quinta-feira, 17 de setembro de 2009

FASE recebe presidente da FAPERJ

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/FASE abriu nesta quarta-feira a sua XV Semana Científica. A solenidade de abertura contou com a palestra do presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Dr. Ruy Garcia Marques. Ele falou sobre o Fomento a Ciência e Tecnologia no Estado do Rio de Janeiro.

Até a próxima sexta-feira, o evento abordará a ligação intima da saúde humana com o estilo de vida e as relações que os seres têm entre si e o meio ambiente. “Nosso objetivo com esta semana é discutir os processos saúde / doença, temas fundamentais para a nossa instituição que trabalha com saúde pública”, comentou o coordenador da Semana Científica, Prof. João Miranda.

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/FASE vem, desde 1994, realizando anualmente sua Semana Científica, na qual profissionais e estudantes de Petrópolis e adjacências têm a oportunidade de apresentar sua produção científica. Neste ano, estão expostos 104 trabalhos de estudantes de diferentes cursos da faculdade.

Na edição deste ano, a Semana Científica se revestirá de um significado especial: a conjuntura internacional aponta para importantes e graves questões: milhares de pessoas infectados pela Gripe A, revela algumas fragilidades de nosso modo de vida que precisam ser objeto de reflexão e intervenção. Mesmo antes da mobilização global fruto destes acontecimentos, a Organização Mundial da Saúde já denunciava o recrudescimento de alguns indicadores de saúde de extrema importância, como a perda de controle do número de pessoas infectadas pela tuberculose e outras doenças contagiosas, o aumento vertiginoso da violência, particularmente contra a mulher, e a crescente deterioração da qualidade de vida nas cidades. “Todas estas questões estão fortemente associadas à estrutura e ao estilo de vida nos grandes centros urbanos. Por essa razão, seguindo a linha de coerência que mantemos nos últimos anos, escolhemos para a Semana Científica 2009 o Tema Educação X Males Urbanos: Um pacto pela vida”, explicou o coordenador do evento, Prof. João Carlos de Miranda.

De acordo com Miranda, os principais problemas de saúde encontrados hoje estão ligados a urbanização. Hoje, cerca de 80% da população vive em cidades. Dentre os problemas que estão ligados às cidades estão a violência, as doenças infecto-contagiosas e os problemas comportamentais, como a depressão e a obesidade. “Estes são, antes de mais nada, problemas de origem comportamental. A obesidade, por exemplo, está intimamente ligada ao padrão sedentário, alimentação rica em fast foods. Hoje a obesidade é uma doença que vem crescendo muito e surgindo cada vez mais cedo”, completou João Miranda.

Outro ponto abordado durante a XV Semana Científica é a violência, especialmente contra jovens e mulheres. “Estudos recentes mostram que a violência não está tão ligada às diferenças sociais, visto que em países ricos, a violência também existe. O fato é que a própria cidade é uma desencadeadora de violência”, completa. Para debater sobre os assuntos estarão presentes profissionais de instituições renomadas como UERJ, UFRJ, Universidade Federal da Bahia, UFF, USP, INCA, FIOCRUZ, entre outras.

Abertura da XV Semana Científica