terça-feira, 18 de junho de 2013

Receitas leves para os quitutes juninos


As festas juninas são uma tentação para quem precisa evitar alimentos calóricos, mas, segundo a professora de Nutrição da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase Brigitte Olichon,  ninguém precisa se privar de comer canjica, curau, paçoca, doce de abóbora,  bolo de milho, pamonha e outras delícias. Basta optar pelo preparo de receitas light. 

“Além de gostosos, os pratos são feitos com alimentos ricos em nutrientes e importantes para a manutenção da saúde, como o amendoim, a abóbora, o milho e a batata doce. O problema está em como e quanto ingerimos. A tradição nos faz preparar pratos ricos em açúcar e gorduras, o que interfere na absorção adequada dos nutrientes e aumenta muito o valor calórico desses alimentos. Não devemos excluir esses alimentos de nossa rotina, nem evitar comê-los nas comemorações juninas, mas aprender a aproveitar o que cada um deles tem de melhor, garantindo sabor e saúde nas receitas”, ensina a professora Brigitte Olichon.

A seguir, nove receitas para quem quer participar dos festejos e não sair da linha e também informações sobre a tradição das festas juninas e a importância para saúde dos ingredientes principais das receitas.

Ingredientes

- O milho tem muita fibra, é rico em vitamina B1, que ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardíaco. Também é rico em vitamina E, antioxidante que combate a degeneração muscular, atua no crescimento e protege o sistema reprodutor, aumentando a potência sexual. É ainda rico em Fósforo (necessário ao cérebro).

- A batata-doce é rica em betacaroteno (precursor da Vitamina A), vitamina C (ácido ascórbico) e vitaminas do complexo B. A batata-doce é também uma excelente fonte de potássio, fósforo, cálcio e ferro (cerca de 25% das necessidades diárias em ferro). São também de referir os elevados níveis de polifenóis, como as antocianinas e os ácidos fenólicos, que são poderosos antioxidantes. Excelente fonte de fibras.

- O amendoim tem proteínas ricas em aminoácidos essenciais, que não podem ser sintetizadas pelo organismo humano. Seu valor nutritivo não se altera durante a torrefação e suas gorduras também são ricas em ácidos graxos essenciais. O amendoim é uma fonte excelente de vitaminas do complexo B e uma das mais importantes é a B5, já que sua carência conduz à avitaminose denominada pelagra ou doença dos 3D (dermatite, diarréia e demência). Este fruto também inibe a absorção do colesterol, reduzindo os riscos de problemas no coraçãoSegundo algumas pesquisas, o consumo de amendoim, seja in natura, em doces ou em confeitos, também pode ajudar na prevenção e no tratamento de tumores. A responsável por isso é uma substância encontrada na sua composição química, chamada resveratrol, que possui propriedades antiinflamatórias e anticancerígenas.Também é rico em fibras, potássio, cálcio, magnésio, além de fitosteróis, Omega-6 e outros componentes.

- O aipim é boa fonte de energia, não tem proteínas nem gorduras e contém grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente a vitamina B3 (niacina), além de boa quantidade de potássio, cálcio, ferro e fósforo.

- A abóbora possui grandes quantidades de vitaminas antioxidantes (vitamina C, E e betacaroteno - provitamina A). Possui também boas quantidades de vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), fibras e os minerais cálcio, fósforo, ferro e potássio. Devido ao seu grande conteúdo de betacaroteno (provitamina A), seu consumo ajuda a diminuir o risco de câncer, doenças do coração, derrame e cataratas. Suas sementes, para os índios Cherookee, podem curar cólicas, diminuir pedras nos rins e acalmar febres, desde que servidas em chás. O suco retirado das flores é digestivo; as sementes são vermífugas, mas com efeito lento, e quando trituradas fornecem um suco refrigerante, próprio para os períodos de febre e nas inflamações das vias urinárias, como cistite e hipertrofia prostática. Adstringente, laxante, diurética, alcalinizante. A decocção da polpa é indicada nos casos de diarréia e gases; o sumo da polpa para prisão de ventre. O cataplasma das folhas é indicado em casos de queimaduras, inflamações e dores de ouvido. É um excelente vermífugo, principalmente para crianças. É tônico para o cérebro, fígado, rins e intestinos.

Curau Light
Ingredientes: 2 latas de milho cozidas no vapor; 1 litro de leite desnatado; 3/4  xícara (chá) de adoçante culinário; 1 pitada de sal; canela em pó a gosto Modo de Preparo: Escorra o milho. No liquidificador, junte o milho escorrido e o leite. Bata por 4 minutos. Coe este caldo. Leve este caldo a uma panela, adicione o adoçante e o sal. Misture bem e cozinhe por 45 minutos, sem parar de mexer, até que o curau esteja cozido ou com um aroma de milho bem acentuado. Coloque em 10 tigelinhas, polvilhe com canela em pó e sirva quente ou frio. Cada porção tem apenas 70 calorias (o tradicional tem 170 calorias).

