terça-feira, 21 de maio de 2019

O Grande Acidente


Nesta terça-feira(21), alunos de Enfermagem e Medicina, integrantes da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência da FMP/Fase, promoveram mais uma edição do Grande Acidente, atividade de conscientização realizada todos os anos, durante o Maio Amarelo, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira. A atividade chama a atenção para a prevenção de acidentes de trânsito e também para os principais procedimentos na hora de prestar socorro às vítimas. 





 
 




Campanha do Maio Amarelo 2019 tem foco nas crianças*


A edição 2019 do Maio Amarelo terá foco nas crianças. Com o mote “No Trânsito, o sentido é a vida”, a assinatura #MeOuça nas peças da campanha tem o viés voltado à reflexão dos adultos frente aos conselhos dados pelas crianças. Em Petrópolis, as ações deste ano também terão as crianças como foco: palestras educativas, cursos voltados a adultos multiplicadores e atividades de conscientização darão o tom da campanha voltada à prevenção para o trânsito.

Dados do anuário estatístico de acidentes de trânsito relacionados a 2017 – o mais recente usado para balizar as ações da CPTrans (Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes) – dão conta de que 35 pessoas morreram em vias urbanas do município, sendo 17 no local do acidente e 18 pós. O documento mostra que a maioria dos óbitos são de homens com idade entre 21 e 30 anos. Um dado alarmante é que 37% das vítimas fatais foram em decorrência de acidentes com motocicletas – se comparamos com a frota desse tipo de veículo (17% do total), pode-se afirmar que este é o tipo de veículo mais perigoso do município. Além das vítimas registradas em vias urbanas, há, ainda, outras sete mortes, considerando os acidentes em rodovias estadual e federal dentro de Petrópolis.
 
*Fonte: ASCOM PMP

Inclusão Digital


A Comissão de Acessibilidade da FMP/Fase realizou, ontem(15), um treinamento sobre acessibilidade digital para seus funcionários. O objetivo da oficina, que é oferecida a cada semestre para os colaboradores recém contratados, é orientá-los sobre as ferramentas digitais existentes, capacitando-os no auxílio de pessoas com deficiência.

O grupo experimentou um programa que substitui o mouse, controlando o cursor com movimentos da cabeça e acionando botões com gestos faciais, conheceram os leitores de tela disponíveis no mercado e um aplicativo de tradução de texto e áudio para Libras. O detalhamento dessas e de outras ferramentas de acessibilidade digital está disponível no site da FMP/Fase: www.fmpfase.edu.br/univ/acessibilidade





Jardins Terapêuticos


Foi realizada, na tarde de hoje(09), a Oficina de Jardins Terapêuticos do 12º Simpósio Brasileiro de Farmacognosia. Os participantes foram divididos em três grupos que, em diferentes pontos dos jardins da FMP/Fase, plantaram mudas de plantas medicinais, como boldo, capuchinha, alecrim, tomilho, hortelã e anis. A atividade está integrada ao projeto Campus Parque da faculdade, que tem como objetivo ampliar a oferta de ações que proporcionem qualidade de vida a seus estudantes e funcionários.