina.
Segundo a enfermeira e organizadora do projeto, Aline Furtado, o índice de mulheres com o vírus em Petrópolis é alto. Em 2008, eram tratadas 20 mulheres no ambulatório escola e de acordo com o último censo, realizado no mês de abril, o número aumentou para cerca de 30 pacientes em tratamento. O HPV é uma doença sexualmente transmissível e a segunda doença que mais mata mulheres no Brasil, ao total são 70 tipos do vírus e alguns desses podem desenvolver câncer.

* Na foto: Alunos que promoveram o bate papo sobre HPV

O que saiu na imprensa



Diário de Petrópolis

19 de junho de 2009, sexta-feira


Alunos de Medicina fazem campanha para arrecadação de agasalhos


A chegada da temporada fria representa um sofrimento ainda maior para as pessoas carentes de Petrópolis. Foi pensando nisso que alunos do curso de medicina da FASE/Faculdade de Medicina de Petrópolis se mobilizaram para organizar uma campanha de doação de agasalhos. Os itens podem ser entregues até o dia 26 de junho nas unidades da FMP/FASE (campus universitário, ambulatório escola e pavilhão de ensino do Hospital Alcides Carneiro) e em postos de coleta montados no Centro de Petrópolis, na Livraria Nobel, Loja Pequenos Travessos e loja Cyber Town.
Podem ser doados quaisquer tipos de agasalhos, masculinos ou femininos, além de meias e cobertores. De acordo com os alunos, a iniciativa partiu da própria convivência com os pacientes carentes atendidos por ele durante a atuação nas unidades de saúde. "Percebemos que algumas pessoas não têm nem meias. Outras são abandonadas ou não tem cobertores. Isso é um sofrimento com o frio que está fazendo nesta época", contou Ruana Tavares, uma das alunas responsáveis pela campanha.
A campanha acontece até o dia 26 de junho. Após a conclusão do recolhimento, os agasalhos serão separados e encaminhados para a entrega.