Canjica Light
Ingredientes: 500g de canjica; 6 xicaras de chá de leite desnatado; 2 colheres de sopa de amido de milho; 2 pedaços de canela em pau; 6 colheres de sopa de adoçante culinário; 5 cravos da índia; casca de 1/2 laranja ou limão. Modo de Preparo: Deixe o milho para canjica de molho em água por 24 horas. Escorra, coloque na panela de pressão e acrescente 2 litros de água, a canela, o cravo e a casca de laranja. Deixe cozinhar na pressão por 40 minutos. Deixe sair toda a pressão da panela. Abra e escorra a água, retire os cravos, a canela e a casca da laranja. Reserve. Em uma panela adicione o leite, o amido de milho e o adoçante culinário. Misture bem até dissolver todo o amido de milho. Em seguida, adicione o milho para canjica reservado e cozinhe por 10 minutos mexendo sempre. Antes de desligar o fogo, teste o doce. Se precisar adicione mais um pouco de adoçante e cozinhe por mais 5 minutos. Despeje em uma tigela funda e sirva polvilhada com canela. Rende 20 porções. Cada porção tem 100 kcal (o tradicional tem 200 calorias).

Quentão Light
Ingredientes: 3 colheres de sopa de adoçante culinário; Sumo de 1 limão; Casca de 1 laranja (sem a parte branca para não ficar amargo); 4 rodelas de gengibre; 4 unidades de cravo-da-índia; 2 paus de canela; 1/2 copo de suco de maça (100ml); 2 copos de água (500ml). Modo de Preparo: Em uma panela, junte o adoçante, o limão, casca da laranja, o gengibre, a canela e o cravo. Leve ao fogo brando e misture até disolver o adoçante. Adicione o suco de maçã e a água. Ferva por 10 min. Sirva quente em canecas. Esta receita rende 4 porções. Cada porção tem apenas 25 calorias (o tradicional tem 120 calorias).

Doce de Abóbora Light
Ingredientes: 1 quilo de abóbora (sem casca e cortada em cubos); 4 colheres (sopa) de adoçante próprio para forno e fogão; 1/2 xícara de suco de laranja; 3 cravos-da-índia; 2 pedaços de canela. Modo de Preparo: Em uma panela, dissolva o adoçante no suco de laranja. Leve ao fogo alto por 10 minutos, sem mexer, para que o suco vire uma calda rala. Em seguida, junte a esta calda a abóbora, os cravos e a canela e deixar cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos com a panela tampada. Destampe a panela e mexa delicadamente a abobora, para que as aboboras de cima fiquem na calda. Tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Destampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos para que o caldo seque e a abóbora fique macia. Deixe esfriar e mantenha na geladeira até servir.

Cocada de Maracujá Light 
Ingredientes: 3 xícaras (chá) de adoçante culinário; 3 xícaras (chá) de coco ralado (grosso); 1 ½ xícara (chá) de suco de maracujá; 1 xícara (chá) de água de coco natural; 2 colheres (sopa) de extrato de soja; 2 gemas orgânicas; cravos-da-índia. Modo de Preparo: Dissolva o adoçante no suco de maracujá; leve ao fogo e mexa até dar ponto de fio; acrescente as gemas, o coco ralado, a água de coco, o extrato de soja e os cravos-da-índia; mexa bem em fogo baixo por aproximadamente 8 minutos ou até secar e começar a desgrudar da panela; deixe esfriar em uma forma untada; corte em pedaços.
Bolo de Milho sem açúcar
Ingredientes: Leite desnatado – 2 xícaras de chá; Ovo de galinha (cru) – 4 unidades pequenas; Fubá – 205 g 10 colheres de sopa cheias; Queijo parmesão ralado – 2 colheres de sopa; Óleo de canola – 6 colheres de sopa; Amido de milho – 1 colher de sopa cheia; Canela em pó – 3 colheres de chá; Fermento químico (pó) – 1 colher de sopa; Adoçante em pó para culinária (Sucralose) – 8 colheres de sopa. Modo de Preparo: Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o leite, o queijo e o adoçante. Acrescente o fubá, o amido de milho e a canela em pó. Por último, junte o fermento delicadamente e transfira para uma forma untada com óleo de canola e polvilhada com farinha de milho. Asse em forno médio pré-aquecido até dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva frio. Rendimento: 15 porções.

