terça-feira, 19 de agosto de 2014

Dia dos Direitos Humanos: 12 de agosto

No Brasil, o dia Nacional dos Direitos Humanos relembra o assassinato, na Ditadura Militar, em 12 de agosto de 1983, por um matador de aluguel, de Margarida Alves, defensora dos trabalhadores rurais. Não nasce de uma vitória, mas da necessidade de celebrar a memória de uma mártir e de continuar sua luta.

Símbolo das mulheres trabalhadoras rurais é agora, símbolo da luta para estender e garantir os direitos humanos para todos os brasileiros; por políticas sociais e econômicas para reduzir a desigualdade que é a fonte maior da arrogância, violência e desrespeito aos direitos humanos; pela agilização da justiça contra a impunidade, dos crimes, que atinge especialmente os pobres. O assassinato de Margarida permanece impune. Dos cinco acusados, um morreu, dois foram absolvidos e dois permaneceram como “foragidos”.

Por Anete Esteves, coordenadora do curso de Nutrição da FMP/Fase. 
.


Dia Internacional dos Povos Indígenas: 9 de agosto


O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi uma conquista dos próprios índios do mundo inteiro. Celebrado no dia 9 de agosto, a data rememora o dia em que um índio chegou pela primeira vez à sede da ONU, na Suíça, para reclamar seus direitos, sendo instituída em 1995. Antes de ser uma celebração, o Dia Internacional dos Povos Indígenas deve reconhecer os desafios sofridos pelos índios até os dias atuais. Muito ainda deve ser feito para garantir condições adequadas de vida a esses povos. A pobreza, a violência, mas, principalmente, a discriminação deve ser amplamente combatida. Há uma carga de muitos séculos de preconceito, extorsão e descaso que o povo indígena carrega sobre seus ombros. Mesmo alcançados pelo texto constitucional, a garantia de seus direitos, previstos em aproximadamente 46 artigos, parece muito longe da realidade fática. Em muitas sociedades, suas línguas, religiões e tradições culturais são estigmatizadas e rejeitadas.

Por Anete Esteves, coordenadora do curso de Nutrição da FMP/Fase. 

Participação de alunos marca a 20ª edição da Semana Científica da FMP/Fase

Neste ano, pôde ser constatada uma efetiva participação de representações estudantis, marcando a 20ª edição da Semana Científica como a mais expressiva em atuação discente. Entre as novidades que contribuíram para esse quadro foi o lançamento do Programa de Monitoria, onde os acadêmicos interessados na área científica poderão contribuir para o maior evento da instituição. Nessa experiência enriquecedora, os alunos terão mais contato com os palestrantes, ajudarão na preparação e desmontagem do evento, e ganharão certificados.

Os alunos selecionados para o programa participaram da primeira reunião com a Comissão Organizadora do evento, nessa segunda-feira(18), quando foram apresentadas suas atribuições e a divisão em três grupos de trabalho, responsáveis pelas Comissões da Mostra de Trabalhos Científicos, dos Cursos, e das Mesas e Palestras.

Os monitores selecionados e a comissão organizadora do evento ainda realizarão mais dois encontros para o treinamento específico de cada grupo.