quarta-feira, 25 de julho de 2012

Crianças realizam a primeira visita ecológica do curso “Agentes Ambientais Mirins”

O curso que acontece até o dia 26 promoverá a conscientização de crianças e adolescentes sobre questões ambientais
Na sexta-feira (20/07), o PSF Nova Cascatinha, gerido pela FMP/ Fase, realizou a primeira visita ecológica do projeto “Agentes Ambientais Mirins” ao Parque Natural Municipal de Petrópolis, na Avenida Ipiranga.  Com o auxílio da Guarda Civil, cerca de 60 crianças participaram de atividades ecológicas, caminhada e recreação. O curso que acontece até o dia 26 busca conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, por meio de crianças e adolescentes.
O curso, aberto na última terça-feira (17/07), é fruto do sucesso do projeto “Agentes Mirins da Dengue”, iniciado no ano passado com o objetivo de conscientizar as crianças no combate aos focos do mosquito causador da Dengue (Aedes aegypti). “No curso de Agentes Mirins da Dengue, com a fiscalização das crianças, conseguimos combater o foco da doença na região. No ano passado, por exemplo, registramos 120 casos suspeitos na localidade. Já nesse ano, não registramos nenhuma ocorrência. Assim como esse curso, queremos que o projeto Agentes Ambientais Mirins cumpra a função de conscientizar a população, por meio dos participantes, que recebem dicas sobre preservação ambiental”, destaca a enfermeira Lívia Teixeira, uma das coordenadoras do projeto.
Para garantir a efetividade do programa, que tem duração de dez dias, o curso é ministrado em dias e horários diferentes para crianças e adolescentes provenientes de áreas em que há mananciais e ilhas de vegetação. Com uma programação variada, o projeto inclui visitas a três diferentes locais do município - Parque Natural Municipal de Petrópolis (Av. Ipiranga), Reserva de Araras e o Castelinho (Morin) – além de palestras e recreação.
Com o acompanhamento de 20 guardas civis, os participantes recebem orientações sobre os cuidados com o solo, processo de formação de chuvas, relação homem – natureza e preservação dos recursos naturais. Dentre os assuntos a serem trabalhados estão o problema do lixo nas encostas e a poluição das águas. “A ação faz parte de um dos projetos idealizados pelo comando para promover interação com a comunidade. Nós já tínhamos o curso formulado e, a partir do contato do PSF Nova Cascatinha, realizamos algumas adequações para atender as necessidades dos participantes”, explica Thiago Ramos, relações públicas da Guarda Civil.
A Defesa Civil também terá um papel importante na formação dos participantes ao orientar sobre medidas preventivas em casos de chuvas e possíveis desastres naturais. Desta forma, cada aluno receberá um pluviômetro e certificado de participação. O curso ainda possibilitará aos participantes criar e sugerir novos projetos junto ao PSF Nova Cascatinha.