quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Semana de Nutrição da FMP/Fase debate alimentação segura


Os cuidados para uma alimentação saudável e a prevenção de doenças estarão em debate na Semana de Nutrição da FMP/Fase, de 29 a 31 de agosto, que é o Dia do Nutricionista. Com o tema “Panorama do cenário atual em alimentação e nutrição”, o evento comemora os 20 anos do curso na faculdade.

A programação acontecerá das 8h às 13h, com o objetivo de promover a atualização dos profissionais de saúde e estudantes de Nutrição, Enfermagem e Medicina.

“O cenário da alimentação em nosso país vem mudando. Um elevado consumo de produtos industrializados, ricos em gorduras e açúcares, vem dando lugar ao uso de alimentos menos processados e in natura. A troca, ainda lenta, é fruto de campanhas de conscientização. Vivemos uma tentativa de estímulo à "comida de verdade", à alimentação mais natural, baseada em produtos frescos e ricos em nutrientes. Isso é fundamental para a melhora do perfil de saúde e a prevenção de doenças”, frisa a coordenadora do curso de Nutrição da FMP/Fase, Jamile Nogueira.

As mesas de debates também abordarão temas como “Grupos de emagrecimento”, “Fertilidade: qual o papel do nutricionista para o homem e a mulher?”, “Nutrição resolutiva e anti-inflamatória”, “Síndrome do ovário policístico e menopausa”, Introdução alimentar – diferentes abordagens e desafios para o nutricionista”, “Registro profissional: por que é necessário?”, “Empreendedorismo e nutrição” e “Pancs, Plantas Alimentícias Não Convencionais”.

Também estará em discussão o uso de agrotóxicos no campo e a tentativa de flexibilizar no Congresso Nacional a legislação ambiental, no embate entre parte dos produtores rurais e ambientalistas sobre o que esses últimos rotularam de “pacote do veneno”.

“É importante discutirmos o papel do nutricionista no acesso da população a alimentos seguros para a saúde”, diz Jamile Nogueira.

A Semana da FMP/Fase terá, ainda, um minicurso sobre “Estratégias de suplementação para hipertrofia e emagrecimento em fitness”. Outras informações e as inscrições para o evento estão disponíveis no site da faculdade, em http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Evento/6218SemanaNutricao2018/

 

Emoção marca encontro de alunos da segunda turma de Medicina formada pela FMP


No último sábado (18), a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) foi palco de um emocionante e nostálgico encontro entre os alunos da turma de Medicina de 1973, a segunda da história da FMP, mas a primeira a prestar o vestibular específico para a instituição. Mais do que apenas um encontro, foi a oportunidade de renovar laços de amizades que já duram meio século.

Esse sentimento foi corroborado pelas palavras de um dos alunos daquela turma, Marco Antônio Moreirão, ortopedista e traumatologista, que destacou os momentos de renovação e reciclagem interior proporcionados pela reunião. “Estar aqui é renovar tudo. É muito bom rever os colegas, muita gente que eu não via há anos. Infelizmente, alguns já morreram e outros não puderam vir, mas quem veio está feliz, nossa amizade é imperdível”, disse.

Também foi a chance para os “alunos da primeira hora” verem as transformações pelas quais a Faculdade de Medicina de Petrópolis tem passado, desde a implantação, em 1967, na antiga sede, no Cascatinha, até o que se tornou hoje: uma faculdade de renome nacional, referência na área, nota 5 no MEC, que recebeu, recentemente, o selo de Escola Médica de Qualidade, conferido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Escolas Médicas (ABEM).

“Eles estão emocionados, pois não conheciam a nossa bela faculdade. A FMP iniciou no Cascatinha, de forma bem modesta, e atualmente é essa magnitude que as pessoas se apaixonam. Agora, imagine um ex-aluno que não viu esse avanço todo no dia a dia. É um encontro muito bom para ele e para nós também”, destacou Paulo Cesar Guimarães, professor e diretor da FMP.

Na oportunidade, os alunos foram homenageados com um antigo quadro de fotos da turma, que foi restaurado e ficará fixado em um dos principais corredores da faculdade. Além disso, ainda puderam conhecer o campus e também o novo prédio, um anexo sustentável, que conta com um Centro de Simulação, quadra poliesportiva, auditório e mais 15 salas de aula.

Para Maria Isabel de Sá Earp, supervisora geral da FMP/Fase, um encontro como esse é importante do ponto de vista afetivo, mas também ajuda a revelar o sucesso do processo educativo. “Conseguimos perceber se formamos bons médicos, mas, principalmente, se eles estão exercendo a profissão com ética, cuidado e empenho. Ficamos muito agradecidos pelas lembranças que eles trazem, pois isso mostra que os valores e princípios da escola realmente fizeram marca em suas vidas”, afirmou.

Até hoje, a FMP/Fase já formou mais de quatro mil médicos, que exercem a Medicina Assistencial e Acadêmica no Brasil e em vários outros países. Em breve, novos alunos vão ajudar a escrever mais um capítulo da história da formação de excelência em Medicina: as inscrições para o Vestibular 2019 estão abertas até o dia 10 de setembro, com 150 vagas para o próximo ano, sendo 75 em cada semestre. Mais informações em http://fmpfase.edu.br/vestibularMed/
Registros do encontro: