segunda-feira, 3 de julho de 2017

Programação da Semana de 02 a 08 de julho de 2017

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Sustentabilidade e Mídias Sociais
As redes sociais contribuem para a divulgação de ideias, boas práticas, conhecimentos, experiências e iniciativas de sucesso, na área da sustentabilidade. As pesquisas já mostraram que boa parte dos internautas e usuários de mídias digitais têm por hábito validar e difundir atos que consideram politicamente corretos. O Em Questão aborda o papel das redes sociais na construção de um conceito coletivo de sustentabilidade e em que medida as ideias debatidas nesses espaços de comunicação são capazes de fomentar mudanças e práticas na vida real. O programa conta com a participação da jornalista Sônia Araripe, diretora da revista Plurale, referência em meio ambiente e sustentabilidade.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
 
              


Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Dança Alemã
Cerca de 500 dançarinos, desde crianças de 5 anos até idosos, fazem parte da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis. Eles apresentam a dança tradicional alemã em eventos culturais na cidade e também em turnês pelo Sul e Sudeste do Brasil. Atualmente, existem 9 grupos em atividade na cidade, cada um com sua rainha e seus trajes típicos, inspirados em regiões da Alemanha e da Áustria. O ponto alto do calendário de apresentações é a Bauernfest, a festa do colono alemão, realizada todos os anos no mês de junho, quando todos os grupos se revezam no palco montado no Palácio de Cristal para celebrar a cultura germânica, que faz parte da colonização de Petrópolis.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h


                  
Programa MINUTO FASE
Tema: CPA 2017
A CPA, Comissão Própria de Avaliação, tem o objetivo de medir e aprimorar a qualidade da educação superior brasileira. Por isso, cada faculdade brasileira deve ter uma. A comissão é composta por representantes de alunos, professores, funcionários e também da sociedade civil. O processo é contínuo. A análise é feita a partir das avaliações realizadas por alunos, professores e funcionários. A FMP/Fase realizou um encontro de devolutiva para apresentar os resultados e mostrar como a CPA afeta a vida acadêmica. Entre as mudanças propostas e já implementadas na faculdade estão a climatização das salas de aula e as criações dos cursos de Odontologia, Radiologia e Psicologia.

Tema: Prêmio Certificado Imperial de Acessibilidade

A FMP/Fase recebeu o Prêmio Certificado Imperial de Acessibilidade, concedido pela Câmara de Vereadores de Petrópolis às instituições que cumprem as exigências relativas à acessibilidade total em suas instalações.  A avaliação é feita pela Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso. A solenidade foi realizada no Palácio Amarelo. O certificado é um reconhecimento aos investimentos feitos pela faculdade não só na acessibilidade arquitetônica, mas também na pedagógica. A FMP/Fase disponibiliza banheiros, bebedouros e elevadores adaptados. Corredores, escadas e rampas do campus contam com piso tátil. A instituição também tem uma cadeira de rodas à disposição de alunos ou visitantes. Nos balcões de atendimento, funcionários capacitados em libras, a linguagem de sinais.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR
Tema: Crise/Portugal – Mudanças Climáticas/Burkina Faso – Educação/Vietnã
O programa mostra os efeitos da crise econômica em Portugal: Jovens graduados em universidades e com especializações e mestrados estão tendo que buscar oportunidades fora do país. No episódio, os efeitos das mudanças climáticas ao sul do deserto do Saara. Em Burkina Faso, no Sahel, agricultores tentam adaptar as plantações aos eventos extremos. O Ao Redor traz ainda a política educacional que está sendo implantada no Vietnã, para reduzir a distância entre as diferentes etnias, dando condições iguais de acesso à educação para todas as crianças.
Ao Redor: Terça, 14h30                                                        
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h        
 

 
FAIXA INTERATIVA 

DOMINGO: Arte & Cultura - Dançando com a alma: A intensidade das Bailaoras da Cia Flamenco de Mi Sierra

SEGUNDA: Arte & Cultura - César Nascimento: Música Brasileira do Maranhão

TERÇA: Arte & Cultura - Rafaela Soares - Sob a Roseira: Série Talentos Universitários + Arte & Cultura - Banda Jamz

QUARTA: Arte & Cultura: Walter Berner - 5 Décadas de Arte

QUINTA: Arte & Cultura - Paulo Sá – Ao Som dos Bandolins + Arte & Cultura - Biblioteca Rocambole

SEXTA: Arte & Cultura - Cultura Cigana

SÁBADO: Arte & Cultura - Rodrigo Andriàn – Arte em movimento

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
 
Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Biodiversidade em busca do futuro    
O Brasil tem a maior diversidade de flora e fauna do planeta. Detém o maior número de espécies conhecidas de mamíferos e de peixes de água doce, o segundo de anfíbios, o terceiro de aves e o quinto de répteis. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, tem o primeiro lugar em diversidade vegetal. Os números impressionam, mas, segundo estimativas aceitas pelo Ministério do Meio Ambiente, podem representar apenas 10% da vida no país. Conhecer os 90% restantes pode contribuir de forma significativa para a agricultura, a pecuária, a extração florestal e a pesca, além de abrir uma ampla possibilidade na área de novos fármacos. Motivado pelo Ano Internacional da Biodiversidade, em 2010, o Brasil pretende investir cinco vezes mais dinheiro em pesquisas, o que certamente pode alterar nosso futuro.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


