sexta-feira, 7 de novembro de 2008

II Seminário de Enfermagem da FASE

Com o tema Desafios na Prática Profissional e Mercado de Trabalho, a FASE realiza o II Seminário de enfermagem no dia 14 de novembro de 2008, às 8h na Sala Arthur de Sá Earp Neto, tendo por objetivos discutir os desafios da Enfermagem em cargos de destaque na área da saúde e relatar práticas realizadas por egressos da FASE.

Na Comissão Organizadora estão representados o Corpo Docente, pela Profa. Alessandra Sauam, e o Diretório Acadêmico, por Norhan Sumar, sob a Supervisão Geral da Profa. Vivina Lanzarini de Carvalho.

A programação do II Seminário de Enfermagem é:
8h30 às 9h - Abertura
.
9h às 10h30 - Mesa Redonda - Desafios na prática profissional de enfermagemPresidente: Norhan Sumar SilvaSecretária: Cristina Gonçalves HanselPalestrantes: Katia Vizeu, Oswaldo Alberto Filho, Ricardo Patuléa
.
10h30 às 12h30 - Palestras SimultâneasO Desafio da CCIH - Ana Paula da Cruz Neves LopesPresidente: Maria Fernanda de Barros LimaSecretária: Anelise Andrade de Oliveira
.
Registros de Enfermagem - Ilda Cecilia Moreira da SilvaPresidente: Mariana de Almeida PecciniSecretária: Erika Pires Wendling D. Macedo
.
Interpretação de Exames - Margarete PeresPresidente: Joyce Araújo GonçalvesSecretária: Roberta Balbi Laurentino
.
12h30 às 14h - Almoço
.
14h às 16h - Mesa Redonda - Pós-Graduação, chefia de serviço e chefia de setorPresidente: Bruna de Souza GarcezSecretária: Sara Dias Tinoco BarbosaPalestrantes: Silvia Simonetti, Mônica dos Reis, Felipe Fortuna
.
16h às 18h - Palestras SimultâneasInserção Social do Enfermeiro - Miriam HeidemannPresidente: Rogério Cabral MachadoSecretária: Idália Leticia de S. do Cabo
.
Tratamento de Feridas - Flávia Gomes de Aguiar Canatto Presidente: Jocelita Maria Carvalho ReisSecretária: Graciane Aparecida M. Esteves
.
Gestão em Enfermagem - Regina Shiraishi Bosio Presidente: Renato Duarte da R. GuimarãesSecretária: Leticia Tomaz Moreira
18h - Encerramento

As inscrições podem ser feitas pelo site www.fog.br

FMP se destaca nos Jogos Regionais de Medicina

Foi realizada no mês de outubro, na cidade de Itaperuna, a XV edição do Orem (Olimpíada Regional dos Estudantes de Medicina) e a Faculdade de Medicina de Petrópolis conquistou o título inédito no futsal. A equipe comandada pelo treinador Ney Marcos nos últimos anos sempre esteve entre as melhores da competição, chegando a semifinal em 2007 e a grande final em 2008, mas nunca havia sagrando-se campeã. Desta vez foi diferente e a FMP chegou ao ponto mais alto do pódio, após vencer a grande final contra a Faculdade Souza Marques, uma reedição da finalíssima do último ano.

O jogo foi sensacional. Com o ginásio lotado, a equipe de Petrópolis saiu perdendo e o primeiro tempo virou 1 a 0 para Souza Marques. Na segunda etapa Petrópolis chegou à virada fazendo 2 a 1 e dominando a partida, mas uma bobeira no final do jogo deu o empate ao adversário levando então o jogo para a prorrogação. Terminando empatada por 0 a 0 a prorrogação, a decisão então foi para a disputa de pênaltis e, após todos os jogadores acertarem a primeira série, brilhou a estrela do goleiro Bernardo de Petrópolis, que defendeu a cobrança alternada, convertendo sua última cobrança. A Faculdade de Medicina de Petrópolis chegou ao título inédito. Os jogadores que representaram a cidade foram os goleiros Bernardo e Lucas, além de Tertuliano, Thiago, Diego, Cristian (Japa), Lucas, Danilo, Alberto (Beto), José Arlindo, Victor (Calouro).
Ao todo, 21 faculdades participaram este ano do Orem, sendo 16 do estado do Rio de Janeiro e 5 faculdades do Estado do Espírito Santo. Estima-se que mais de 3000 estudantes estiveram no evento que parou a cidade de Itaperuna.


No final o saldo não poderia ter sido melhor, já que além de conquistar o título do futsal com o ginásio praticamente lotado, a Faculdade de Medicina de Petrópolis também conquistou o título no handebol feminino, vencendo a Unirio na grande final por dois gols de diferença, conquistando mais um título inédito. No handebol o destaque foi a jogadora Reina, aluna do terceiro ano, que comandou a equipe durante toda a competição. Para completar, a Faculdade de Medicina de Petrópolis terminou a competição na oitava colocação geral, uma das melhores nos últimos anos.

