segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fmp/Fase recebe evento de capacitação em Educação Humanitária

Nesta segunda-feira (26), das 8h30 às 18h, foi realizada, no auditório da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), a capacitação de 180 professores, de escolas públicas de Petrópolis, em Educação Humanitária para o Bem-Estar Animal. O evento é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Petrópolis, a WSPA – Sociedade Mundial de Proteção Animal – e a ONG petropolitana AnimaVida.

A Educação Humanitária é um conceito que engloba todas as formas de educação para a justiça social, a cidadania, as questões ambientais e o bem-estar dos animais. Nos próximos meses, os participantes serão acompanhados de perto pela WSPA, através da afiliada AnimaVida, para o monitoramento das atividades que serão desenvolvidas com seus alunos. Em outubro, essa mesma linha pedagógica, voltada para o desenvolvimento de valores éticos, será aplicada aos diretores das escolas participantes.

“A primeira etapa teve início no ano passado, quando 30 diretores participaram de um curso onde foi proposta essa linha pedagógica. A partir daí, foram desenvolvidas algumas atividades avulsas, culminando com a identificação de duas escolas que estão participando de um projeto piloto. As próximas etapas são: acompanhar as atividades desenvolvidas por elas e capacitar os professores responsáveis pela educação ambiental do ensino fundamental de Petrópolis”, disse Ana Cristina Ribeiro, presidente da ONG AnimaVida.

Segundo o coordenador do Núcleo de Atenção Básica da FMP, professor Paulo Sá, o homem, enquanto ser humano, tem se afastado do meio externo, estabelecendo um isolamento em relação aos demais seres. “Esse afastamento fez com que a nossa relação com o mundo animal seja de ameaça e medo. A mensagem de que os animais nos transmitirão doenças ou nos causarão danos nos é passada desde a tenra infância. A educação ambiental possui a nobre tarefa de resgatar essa relação, de forma positiva, com crianças, jovens, adultos, e com os demais seres e, aí sim, entraremos em uma nova era humanitária”, afirmou.