sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Projetos Sustentáveis são apresentados por alunos na FMP/Fase

Acadêmicos do curso de Administração da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizaram a segunda edição do Workshop Social, na última quarta-feira (16), no hall da faculdade. Os alunos apresentaram os seus oito projetos sustentáveis: AmoPet; Agricultura Orgânica, Comunitária e Familiar; Ler Mais; Nutrire; Fruta Feia; CompostArte; SOS Recicla e Sorriso. Os projetos fazem parte da disciplina de Marketing Social oferecida pela FMP/Fase na graduação, lecionada pela professora Mônica Fontes, e tem como um dos objetivos promover iniciativas que visem à melhoria da qualidade de vida dos petropolitanos.

Conheça os projetos:



O objetivo do nosso projeto é formar parceria com uma ONG/Grupo de proteção que ajuda animais abandonados, que foram/são vítimas de maus tratos e contribuir de forma positiva com o trabalho já realizado.
   Conscientizar as pessoas que não devem abandoná-los e a importância de ajudar os bichinhos que já estão na rua, é nossa meta! Iremos ajudar através da realização de eventos para arrecadar doações para a ONG, buscando ajuda de empresas que abracem essa causa junto conosco.
Pretendemos realizar uma pequena feira de adoção com os animais que serão trazidos pela instituição. Destacando que serão trazidos cerca de dois a três filhotes para feira e três animais adultos das fundadoras do projeto para serem utilizados com exemplo de adoção. Assegurando o cuidado com a higiene no local e a utilização da cerca de contenção para os animais disponíveis para adoção.
Realizaremos uma parceria com uma empresa de open bar de Petrópolis com o objetivo de incentivar as doações. A cada meio quilograma de ração doada o doador ganhará um drink do bar. Lembrando que em todos os drinks não serão utilizadas bebidas alcoólicas.
Autorizações
o   Autorização para a entrada dos animais.
o   Autorização para montagem do bar.


Este projeto foi feito única e exclusivamente com materiais que seriam descartados, muitas das vezes em locais impróprios. Encontramos aqui, uma enorme necessidade de reaproveitar os recursos que são escassos e agridem o meio ambiente.  Assim, fora feito uma proposta de um novo modelo de vida, que perpassa pela alimentação saudável e preza pelo coletivo, sobretudo; exalta o baixo custo do projeto e simplicidade na manutenção deste. 
Queremos corroborar a importância dos alimentos orgânicos livres de agrotóxicos e pesticidas, mostrando o quão simples é cultivá-los em casa, ainda que com espaços limitados, a proposta da horta vertical é ideal para pequenos espaços improdutivos. Queremos mostrar a diferença entre um produto orgânico e outro que sofreu durante todo seu processo de germinação e crescimento uma enorme carga de fertilizantes. 
Com isso, podemos comprovar o baixo custo dessa operação, reutilizando materiais como pallet e garrafas pet, é possível dar um ar de beleza ao ambiente e obter produtos de qualidade em casa. 

Aqui, foi exposto uma possibilidade de cultivo caseiro, porém este projeto tem como objetivo, difundir ao máximo essa cultura e leva-lo para comunidades e escolas da rede municipal de ensino, onde iremos aproveitar o espaço de vivência e o acadêmico para que se torne possível a manutenção e expansão desse objetivo em comum. 



O Projeto Ler Mais está vinculado à Livraria Nobel - Petrópolis e irá explorar o campo da leitura, focando no público infantil, procurando meios para incentivar e tornar desse um hábito, pois acreditamos que o gosto e o amor pela leitura vem pela prática da mesma. O ponto principal é atuar em orfanatos ou creches da cidade de Petrópolis e fazer com que essa ideia se propague, levando o conhecimento e o aprendizado, que só os livros podem proporcionar para a vida das crianças que, na maioria das vezes, não podem adquiri-los. Em paralelo a isso, iremos abranger a feira do livro que a Nobel já costuma realizar em diversas escolas de ensino fundamental e médio da cidade.



