quarta-feira, 25 de abril de 2018

Fase promove I Assembleia de Extensão Universitária em maio


Nos dias 10 e 11 de maio, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realiza sua 1ª Assembleia de Extensão Universitária, onde será debatido o tema “A Extensão que queremos ser”. O objetivo do encontro é aprofundar a discussão sobre Extensão Universitária, seu papel na formação do aluno e sua importância para as transformações sociais que o país precisa.

O debate é aberto a estudantes, professores, movimentos sociais, lideranças comunitárias, ONGs, artistas e demais pessoas interessadas na temática. “A FMP/Fase entende a Extensão Universitária como um processo de diálogo com a sociedade, uma ação educativa, portanto, uma ação que precisa ser libertadora e emancipadora, uma ação de democracia e, pelo seu caráter, precisa ser popular. Ação de democracia porque compartilhamos saberes: os saberes próprios da academia e os saberes próprios das pessoas e das comunidades. Popular, porque acreditamos que a ciência precisa ser feita também, para melhorar a vida das pessoas – de todas as pessoas, precisa ser feita para proteger os mais vulneráveis, precisa ser feita para incluir os que ficam de fora do sistema”, explica Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase.

No primeiro dia da Assembleia, o convidado Emmanuel Falcão, assessor de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária da UFPB conduzirá o debate sobre “Extensão Popular”. Na sequência, o Centro Cultural da FMP/Fase receberá intervenções artísticas, com elaboração e ensaio de Happening (forma de arte que mistura teatro e artes visuais), e, logo após, haverá a formação de um Grupo de Trabalho para sistematizar os temas abordados.

No dia 11, o debate sobre “Os Espaços e os Públicos - As Ciências Sociais e Humanas em Saúde e a Extensão Universitária” contará com a presença de Martinho Silva, da UERJ/ABRASCO. Depois da conversa, haverá apresentação de Projetos de Extensão e, para finalizar o evento, a eleição do representante dos alunos no núcleo que auxilia a Coordenação de Extensão no planejamento e realização de suas atividades.

Como resultado da Assembleia, será elaborada a Carta de Extensão Universitária da FMP/Fase. “A ideia da carta é produzir um documento que expresse o resultado dos debates, que vai guiar, inclusive, a discussão da própria comunidade interna”, conclui Ricardo Tammela.

O evento, que é gratuito, será realizado no campus da instituição, das 15h às 19h. As inscrições estão abertas até o dia 09 de maio, no site http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Evento/2318AssembleiaExtensaoUniversitaria2018/