sexta-feira, 18 de maio de 2012

Campeonato da FMP/Fase realiza homenagem póstuma

A Associação Atlética Medicina Petrópolis, formada por alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis, realiza neste sábado (19) o encerramento da COPA MED, evento esportivo anual onde os estudantes da FMP e da Fase participam de competições. Este ano, o torneio vai homenagear o professor de Medicina, Doutor Antônio José Gomes dos Santos, falecido em agosto de 2009, dando seu nome ao troféu que será entregue à equipe vencedora.
Para este ano, a equipe que conseguir juntar mais garrafas PET com anéis de lata ganhará pontos no torneio, em virtude da campanha Anel de Solidariedade que visa angariar 120 dessas garrafas para a troca por uma cadeira de rodas que será disponibilizada às comunidades atendidas pelos Postos de Saúde da Família geridos pela instituição. Também ganha ponto a equipe que conseguir mais pacotes de fralda, que serão doadas a instituições carentes.
A competição, iniciada no último sábado (12), consiste em equipes femininas e masculinas formadas por alunos, funcionários, e ex-alunos e professores, com times de futsal, handball, vôlei, tênis de mesa, queimada e viradão – disputa onde vence aquele que conseguir beber uma caneca de cerveja sem deixá-la cair. O primeiro e o segundo lugares do torneio recebem medalhas em todas as modalidades.
A premiação será realizada no Esporte Clube Magnólia, localizado à Rua Bingen, no 1.738, a partir das 20h.

Antônio José Gomes dos Santos
Professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis há mais de três décadas, Dr. Antonio José faleceu aos 59 anos, vítima de um infarto. Renomado neurologista, José Gomes dos Santos atuou no Hospital Pedro Ernesto e no serviço de urgências médicas da Clínica São Miguel, considerada a melhor urgência do Rio de Janeiro nas décadas de 70 e 80. Em 1977, ingressou na Faculdade de Medicina de Petrópolis, onde lecionava as disciplinas de clínica médica e fisiologia. Muito querido pelos alunos, era considerado um profissional de extrema competência e dono de um contagiante bom humor. Em 1983 iniciou os trabalhos no Hospital Alcides Carneiro onde assumiu várias funções e chegou a ocupar o cargo de diretor geral. Em 2008, Dr. Antonio José Gomes dos Santos se tornou diretor presidente do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (SEHAC).


Fórum de Pediatria Dalva Sayeg

Cerimônia Solene
Na noite de ontem (17), a FMP/Fase realizou a cerimônia de abertura do 11º Fórum Dalva Sayeg da Academia Brasileira de Pediatria (ABP). A educadora Maria Isabel de Sá Earp, junto com o diretor Paulo Cesar Guimarães, recebeu representantes da Academia e da Sociedade Brasileira de Pediatria, além de membros da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro. O médico José Dias Rego, presidente do fórum, ministrou a conferência de abertura com o tema “A Criança do Século XXI”.  O evento foi finalizado com a apresentação do coral do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH), que encantou a todos com um repertório de canções nacionais e internacionais.


(da esquerda para a direita) - Maria Isabel de Sá Earp (Fmp/Fase), Paulo Cesar Guimarães (FMP/Fase), José Dias Rego (presidente do Fórum), Malvina Tuttman e Edson Liberal (Soperj).