Cerca de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo estão passando fome. No entanto, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, continuamos a jogar fora uma quantidade de comida, em âmbito mundial de 1,3 bilhão de toneladas por ano. O suficiente para alimentar mais que o dobro das pessoas que hoje sofrem de falta de alimentos. Reduzir o desperdício pode mudar essa equação, porque o problema da fome não é a falta de alimento. É a falta de gestão pública e privada. Cada um pode fazer sua parte para uma balança mais justa.
Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) contabilizam em 10% o desperdício das frutas e hortaliças ainda no campo e indicam que a maior perda está no transporte ainda, se o alimento chega machucado, aí é motivo de mais descarte.
Disto isto, surgiu à ideia de desenvolver um trabalho que conscientize as pessoas sobre as diversas formas de aproveitar um alimento em sua totalidade, pois, desperdiçamos um volume de talos e cascas que não são usados (e poderiam ser),folhas e frutas machucadas e sobras de pão café, arroz, feijão, entre outras. Queremos mostrar como é simples evitar o desperdício dos alimentos de uma forma saborosa e nutritiva. 
OBJETIVO GERAL:
Nosso objetivo é conscientizar os alunos da FASE sobre o desperdício de alimentos e mostrar que é possível utilizar todo o alimento, aproveitando ao máximo seus nutrientes com o que iria para o lixo.



O projeto piloto “Fruta Feia” tem o intuito de promover uma mudança de postura e cultura na sociedade perante o desperdício de alimentos. No Brasil, atualmente são desperdiçados 41 mil toneladas de alimento por ano, segundo o órgão de Mudanças Climáticas do World Resources Instituite (WRI) Brasil, ou seja, são jogados no lixo, muitos deles em condições de consumo, logo podemos refletir, por que esses alimentos são descartados se estão bons para consumo?
Vivemos em uma sociedade onde a estética é levada muito a sério, nesse contexto os alimentos não poderiam ficar de fora.
Frutas e legumes com pequenos amassados, fissuras e demais imperfeições, fazem com que esses alimentos sejam descartados. Diante dessa realidade o grupo visualizou uma possibilidade real de minimizar o impacto social que esse desperdício causa.
Em parceria com feirantes, o grupo deu início a um projeto piloto, que consiste em:
o   Arrecadar alimentos que seriam descartados, que estejam em condições de consumo;
o   Promover uma pequena feira em comunidades carentes;
o   Vender esses produtos por um valor abaixo de 50% do valor original de venda;
o   Repassar parte do lucro obtido para os feirantes (parceiros do projeto), e a outra parte será utilizada para a manutenção do projeto e ações sociais nas comunidades.


Agricultura orgânica, comunitária e familiar.
Nosso projeto , aborda o tema COMPOSTAGEM , que é um processo biológico em que microrganismos transformam a matéria orgânica em composto, adubo natural semelhante ao solo. A ideia é recolher o lixo orgânico na casa de famílias e conscientizar a população sobre o tema, que é tão importante para o meio ambiente.
No processo são usadas minhocas californianas , também conhecido como vermicompostagem, é o processo de transformar restos de alimentos e demais resíduos orgânicos em adubo com o auxílio das minhocas que trituram o lixo e produz o húmus .
O objetivo é basicamente conscientizar a população e colaborar com a natureza, evitando que mais lixos orgânicos vão para aterros. 
O uso da compostagem traz muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde pública. A maior vantagem que pode ser citada é que, no processo de decomposição da compostagem, ocorre somente a formação de dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), água (H2O) e biomassa (húmus). Por se tratar de um processo de fermentação que ocorre na presença de oxigênio (aeróbico), permite que não ocorra a formação de gás metano (CH4), gerado nos aterros por ocasião da decomposição destes resíduos, que é altamente nocivo ao meio ambiente e muito mais agressivo, pois é um gás de efeito estufa cerca de 25 vezes mais potente que o gás carbônico - e mesmo que alguns aterros utilizem o metano como energia, essas emissões contribuem para o desequilíbrio do efeito estufa, influência humana potencialmente determinante das mudanças climáticas.
Queremos compartilhar esta ideia no Workshop, e mostrar como uma atitude pode ajudar no equilíbrio do planeta.


