segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Programação da Semana de 18 a 24 de outubro



Programa EM QUESTÃO
Tema: Alzheimer

  • A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência. Ela afeta quase a metade da população idosa mundial, com mais de 85 anos. Mas também pode acontecer de forma precoce, por volta dos 50 anos. O comprometimento da memória é o sinal mais marcante, mas a evolução da doença vai comprometendo outras partes do cérebro, inclusive a responsável pela parte motora. O Em Questão aborda o tema com o neurologista e professor da FMP/Fase, Marcus Vinícius Minucci.

Em Questão: Segunda, 20h - Terça, 21h30 - Quarta, 22h30 - Quinta, 21h30 - Sexta, 22h - Sábado, 14h30 - Domingo, 13h e 22h30

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Maestro Rodrigo D’Ávila
  • Maestro, instrumentista, professor. Onde houver música, lá está Rodrigo D’Ávila. É assim desde criança. Os primeiros passos foram no Coral Canarinhos de Petrópolis, com o incentivo do Frei Leto. Vocação despertada, Rodrigo não parou mais. Aprendeu piano e flauta. Conquistou o primeiro prêmio ainda menino, com apenas 10 anos. No programa, o maestro fala da paixão pela música e da trajetória, que inclui a passagem pela banda Serra Blues. jovem. Formado pelo Conservatório Brasileiro de Música, Rodrigo tem atualmente uma rotina agitada: rege o coral das Princesas de Petrópolis, participa de um trio instrumental e ainda realiza um projeto social em escolas públicas, apresentando a música clássica de uma forma leve e lúdica para os alunos.
Arte & Cultura: Segunda, 21h30 - Terça, 20h - Quarta, 20h30 - Quinta, 22h30 - Sábado, 17h - Domingo, 20h30

Programa MINUTO FASE
Tema: Profissões

MÉDICO
  • O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.
NUTRICIONISTA
  • O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.
ENFERMEIRO
  • A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
ADMINISTRADOR
  • O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.
RECURSOS HUMANOS
  • Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.
TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
  • Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Década Internacional de Afrodescendentes – Quilombo do Dandá/Bahia – Guerra e Paz/ONU
  • Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, um documentário produzido pela ONU aborda as causas da intolerância religiosa no Brasil. Na Bahia, descendentes de escravos que vivem no Quilombo do Dandá lutam pelo direito à terra onde os antepassados viveram. O episódio mostra ainda que depois de cinco anos, os painéis ‘Guerra e Paz’, de Portinari, estão de volta à sede da ONU, em Nova Iorque. Nesse período, a obra foi trazida para o Brasil, para restauração, e participou de uma série de exposições pelo país e também na França.
Ao Redor: Terça, 11h - Quinta, 20h30 - Domingo, 22h

Programa FAIXA INTERATIVA – Em Questão
Tema: Nutrição nos ciclos da vida: Alimentação Infantil
  • 80% das crianças brasileiras consomem mais açúcar do que deveriam. 89% dos pequenos também excedem a quantidade de gordura estabelecida pelos órgãos de saúde. Por outro lado, o consumo de alimentos saudáveis e necessários para o bom funcionamento do organismo está abaixo do recomendado. Para citar só um desses índices: 82% das crianças não alcançam o valor mínimo de ingestão de fibras. Os dados são do IBGE e servem para ilustrar o primeiro programa da série sobre Nutrição nos Diferentes Ciclos de Vida. Neste episódio, o tema Em Questão é a Alimentação Infantil. O assunto é debatido com as nutricionistas Karine Durães, Katia Maria Cili e Tatiara Monção.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programas produzidos por parceiros da FASE TV:
 
Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Química além das fórmulas?
  • Quando uma pessoa diz que “rolou uma química” em relação a outra pessoa, todo mundo entende que tipo de atração é, sem precisar decorar fórmulas nem misturar letras e números, tarefa que já complicou muita gente no ensino médio. Afinal, as pessoas não param para pensar nisso, mas o próprio ato de pensar depende de reações químicas, pois são substâncias químicas que produzem as transmissões elétricas de um neurônio para outro. Na verdade a química está presente em tudo: borracha, plástico, celulose; tudo depende de compostos e reações químicas. E se a ciência da química permitiu transformar petróleo em plástico – hoje vilão na natureza por conta da dificuldade de decomposição, poluindo o meio ambiente – pode estar na química também a solução para reciclagens, filtragens e despoluição. O mundo da química e dos químicos no Brasil, na proximidade do Ano Internacional da Química, em 2011, motivam nosso debate do programa.
Tome Ciência: Quarta, 16h - Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Parasitoses Intestinais
  • Na década de vinte, Monteiro Lobato criou o personagem Jeca Tatu que tinha uma doença conhecida como amarelão. Através do personagem, o autor evidenciava o descaso do poder público com as doenças que atingiam as populações mais pobres do Brasil. Ainda hoje, as parasitoses intestinais são um problema para a saúde pública porque estão diretamente relacionadas à falta de saneamento básico, dificuldades de acesso a informações sobre prevenção e maus hábitos de higiene. Quando falamos desse assunto, logo surgem dúvidas e crendices populares. O programa mostra o que é verdade e o que é mito a respeito das parasitoses intestinais.
Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h - Quarta, 10h - Sábado, 11h

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Joel Zito Araújo
  • “Examinar a representação dos atores negros em quase 50 anos de história da telenovela brasileira é trazer à tona a decadência do mito da democracia racial. Sujando assim uma bela, mas falsa, imagem que o Brasil sempre buscou difundir de si mesmo. Fazendo crer que a partir da nossa condição de nação mestiça, superamos o problema racial e somos um modelo de integração para o mundo. Nenhum dos atores negros parece ter escapado do papel de escravo ou serviçal, mesmo aqueles que quando chegaram à televisão já tinham um nome solidamente construído no teatro ou no cinema, como Ruth de Souza, Grande Otelo, Milton Gonçalves e Lázaro Ramos”. Esses são trechos de um capitulo do livro: O Negro na TV Pública, organizado por Joel Zito Araújo, que serve de tema para este episódio do Ciência e Letras.
Ciência & Letras: Domingo, 15h - Segunda, 22h30 - Quinta, 20h

Programa NA ESTRADA
Tema: Taboão da Serra e Campinas - SP
  • O canal Saúde na Estrada foi até Taboão, região metropolitana de São Paulo, para mostrar uma parceria entre saúde mental e cultura.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 - Terça, 23h

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Creche
  • Na hora de ter filho, o que fazer? Colocar na creche, contratar babá ou cuidar por conta própria? São muitas as dúvidas. E como a família pode ajudar? Essas e outras questões que surgem com o nascimento de uma criança são o tema do programa.
Em Família: Quarta, 20h - Domingo, 16h - Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Astrologia
  • A astrologia representa a forma de todo saber psicológico da antiguidade, já dizia o psiquiatra e psicanalista Carl Jung. Há milênios, os astros eram usados para orientação espacial e também na agricultura: para saber quando plantar, quando colher. A astrologia pessoal, como conhecemos hoje, é recente, tem cerca de meio século. Esse é o tema deste Unidiversidade.
Unidiversidade: Terça, 10h - Quinta, 18h - Domingo, 10h e 16h30

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35