quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Faculdade de Medicina de Petrópolis ganha Prêmio Internacional

Na última sexta-feira, dia 21 de novembro, a Faculdade de Medicina de Petrópolis foi premiada pela Organização das Américas para a Excelência Educativa – ODAEE, com o Prêmio Sapientiae 2008.
O evento premia as Instituições de ensino que apresentam gestão de qualidade e boa formação acadêmica. De acordo com diretor da FMP, Guillermo Lopez Lopez, foi realizada uma pesquisa pela ODDAE, que abrange a maioria dos países das Américas, além de Inglaterra, Portugal e Espanha. “Não sabíamos que a Faculdade estava sendo avaliada e incluída como candidata a premiação, foi uma surpresa”, comenta.
O diretor ainda ressaltou que o prêmio contribui para o reconhecimento internacional da Faculdade de Medicina de Petrópolis, “esse prêmio vai divulgar o nome da Instituição internacionalmente”. Guillermo Lopez Lopez também foi homenageado durante o evento. O diretor da Faculdade de Medicina recebeu dois prêmios pessoais, de gestão de qualidade e de doutor honoris causa, mérito que quer dividir com toda a Instituição de ensino, incluindo corpo docente, discente e administrativo “é o reconhecimento do trabalho na Faculdade. O prêmio é de todos, não é de uma pessoa só”.
A perspectiva para o ano que vem é que a Faculdade possa repetir o bom desempenho e ser novamente contemplada com o prêmio. “Isto reflete a seriedade do trabalho desenvolvido na Instituição, com qualidade reconhecida a nível internacional”, finaliza.

Dia “D” a favor do meio ambiente

Neste sábado, dia 29/11, o posto de saúde da família do Machado Fagundes vai promover em parceria com a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis, COMDEP, o dia “D” à prevenção do meio ambiente.
O evento conta com a participação da equipe da unidade, alunos de nutrição e medicina da FASE/ FMP e de toda comunidade.
Segundo a médica responsável, Maria Angela Garzanego, este é o primeiro de muitos mutirões a favor do meio ambiente, “queremos fazer um evento como este todo ano, tentar mobilizar a galera para fazer algo diferente que dê certo”.
A idéia da realização do dia “D” aconteceu depois de um curso, oferecido pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto, que capacitou os agentes comunitários durante seis meses. Todos aprenderam como orientar as famílias a lidar com o meio ambiente, poluição e lixo. “Eles tiveram algumas idéias e vieram me perguntar da possibilidade da produção de um evento para a comunidade”, comentou Maria Angela Garzanego.
No sábado, toda a equipe vai de casa em casa para orientar a comunidade da existência da coleta seletiva e a importância de não jogar lixos nos rios, principalmente em época de chuva.
A perspectiva é que a educação ambiental se perpetue durante todo o ano, para isso já está sendo estudada a possibilidade da orientação permanente, uma vez por semana, no posto de saúde.

Dia "D" a favor do meio ambiente
Sábado - 29/11
08 ás 17h
PSF Machado Fagundes

Melhoria no atendimento

Foi com o objetivo de manter a qualidade de gestão e melhorar continuamente o atendimento no Campus da FASE que trinta e sete colaboradores participaram de um curso sobre como implantar um atendimento primoroso nas Instituições de Ensino Superior.
A capacitação aconteceu na segunda semana de novembro, um total de oito horas de palestras tele presenciais.
No fim do programa, os colaboradores ainda avaliaram a iniciativa, as notas do conteúdo foram de 3 a 4 (em uma escala de 1 a 4).
“A proposta foi muito interessante, é primordial para o funcionário
entender que todos são peça chave para o processo de crescimento da Faculdade, foi legal visualizar nas palestras problemas do dia-a-dia, mostrando as soluções. Fica a certeza de que um atendimento padronizado e eficiente é necessário”, comentou André Luiz Eckhardt, do setor de informática.
Para Viviane Gomes da Silva, que lida diretamente com o atendimento como telefonista, a experiência também foi interessante, “acaba padronizando o atendimento e melhora a comunicação, se tiver outros cursos eu quero participar”.
Agora, os alunos serão beneficiados com um melhor atendimento com profissionais qualificados.

Receitas de Natal

A equipe de jornalismo do SBT – Petrópolis realizou durante a manhã de hoje uma matéria sobre ceia de Natal, no Laboratório de Nutrição.
As professoras Maria Helena de Oliveira e Elenice Araújo prepararam receitas gostosas e com ingredientes saudáveis. A idéia foi mostrar como é possível passar o fim de ano de uma maneira bem light.
Entre as sugestões estavam o arroz de forno com nozes, o purê de castanhas do Pará, a farofa de cereais, o tender light com molho de damasco e a mouse de goiaba.
A matéria Ceia Saudável está prevista para ir ao ar nesta quinta-feira, no Jornal do SBT, às 13:30.