SOS Recicla

A empresa parceira será representada por vários condomínios e catadores da cidade que tenham interesse em colaborar com a sustentabilidade, preservação do planeta e dos recursos naturais. 
Identificar uma causa social a ser investigada
Identificamos que o lixo de todos os condomínios tem um impacto muito grande na poluição do meio ambiente. Todo o lixo é descartado sem nenhum processo de seleção e despejado em aterros ao ar livre que poluem nosso solo, gerando além de poluição, doenças para as pessoas que vivem próximo aos aterros e muitas vezes nele.
Do outro lado, temos catadores que além de fazerem o trabalho de separação do lixo contribuem para que o mesmo seja reciclado. Estes catadores sobrevivem da coleta do lixo e sustentam suas famílias com a renda que recebem da venda destes recicláveis. 
Observando esses diferentes lados, identificamos a oportunidade de, ao mesmo tempo, ajudar a preservação do meio ambiente para a sociedade e também ajudar os catadores que necessitam do recolhimento de recicláveis.
Faremos a conexão entre estes condomínios e estes catadores. Os síndicos terão papel fundamental em seus condomínios, através deles será feita uma conscientização de todos os moradores daquele condomínio, para que cada morador passe a separar o seu lixo, (separar vidros, plásticos, papéis e orgânico). Depois desta etapa de conscientização o catador fará o recolhimento do lixo neste condomínio, caso o sindica tenha interesse em participar do projeto com os catadores. 
Caso o síndico não concorde em receber os catadores para fazer o recolhimento do lixo, indicaremos a ele que entre em contato com a prefeitura para solicitar a coleta seletiva.
Metas
o   Com este projeto visamos causar um impacto positivo na sociedade petropolitana, tornando os cidadãos mais conscientizados e preocupados em manter a preservação do planeta e criar parcerias que ajudam pessoas carentes (os catadores), melhorado suas vidas e de suas famílias. 
o   Ações para alcance da meta estipulada.
o   Fazer uma carteirinha de identificação para os catadores se apresentarem nos condomínios na hora da coleta do lixo.
o   Estabelecer uma parceria com gráficas para criar material de apoio e divulgação para conscientização dos moradores e síndicos. (Marketing do projeto)
o   Criar uma espécie de “selo verde” para os condomínios que aderirem ao projeto. 
o   Divulgação do projeto na FASE e nos outros cursos de marketing e administração de outras faculdades da cidade. 
o   Criar parceria com mídias locais para realizar a divulgação do projeto. 
o   Criar parceria com empresas que tenham interesse em participar do projeto e terem seus negócios reconhecidos na cidade por se preocuparem com sustentabilidade.
o   Desenvolver plano de abordagem para apresentar o projeto para os síndicos.
o   Desenvolver conteúdo do material de apoio e marketing.


   A partir da década de 1980, a produção de lixo vem crescendo de forma significativa, principalmente nos países desenvolvidos. Por isso, entendemos a importância da reutilização desse lixo através da reciclagem, transformando esses materiais usados em novos produtos para o consumo.
Estabelecemos uma parceria com a Dentsply Sirona para recolhimento de materiais de saúde bucal, como tubos e caixas de pastas de dente, escovas de dente, entre outros, para reciclagem. Estes materiais arrecadados serão convertidos em recursos para serem doados às instituições de caridade.
Objetivo Geral
O principal objetivo do projeto é criar um programa de reciclagem de escovas de dente, tubos de creme dental e suas respectivas embalagens. O programa irá proporcionar o descarte correto destes resíduos e a oportunidade de arrecadar recursos que serão doados para instituições de caridade, e em contrapartida, mostrar aos alunos da FMP Fase a importância da reciclagem.

Outro objetivo é realizar uma parceria entre os cursos de Administração e Odontologia da FMP Fase, onde temos o intuito de levar às crianças hábitos saudáveis de escovação.

Diabetes é tema de atividade em Unidade de Saúde da FMP/Fase

A Unidade de Saúde da Família, localizada no bairro Estrada da Saudade, realizou uma atividade na última sexta-feira (11) em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. Cerca de 30 pacientes atendidos pela unidade visitaram o Parque Municipal do Ipiranga e receberam uma atenção especial dos alunos de Medicina da FMP/Fase, que monitoraram a pressão arterial e realizaram teste de glicemia em cada um deles. 

Na ocasião, ainda foi realizada uma palestra sobre 'Cuidados com Diabetes' e promovidos exercícios por educadores físicos convidados. Ao final da atividade, todos puderam desfrutar de um pequeno lanche saudável, organizado pelos alunos e pela equipe da unidade.
Atividade sendo realizada

Alunos de Medicina realizando o teste de glicemia

Atividades físicas

Atividades físicas

Atividade sendo realizada