quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Fase oferece Curso de Extensão com foco em experiências com a boa mesa e o comer consciente

Comer, sem dúvida, é um dos prazeres mais apreciados pelos seres humanos. As variedades de sabores e temperos encantam o paladar. No Brasil, temos o cultivo de muitos alimentos que oferecem, além de uma mesa farta em cores, muitos nutrientes essenciais para que o organismo se mantenha saudável.

Pensando nessa diversidade de sabores, a Escola de Nutrição e Gastronomia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está oferecendo o Curso de Extensão em Ecogastronomia, com foco em experiências com a boa mesa e o comer consciente. Através de aulas práticas e teóricas as chefs de cozinha, Ana Salles e Lydia Gonzalez, vão partilhar seus conhecimentos na área da Gastronomia, com o objetivo de fornecer ferramentas para o consumo e produção de alimentos ecologicamente corretos, através da abordagem de diversos assuntos inerentes à produção culinária, com intuito de estimular os participantes a pensar sobre a cozinha de forma mais sustentável. 

“A nossa ideia é abordar a temática sobre os alimentos e as bebidas que as pessoas escolhem para consumir e como é o preparo dos mesmos. Vamos destacar a produção da cachaça artesanal e dos licores. Outro destaque desse curso será relacionado à orientação de como realizar a compra de mudas orgânicas. Além disso, vamos trabalhar com carnes de segunda, para quebrar o preconceito. Elas não são consideradas carnes nobres, mas se a pessoa souber como prepará-las, o sabor pode surpreender”, ressalta Ana Salles, chef responsável pelo curso.


O curso será realizado no período de 02 de março a 28 de abril de 2015, todas as segundas e terças-feiras, das 18 às 22h, no Laboratório de Gastronomia da FMP/Fase. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas, até o dia 26 de fevereiro, no site: www.fmpfase.edu.br.

FMP/Fase promove a quinta edição do evento de Trauma e Emergência



A quinta edição do evento da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) será realizada entre os dias 17 e 20 de março, das 18 às 21h, no campus da faculdade.  O objetivo do encontro é oferecer atualização teórica para os alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina, além de identificar as novidades de atuação no mercado para os profissionais da área de saúde.

O evento aborda temas que estão em evidência na área de saúde e que sofreram mudanças no protocolo de atendimento. O presidente da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência da FMP/Fase, Bruno Andrade, ressalta que a reciclagem e os novos conceitos apresentados são baseados na demanda por informações, identificada tanto pelos estudantes, quanto pelos profissionais da área de saúde que atuam em Petrópolis.

“Os protocolos de atendimento nas áreas de trauma e emergência sofrem muitas alterações com o passar do tempo. Por isso, precisamos estar atentos para sabermos quais são os melhores métodos que possibilitam realizar um bom diagnóstico e atender as necessidades dos pacientes”, destaca.

A palestra de abertura do evento “Abordagem ao paciente na emergência” será ministrada por Herlon Saraiva Martins, autor do livro “Emergências Clínicas” e cofundador da Associação Brasileira de Medicina de Emergência.

Os atendimentos realizados em casos de trauma em conflitos, como a atuação de enfermeiros e médicos que trabalham em cenários de guerra e de tragédias, também vão receber destaque. Nesses locais, a escassez de recursos é um grande problema, por isso o tema deve ser abordado para que o profissional esteja capacitado a trabalhar com o mínimo de recursos disponíveis.


O evento está aberto para receber os profissionais da área de saúde do município. As inscrições para participar do encontro podem ser feitas até o dia 17 de março. A programação completa está disponível no site da FMP/Fase: www.fmpfase.edu.br