Vale lembrar os alunos responsáveis pelo Diretório, que vem incentivando o esporte dentro da faculdade, os alunos Wellington (Buda) e José Eduardo (Zedu) do 6º ano, além, é claro, do professor de Educação Física Ney Marcos, responsável pelo esporte da faculdade. A expectativa do professor agora é de que os excelentes resultados motivem os atletas da faculdade a treinarem ainda mais forte no próximo ano, buscando ainda mais conquistas para a cidade.
(Fonte: Tribuna de Petrópolis, 26/10/08)

VIII Petrópolis Gourmet




Petrópolis reúne parte dos melhores restaurantes do país, que vão de comida regional à de várias nacionalidades, com chefs de renome internacional em ambientes acolhedores e sofisticados. Todos eles são freqüentados por pessoas que apreciam a boa comida e sabem valorizar pratos elaborados como obras de arte, com muita beleza e sabor.

O Petrópolis Gourmet é um festival gastronômico que acontece todos os anos na cidade de Petrópolis Ele foi criado em 2001, quando um grupo de tradicionais conhecedores da gastronomia se organizaram para oferecer o que a cidade tem de melhor.

É um evento destinado a apresentar a culinária, os aspectos históricos e culturais da região. Dando seqüência ao sucesso dos anos anteriores, a 8ª edição do festival será realizada no período de 13 a 23 de novembro de 2008, sobe o tema: “Receitas da Corte” em comemoração aos 200 anos da chegada da Família Real em solo brasileiro.

O tema deste ano faz referência à história do Brasil e a influência que os produtos de nosso país tiveram na culinária da corte. Em anos anteriores o evento movimentou somente na rede hoteleira 10 milhões de reais, gerou fluxo turístico de 250 mil pessoas e trouxe retorno para os restaurantes de 40% em média.

O Festival proporciona a combinação perfeita entre CULTURA e GASTRONOMIA.

(Fonte: www.petropolisgourmet.com.br/)

Sistema FIRJAN realiza Seminário de Empreendedorismo


O Sistema FIRJAN, por intermédio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RJ), realizano dia 14 de novembro, das 10h às 16h, o "II Seminário de Empreendedorismo", evento que dará continuidade ao "I Seminário e Feira de Empreendedorismo", realizado em maio do ano passado em comemoração ao Dia da Indústria e aos 180 anos do Sistema FIRJAN.

Fortalecer a cultura empreendedora entre universitários e empresários pormeio da valorização da criatividade e inovação, aumentar a interação dasuniversidades com o empresariado fluminense e antecipar as discussões da Semana Global de Empreendedorismo são os principais objetivos do evento.

Estão programados palestras, talk-show e oficinas de capacitação em quatro áreas: Inovação, Marketing, Gestão do Conhecimento e Plano de Negócios. Os palestrantes são de primeiro time e de vários setores, como José Dornelas (Empreende), Claudio Patrick (Bauen Plásticos), Rafael Liporace (Biruta Mídias Mirabolantes), Fabiana Costa (Baluarte) e Marcos Cavalcanti (Centro de Referência em Inteligência Empresarial - CRIE/COPPE).

Os participantes irão abordar as virtudes necessárias para empreender, asaber: originalidade, flexibilidade, facilidade nas negociações,comprometimento, iniciativa, otimismo, autoconfiança, intuição e visão denegócios futuros.

As vagas para as oficinas de capacitação são limitadas, sendo que asinscrições podem ser feitas, gratuitamente, pelo telefone 0800-0231231 oupelo site do Sistema FIRJAN, preenchendo o formulário de inscrição (www.firjan.org.br/form/Empreendedorismo/).

“Sextaneja” no Tamboatá

No dia 07 de novembro, sexta-feira, será a última oportunidade de conferir o show da dupla sertaneja, carinhosamente apelidada de “Sextaneja”, Felipe & Alexandre. Formandos da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/FASE), ambos voltarão para a sua terra natal, Goiânia, capital de Goiás, após a conclusão do curso. Porém, antes, vão gravar seu primeiro DVD ao vivo, com composições próprias, no Tamboatá, em Itaipava.

A dupla, que começou por uma brincadeira, tocando em festas da faculdade ou em bares estilo “pé sujo”, acabou virando atração na Região Serrana há um ano e meio. O Tamboatá, que já recebeu artistas consagrados como Frejat (Barão Vermelho) e Toni Garrido (ex-Cidade Negra), mostra que a música típica do Centro-Oeste faz sucesso e é garantia de casa cheia.

E o carinho pelo povo petropolitano é recíproco. Segundo os rapazes, ver o público empolgado é gratificante. “Sentimos que eles amaram a música. Isso nos cativa muito, vimos todos cantando. Jamais imaginaria que o estado do Rio de Janeiro pudesse receber a música sertaneja tão bem”, conta Alexandre. “Foi uma grande emoção tocar no mesmo lugar que já abrigou astros da música brasileira. No começo, Sab[íamos que iríamos enfrentar uma dificuldade de aceitação, mas com o tempo, fomos agradando e hoje todos participam”, completa Felipe.

O repertório inclui sucessos do estilo e músicas de autoria própria. A atração começa às 23hs e o ingresso custa a partir de R$10,00 (feminino) e R$15,00 (masculino). Mais informações no telefone (24) 2222-5007. O Tamboatá fica na Estrada União Indústria, 12.360, em Itaipava.


(Fonte: Revista Petrópolis em Cena)