terça-feira, 23 de junho de 2009

FASE sedia Conferência Municipal de Educação

Conferência de Educação vai discutir novas políticas de ensino

Propostas serão debatidas entre municípios, estados e nacionalmente para criar um sistema educacional articulado


Para discutir o ensino no município, a Secretaria de Educação realizará no período de 22 de junho (segunda-feira) a 13 de julho a Conferência Municipal de Educação, que terá o tema Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação. Entre os objetivos a serem discutidos estão a integração de todos os níveis, etapas e modalidades da educação petropolitana; a indicação das condições para definir políticas educacionais que promovam a inclusão social; e a proposição de reformulações no Documento Referência que será debatido na Conferência Intermunicipal de Educação, em Nova Friburgo, e posteriormente na Conferência Estadual de Educação, seguida da Conferência Nacional de Educação, em Brasília.
A aprovação do regimento da conferência será no dia 22 de junho, às 18h30, no Theatro Dom Pedro, no Centro, com a participação do prefeito Paulo Mustrangi, da secretária de Educação, Sandra La Cava, da coordenadora da Coordenadoria Regional Serrana III, Nereida Vinhaes, dirigentes, professores e sociedade civil.
“Esse é um momento importante para toda a sociedade porque vai discutir novos caminhos para a educação. Esse é o primeiro passo porque vamos continuar debatendo as novas propostas na Conferência Intermunicipal. Em seguida teremos a Conferência Estadual e também a Conferência Nacional de Educação”, explicou a secretária de Educação, Sandra La Cava.
A Conferência Municipal de Educação do Município de Petrópolis vai integrar os diferentes segmentos da comunidade, a partir de quatro (4) polos de discussão, a fim de atender participantes dos vários espaços geográficos da cidade. Além disso, vai congregar representantes de todos os segmentos da sociedade – secretários municipais, coordenadores regionais, conselhos municipais, sindicatos, associação de pais, movimento estudantil, grêmio das escolas, movimentos comunitários, organizações sociais, organizações não governamentais, rede privada de ensino, gestores, professores e funcionários das redes municipal, estadual e federal.
Ao todo, seis eixos temáticos serão discutidos entre os polos. O primeiro é Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional. O eixo 2 trata da Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação. Já o terceiro eixo será sobre Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar. O quarto eixo é Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação e o quinto será sobre Financiamento da Educação e Controle Social. Por fim, o eixo 6 é Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade.
Todos os dias a programação terá início às 8h, com apresentação do Regimento, trabalhos em grupos organizados por eixos, sendo três por dia, conclusão do documento-base de cada eixo, apresentação do georreferenciamento, plenária final e eleição dos delegados nas categorias representadas, com previsão para terminar às 18h30.
No dia 1º, a conferência será realizada no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), no campus na Barão do Rio Branco, sendo discutidos os eixos 1, 2 e 4. No dia 2 de julho, no campus Benjamin Constant da Universidade Católica de Petrópolis, serão tratados os eixos 2, 3 e 4. Já no dia 3 de julho, a conferência será realizada no campus Bingen da Universidade Estácio de Sá, sobre os eixos 2, 4 e 5. No dia 6 de julho, o encontro acontecerá em Itaipava, no Educandário Menino Jesus.
Após as discussões de todos os eixos com mais de 400 representantes de instituições educacionais de Petrópolis, será realizado o fechamento e integração dos temas no dia 13 de julho, na Fase. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone do Centro de Capacitação em Educação Frei Memória 2246--8661.

Professora de Nutrição fala sobre iogurtes em matéria no O Globo

A professora Cíntia Azzara foi entrevista pela equipe do Guia de Compras do jornal O Globo.
A matéria foi publicada no sábado dia 20 de julho.

" A professora de Nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, ligada à Faculdade de Medicina de Petrópolis, Cíntia Azzara, recomenda que o consumidor dê preferência aos (iogurtes) que contenham menor quantidade de corantes e conservantes."
* trecho da matéria.