terça-feira, 16 de novembro de 2010

PETRÓPOLIS GOURMET REALIZA OFICINAS EM COMUNIDADES DO MUNICÍPIO

Posse foi a primeira localidade a receber a cozinha itinerante

Semana passada começou mais uma etapa do Petrópolis Gourmet: o Gourmet nas Comunidades, com a realização de oficinas na Paróquia São João Batista no distrito da Posse. Na próxima semana será a vez da cozinha ser instalada no Alto da Serra, na Fundação Princesa Isabel. O objetivo é criar uma interação da comunidade com os chefs, ensinando às crianças e donas de casa novas receitas e principalmente o reaproveitamento de alimentos.
A primeira oficina foi no dia 08 com Ricardo Gonzalez, padeiro artesanal da Divino Segredo, que ensinou a fazer pães integrais. Na terça-feira foi a vez do pizzaiolo gourmet Pedro Pernambuco mostrar uma receita de grissinis e focaccias. Os grissinis são palitos crocantes servidos como acompanhamento para patês e manteiga e a focaccia é feita com uma massa básica igual de pizza, um pouco de alecrim e flor de sal (ou sal grosso). “Queria dar os parabéns à organização do evento pela iniciativa de levar às comunidades mais distantes essas oficinas. O que me deixou satisfeito e com a sensação de dever cumprido foi, ao chegar em casa, receber um e-mail de um dos participantes dizendo que preparou a focaccia em casa e que ficou uma delícia. Isso não tem preço”, disse Pedro.
O pizzaiolo também ministrou esta oficina no Gourmet Kids para alunos da Escola Municipal Augusto Pugnaloni. “Trabalhar com crianças é sempre muito gratificante, são participativos e tudo é divertimento. A idéia de proporcionar ao público infantil o contato com a gastronomia é importante para estimular o gosto pela área. No início os alunos chegaram desconfiados, tímidos, mas depois se soltaram e colocaram a mão na massa”, falou.
Na quarta-feira o público pode aprender com a chef Beth Muniz como reaproveitar integralmente os alimentos. “A receptividade e o interesse da comunidade foram ótimos, ensinei ótimas dicas para eles colocarem em prática dentro de casa e até mesmo como alternativa de renda, pois podem produzir geleias, bolos, dentre outros para vender também. Foi uma iniciativa muito interessante, ainda mais por ser uma área de cultivo”, explicou Beth.
O chef pizzaiolo Antônio Lo Presti apresentou no dia seguinte uma deliciosa e simples receita de pizza orgânica, bem ao tema do festival. “Preparar uma pizza artesanal é um desafio e uma arte a ser dominada. É criatividade a ser desenvolvida, onde o limite é a imaginação de cada um”, comentou o chef. Fechando a programação, mini bolinhos para festa com a professora Caroline Geoffrey, da FASE.
Nesses cinco dias mais de 200 pessoas participaram das oficinas oferecidas pelo Petrópolis Gourmet na cozinha itinerante instalada no distrito da Posse. Mais uma ação social promovida pelo festival, que está em sua décima edição e comemora o sucesso das atividades. “É um sonho realizado e a sensação de dever cumprido. Nosso grande orgulho este ano foi essa aproximação com as comunidades do município, me emocionei muito com o entusiasmo e o fato das pessoas levarem o que aprenderam para outros degustarem. Surgiram até outras ideias para o ano de 2011, como a capacitação de merendeiras das escolas e a realização de oficinas de gastronomia durante as festas das paróquias”, comentou o presidente do Convention Bureau, Flávio Câmara.
No dia 22 começa a programação no Alto da Serra, na Fundação Princesa Isabel, sempre às 14h. Confira:
22/11 - Oficina de pães integrais com Ricardo Gonzalez
24/11 – Alimentação: nada se perde tudo se transforma, com as professoras Maria Helena de Oliveira e Elenice Araujo
25/11 – Pizza orgânica com o chef pizzaiolo Antônio Lo Presti
26/nov – Cup Cake – Mini bolinhos para festa – Professora Caroline Geoffroy
E você que ainda não participou, participe, o evento vai até o dia 27 de novembro, na tenda montada ao lado do Hortomercado de Itaipava, e nos 28 restaurantes.

*Assessoria de imprensa - PCVB

Centro Cultural FASE - FMP: "Os Desafinados" no Cine Clube do Centro Cultural

Centro Cultural FASE - FMP: "Os Desafinados" no Cine Clube do Centro Cultural: "O Centro Cultural FASE - FMP, continua com as sessões de Cinema Nacional, mas dessa vez, exibindo filmes que traçam um retrato do Rio de Jan..."