Pamonha de Milho Verde
Ingredientes: 4 espigas de milho verdes com a  palha; 1 xíc. de leite desnatado; 3 C.S. de adoçante. Modo de Preparo: Descasque e rale as espigas. Se preferir, corte os grãos rentes ao sabugo e bata pulsando no liquidificador ou no processador de alimentos, até formar uma pasta grossa. Junte o leite e o açúcar e misture.  Lave a palha do milho e passe por água fervente. Coloque uma dentro da outra, formando um saco e dobre uma das extremidades ou amarre com uma tira de palha. Forme 4 sacos. Divida o recheio e dobre ou amarre a outra extremidade.  Se dobrar as extremidades, amarre a superfície para prender bem as dobras. Numa panela com bastante água fervente, coloque a pamonha para cozinhar durante 30 minutos.  Retire e aguarde esfriar um pouco antes de servir. Rende 4 porções de 124 Cal.

Arroz-Doce Light
Ingredientes: 1 xícara de arroz lavado; 5 xícaras de água; 1 xícara de leite em pó desnatado; 1 xícara de leite desnatado; 1 pau de canela grande; 6 cravos da Índia; adoçante a gosto; canela em pó para polvilhar; ½ vidro de leite de coco light. Modo de preparo: Leve o arroz ao fogo na panela de pressão com a água, os cravos e a canela. Tampe a panela e deixe dez minutos na pressão (só conte o tempo depois da panela começar a fazer barulho). Enquanto cozinha, bata no liqüidificador uma xícara de leite desnatado e uma xícara de leite em pó, por três minutos. Após os dez minutos de pressão, o arroz já deverá estar cozido. Junte a mistura de leite e o leite de coco e deixe ferver por mais cinco minutos, em fogo baixo, sem secar demais o arroz. Despeje num refratário, polvilhe a canela em pó. O adoçante pode ser usado de duas maneiras. Se estiver usando adoçante de forno e fogão, pode juntar ao arroz na panela de pressão, logo no início do preparo. Se estiver usando adoçante comum ou aspartame (que não deve ser aquecido), adoce só depois de pronto. Calorias: 115 - Rendimento: 10 porções.

Paçoca Light
Ingredientes: 4 colheres (sopa) de leite em pó desnatado; 6 colheres (sopa) de amendoim sem casca torrado; 1 xícaras (chá) de proteína de soja texturizada torrada; 4 colheres (sopa) de adoçante culinário; 1 pitada de sal. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no processador (ou no liquidificador) até formar uma farofa. Guarde em um pote com tampa. Na hora de servir, coloque a paçoca em canudos de papel. Calorias: 26 por porção - Rendimento: 18 colheres (sopa).


FMP/Fase promove curso de extensão em Mercado Financeiro


Com o objetivo de capacitar o aluno a compreender os diversos ativos do mercado financeiro, a FMP/Fase realizará um curso de extensão em Mercado Financeiro e de Capitais. As aulas serão aos sábados, nos dias 03, 10, 17, 24 e 31 de agosto, na Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase.

O curso transmitirá conhecimentos básicos sobre economia e finanças de modo que o aluno tenha senso crítico quanto às notícias sobre o cenário econômico mundial, bem como possa conhecer a dinâmica do mercado financeiro e suas instituições. Segundo os organizadores, também será útil para a realização de concursos públicos da área, como os do BB, CEF, Bacen e CVM.

O professor João Luis Santos, responsável pelas aulas, é economista e advogado, especialista em Finanças pelo Ibmec, em Mercados Futuros e de Capitais pela UCAM, e em Direito e Processo do Trabalho pela UGF. Voltado para estudantes, empresários, investidores e profissionais da área de negócios, o curso também ajudará numa melhor compreensão do cenário mundial, de acordo com ele.

“O quadro é complexo e merece a atenção de todos. Com a economia globalizada, os impactos das crises são sentidos por todos nós”, diz o professor João Luis Santos.

Serviço:
Local: Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase)
Período: 03, 10, 17, 24 e 31 de agosto
Horário: 8h às 12h
Investimento: 2 x R$ 125

Programação do curso:

Módulo I – Sistema Financeiro Nacional - Estrutura e Funcionamento
Módulo II – Títulos Públicos e Privados – Open Market
Módulo III - Princípios de Investimento
- Rentabilidade absoluta versus rentabilidade relativa (Benchmark)
- Índices de Referência (Benchmark) - conceito e finalidade
Módulo IV – Principais Riscos do Investidor
- Risco de Mercado
- Risco de Crédito
- Risco de Liquidez
Módulo V – Bolsa de Valores - futuros e seus ativos
Módulo VI – Fundos de Investimento
Módulo VII – Simulado

Doenças do frio são tema de curso na FMP/Fase


No próximo dia 22 será realizada a nona Reunião de Otorrinolaringologia, Alergia e Imunologia de Petrópolis, na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), das 8h às 13h15. Ao mesmo tempo, ocorrerá o Curso Itinerante de Rinite e Sinusite da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. O curso é oferecido apenas uma vez por ano, voltado para profissionais e estudantes da área de saúde, tendo como objetivo o aperfeiçoamento e a reciclagem médica.

