quarta-feira, 15 de junho de 2016

Fase comemora conquistas na área de Atenção Básica

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) comemora três grandes conquistas na área da saúde. A instituição, que tem a Atenção Básica como seu principal campo de atuação, vem investindo na capacitação de seus profissionais e na infraestrutura em que atuam. Essa é uma área estratégica para o Ministério da Saúde e, por isso, o PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) foi ampliado e a FMP/Fase foi contemplada pelo edital.

A Atenção Básica é extremamente importante na promoção da saúde da população. A FMP/Fase, que possui Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade, também foi inserida nos editais de aperfeiçoamento de preceptores e de residentes neste segmento. O objetivo é formar profissionais cada vez mais capacitados para atuarem na rede pública de saúde.

Petrópolis foi contemplada com a participação de dois preceptores. Um deles é o médico Regis Rodrigues Vieira, que fez residência nessa área e atua na Unidade de Saúde da Família Machado Fagundes, gerida pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase). Ele irá para São Paulo, em julho, para fazer o curso de formação de preceptores. 
No Cadastro de adesão ao Plano Nacional de Formação de Preceptores para Residentes dos Programas de Medicina Geral de Família e Comunidade, a residente da FMP/Fase, Patrícia Ferreira dos Santos, está entre os 50 candidatos selecionados.


Os Programas de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) são estratégicos no processo de formação e qualificação da Atenção Básica, pois as instituições supervisoras passam a ter ampliada a sua área de atuação. A partir do segundo semestre de 2016, além da supervisão dos médicos participantes do PROVAB, os programas contribuirão para o acompanhamento dos municípios na abertura, ampliação, até a qualificação dos PRMGFC, contribuindo na formação de profissionais para a Atenção Básica.