terça-feira, 3 de março de 2020

FMP/Fase realiza primeira solenidade de formatura de residentes em Petrópolis



Na última sexta-feira (28), a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizou a primeira solenidade de formatura dos Programas de Residência nas áreas Médica, Multiprofissional em Atenção Básica e Profissional da Saúde.

Agora, novos especialistas ingressam no mercado de trabalho e podem ampliar os serviços e os atendimentos oferecidos na rede pública de saúde, através do SUS. No total, foram formados 27 especialistas na área Médica, nas seguintes especialidades: Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Endoscopia, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. 

“A Residência Médica é uma formação profissional do médico que faz uma especialização, para se tornar especialista em alguma área da medicina. É um treinamento em serviço que se caracteriza pela atuação já dentro de um serviço profissional, no qual ele é supervisionado por profissionais mais experientes. Além de todas as especialidades que já temos, esse ano, a Faculdade de Medicina de Petrópolis está abrindo turma para a nova Residência em Urologia. Essa é a nossa primeira cerimônia de formatura para os programas de residência, que virou uma tendência nacional e estamos aderindo”, destaca o médico Miguel Koury, coordenador dos Programas de Residência Médica da FMP/Fase.

Reconhecida como uma cidade tranquila na Região Serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis atrai profissionais de outros estados não apenas para cursar a graduação em Medicina, mas também para os Programas de Residência, conhecidos nacionalmente pela excelência na formação e na oferta de amplos espaços próprios de atuação para o processo de ensino-aprendizagem.

“Eu vim de Goiânia para fazer graduação aqui, me formei em 2013. Então, já tinha raízes na cidade e um grande carinho pela instituição. Decidi retornar para fazer a especialização por já conhecer a qualidade do ensino e a dinâmica da FMP. Fico feliz de rever alguns professores e colegas de turma. É uma sensação diferente agora, pois o ciclo foi fechado como especialista na área que escolhi”, destaca Pedro Henrique Campos, formado no Programa de Residência em Endoscopia Digestiva da FMP/Fase. 

Na área Multiprofissional em Atenção Básica foram formados mais seis especialistas e na área Profissional da Saúde, a primeira formação em Enfermagem Obstétrica.

“A Residência Multiprofissional engloba três profissões, na FMP/Fase enfermagem, nutrição e psicologia, e tem o intuito de integrar esses saberes. No nosso caso, com foco na atenção básica. Temos a felicidade de saber que nossos egressos estão inseridos no mercado de trabalho, principalmente atuando aqui no município”, ressalta Regina Shiraishi, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Fase.
Esse ano, foi realizada a primeira formação do Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da FMP/Fase. Agora, Samara poderá atuar na assistência da mulher no pré-natal, parto e pós-parto em situações de baixo risco.

“Estou muito feliz por me formar aqui. Eu fiz a graduação em Minas Gerais, mas pesquisando vi que teria a abertura desse programa de residência na FMP/Fase. Aceitei o desafio de mudar de estado por conta dos estudos, visando as oportunidades de crescimento profissional”, comenta Samara Belisa Vieira Lobo, primeira residente da FMP/Fase formada em Enfermagem Obstétrica.

A parceria do Governo Municipal com a Instituição de ensino superior na formação dos residentes recebeu elogios. “Essa relação com a FMP/Fase dá certo, porque as propostas, os projetos, as residências e o perfil dos residentes são discutidos em conjunto. Formar profissionais qualificados para atuarem no Sistema Único de Saúde é essencial”, comenta Maria Zenith Nunes Carvalho, coordenadora do Núcleo de Gestão em Educação de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis.

Formandos das turmas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional da FMP/Fase.