 
Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Creches e viroses
É comum o aumento da frequência com que as crianças ficam doentes quando entram na creche. Esta edição do Ligado em Saúde mostra que existem formas de diminuir as viroses nessas situações, como os pais e as creches podem ajudar nessa prevenção e falar sobre o sistema imunológico na infância. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a pediatra e imunologista, assessora da Subsecretaria de Promoção e Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Dayse Demori.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

 

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Mercedes Baptista
O diretor, professor, escritor e mestre em artes cênicas, Davi Giordano, escreveu em parceria com a atriz e produtora, Sol Miranda, o livro "Mercedes: a história de vida de Mercedes Baptista sob a ótica negra como poética cênica do Grupo Emú" e ambos conversaram com o apresentador Renato Farias.
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: MG – Juiz de Fora
Em Juiz de Fora, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Cecília realiza oficinas de Culinária para diabéticos e seus cuidadores. E ainda, o programa Esporte e Cidadania, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer, onde os usuários buscam a melhoria das condições emocionais, físicas e sociais de jovens e adultos através da prática de esportes e atividades físicas, respeitando a pluralidade cultural.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30


 

Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Microcefalia
A apresentadora Yasmine Saboya conversa com a diarista, Fabiane Lopes; com a voluntária da ONG Inacre, Lizziane Torreão e com a psicóloga do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Fátima Junqueira, sobre a malformação em que o cérebro não se desenvolve de forma adequada, a microcefalia.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Captação de Recursos para Projetos Sociais
Para conseguir dinheiro para a realização de projetos sociais é preciso saber elaborá-los, ter ideias, fazer orçamentos, entrar em editais. Existem até cursos e cartilhas para ajudar quem tem uma ideia, quer captar recursos, mas não sabe por onde começar. E é justamente a captação de recursos para projetos sociais o tema do programa.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Exercício físico na gravidez e a escolha da escola
Atividade física na gravidez. Será que a gestante pode praticar exercício? O Histórias de Mãe conversou com uma ginecologista/obstetra a respeito de atividade durante a gestação e visitou um estúdio de Pilates para mostrar como cuidar do corpo e da saúde. Outra temática abordada no programa é a escolha da escola, as melhores opções e dicas de uma mãe de três crianças.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


 

Programa FASE.DOC – ONU

Tema: A longa luta dos norte-coreanos por liberdade
Da Coreia do Norte, um jovem e corajosa mulher fala sobre sua fuga e sua determinação para acabar com o sofrimento que vivia neste país asiático – e os esforços para trazer os responsáveis à justiça.

Tema: Suicídio e desespero entre os indígenas do Brasil

Muitos jovens indígenas estão encontrando uma maneira definitiva de escapar do desespero: o suicídio. Por trás dessa tendência perturbadora estão os conflitos por terra.

Tema: Crianças em fuga – uma crise silenciosa

Milhares de famílias estão deixando tudo para trás para fugir da violência praticada por gangues e pelo crime organizado em países do chamado Triângulo Norte da América Central – El Salvador, Guatemala e Honduras. No centro dessa crise estão muitas crianças e adolescentes que testemunharam terríveis atos de violência e foram expostas a riscos extremos.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


 

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Trabalho infantil
O Dia Internacional contra o Trabalho Infantil, criado há 15 anos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), foi celebrado na última semana, no dia 12 de junho, e o Brasil tem mais motivos para se preocupar do que para comemorar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase três milhões de crianças e adolescentes trabalham no país. E apesar desse número ter caído nos últimos anos, especialistas apontam que existe o risco de interrupção na tendência de queda. Os dados do IBGE mostram que 5% das crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos são trabalhadores precoces e, apesar dos esforços para erradicar o trabalho infantil, desde 2013 o Brasil vem registrando um aumento do número de crianças entre cinco e nove anos que trabalham. Isso ocorre no campo, lixões, feira livres, sinais de trânsito e em diversos outros lugares. Os convidados são a procuradora do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro e representante regional da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil (Coordinfância), Dulce Torzecki; o coordenador executivo de Articulação de Políticas de Proteção para Crianças, Adolescentes e Idosos da Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Porto Alegre e membro da Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (COMPETI), Carlos Fernando Simões Filho; e a delegada titular da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), Juliana Emerique.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Saúde da mulher em privação de liberdade
O apresentador Paulo Bellardi conversa com a diretora do Conjunto Penitenciário Feminino de Salvador (BA), Luz Marina Silva e com a detenta, Jucineide Santana Moreira, sobre a saúde da mulher em privação de liberdade.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Chapada do Apodi - Morte e Vida
O episódio conta a história de trabalhadores rurais que vivem na Chapada do Apodi, na divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará,  que desenvolvem vários tipos de câncer por trabalharem com veneno.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 
Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30