A reunião contará com a presença do presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia do estado do Rio de Janeiro, Geraldo Augusto Gomes, entre outros médicos da área. Já o curso terá palestras e debates, com a coordenação dos professores Carlos Augusto Ferreira de Araújo, Ney Bartolomeu Corrêa e Roberto Meirelles.

As inscrições podem ser feitas pelo site da FMP/Fase e custam R$ 25 para os interessados em certificado ou gratuitas para quem desejar apenas assistir. 

Serviço:

Local: Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase)
Dia 22 de junho
Horário: 8h às 13h15
Grátis e R$ 25 (com certificado)
Inscrições: http://www.fmpfase.edu.br/curso/med2/3413otorrino2013/

Exposição da FMP/Fase aproxima Portugal e Brasil


O Centro Cultural FASE – FMP inaugurou a exposição Brasil – Portugal: o mar que nos separa, a língua que nos une, no dia 7 de junho. A mostra é uma contribuição da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase à programação do ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, comemorado em 2013. A exposição propõe um paralelo, entre as grandes viagens marítimas portuguesas e as viagens individuais de cada visitante, inspirado na poesia do escritor lusitano Fernando Pessoa.

“Queremos convidar o visitante a realizar duas viagens. Uma é a que fez com que Portugal se lançasse ao mar para descobrir novos mundos, chegando ao Brasil. E, nesse contexto, pretendemos trabalhar nossa identidade através da língua portuguesa, um dos principais aspectos que une os dois países. A segunda viagem é a que cada um de nós realiza em nossas vidas, nos levando a descobrir novos eus, novos sonhos e novos mundos”, diz Ricardo Tammela, coordenador de Projetos Especiais da faculdade.

Com curadoria do artista plástico Cláudio Partes, a exposição inclui a proa de uma caravela, que atravessa o salão do espaço, sonorização própria e referência às pedras portuguesas, famosas por comporem o calçadão de Copacabana . A ideia é que o visitante embarque na cenografia e aprecie a instalação da artista Adriane Guimarães, onde brincadeiras com as palavras convidarão todos a interagirem com a mostra. Segundo Partes, o foco é a língua como definidora da identidade dos povos. Uma das inspirações é o livro “A mensagem”, de Fernando Pessoa. “A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes”, dizia o poeta português.
“As viagens pela exposição serão conduzidas através dos textos de Fernando Pessoa, que além de ser um autor de fundamental importância para nossa língua, inspirou e foi referência de gerações de autores, nos dois continentes”, frisa Tammela, lembrando também que haverá referências ao clássico “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, e ao uso do idioma português em outros países.

No período de visitação, que vai até 31 de outubro, a FMP/Fase abrigará eventos paralelos, como festival gastronômico, arte de rua e leituras de poemas de Fernando Pessoa.

“O Centro Cultural FASE – FMP faz a intermediação desse diálogo entre academia e sociedade. Através das exposições que realizamos, investimos em temas pertinentes a ambos os públicos. A exposição Brasil – Portugal: o mar que nos separa, a língua que nos une trabalha a língua portuguesa, mas explora esse contexto em um ambiente criativo e que convida o visitante a refletir, a pensar, a se identificar com o que está sendo apresentado”, explica Ricardo Tammela. 

De 07 de junho a 31 de outubro de 2013
Segunda a sexta-feira: 09 às 21h. Sábado: 09 às 18h.
Entrada franca.
Local: Centro Cultural FASE – FMP - Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Petrópolis, RJ. Telefone: (24) 2244-6471.

O curador da mostra, Claudio Partes; o gestor do Centro Cultural,
Ricardo Tammela; a artista plástica, Adriane Guimarães;
e o diretor da FMP, professor Paulo Cesar Guimarães.
Esquerda para direita: coordenador geral de Ensino, professor Abílio Aranha; professor de Medicina, médico Ruy Cux; diretora da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de resende Chaves; diretor da FMP, Paulo Cesar Guimarães; coordenadora de Medicina, professora Claudia Vasconcellos; coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa, professor João Miranda; curador da mostra, Claudio Partes; e gestor do Centro Cultural, Ricardo Tammela.