segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Petrópolis ganha novos cursos de residência na área da saúde

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está lançando dois novos cursos na área de saúde, em Petrópolis. A Residência Multiprofissional em Atenção Básica, para áreas de Nutrição, Enfermagem e Psicologia, e a Residência em Enfermagem Intensivista buscam formar profissionais qualificados para o atendimento no SUS, melhorando o serviço prestado. Os cursos devem começar em março, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para a concessão das bolsas pelo Programa de Pró-Residência do governo federal.

“Com a Residência Multiprofissional, o profissional irá se relacionar e trabalhar em comunhão com outras categorias profissionais, além da Medicina, na área da atenção básica. O residente vai interagir também com os profissionais dos Postos de Saúde da Família, e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), de Referência de Assistência Social (CRAs) e de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O curso vai cuidar da realidade local, em benefício da população, sendo essa diversidade de cenários de prática um dos grandes diferenciais desse programa”, diz o coordenador da Pós-Graduação da FMP/Fase, João Miranda.

O coordenador explica que é grande a carência de profissionais qualificados na atenção primária, impossibilitando que questões como saúde mental e seguridade alimentar sejam enfrentadas previamente. Juntos, psicólogos, nutricionistas e enfermeiros ajudarão a resolver problemas nos atendimentos, antes que esses virem casos complexos.

Segundo o professor da FMP/Fase, a Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva também é outra boa novidade, porque nas UTIs há carência de profissionais especializados. O curso se desenvolverá em parceria com a UTI do Hospital de Ensino Alcides Carneiro.

Além disso, as duas residências privilegiam o treinamento prático, sem prejuízo do ensinamento teórico. A carga horária total de cada residência é de cerca de cinco mil horas, com duração de dois anos. “A maioria da carga horária é em serviço, o que motiva ainda mais o residente e ajuda o governo a melhorar a qualificação dos serviços oferecidos no SUS”, completa João Miranda.

O coordenador conta que a FMP/Fase tem grande experiência no campo da atenção primária e na parceria com os serviços públicos para assegurar uma boa formação profissional aos alunos. “Contamos com a qualidade de nossos cursos regulares e o investimento em educação permanente, através da realização, em parceria com a administração pública, de cursos e atividades de treinamento para profissionais de saúde de todos os graus de instrução”, explica.

O edital para seleção dos candidatos está disponível no site da FMP/Fase: www.fmpfase.edu.br. Outras informações também podem ser obtidas através do telefone (24) 2244-6497.

Programação FASE TV

Programação da semana de 18 a 24 de janeiro de 2015


Programas produzidos pela FASE TV:

Programa Arte & Cultura
Tema: “Museologia Social”: 
A memória é fundamental para a constituição do ser humano como ser humano. Os museus são os corações das memórias, e tomaram a dimensão de espaço aberto ao público na Europa do século XVIII, onde podemos citar exemplos clássicos como o Museu Britânico e o Museu do Louvre. O episódio conta sobre o início, a trajetória e as dimensões dos museus pelo mundo.

Programa Minuto Fase 
Tema: “Sexualidade do Idoso”:
O aumento da expectativa de vida trouxe à tona uma questão que durante muito tempo foi 
tratada como tabu: o sexo na terceira idade. O episódio fala sobre a atividade do grupo “Sem Exagero” do Ambulatório-Escola, administrado pela FMP/Fase, que através de palestras e rodas de conversa, busca garantir aos participantes, qualidade de vida em todos os aspectos, incluindo a sexualidade.

Programa Em Questão 
Tema: “As Grandes Epidemias”: 
A devastação de regiões inteiras da África Ocidental pelo Ebola acionou novamente o alerta das autoridades sanitárias internacionais. A Organização Mundial de Saúde está trabalhando com outras agências de ajuda das Nações Unidas para tentar conter o avanço do vírus, além de tratar os doentes, dar suporte às famílias e evitar o caos econômico dos países atingidos. A história da humanidade é marcada por tragédias humanitárias causadas por grandes epidemias: a peste negra, a gripe espanhola, o sarampo, a malária, a febre amarela, o tifo, a poliomielite, a aids e a gripe H1N1. O Em Questão debate o assunto com o infectologista Luis Arnaldo Magdalena Pereira, médico do Departamento de Doenças Infecto Parasitárias (DIP).

Programa Ao Redor
Tema: “Sustentabilidade”:
O episódio apresenta três projetos de agências da ONU que aliam conservação ambiental e geração de renda: ecoturismo, na República Dominicana, produção de cacau orgânico, em São Tomé e Príncipe, e um programa de preservação florestal em Samoa.

Programa Cinema Livre 
Tema: “Ainda existem perseguidos políticos”:
O documentário produzido pelo Coletivo Catarse identifica semelhanças nas ações do 
Estado no passado e atualmente, demonstrando que a cultura do autoritarismo permanece 
arraigada em algumas instituições brasileiras.

Programa Faixa Interativa Arte & Cultura 
Tema: “Ilusionista Gustavo Vierini”: 
Fã de David Copperfield, o ilusionista Gustavo Vierini, foi o único brasileiro premiado com o 
Merlin Award na categoria mentalista, prêmio considerado o Oscar da mágica mundial, 
concedido pela Sociedade Internacional de Mágicos. O episódio narra a trajetória de Vierini 
desde a infância em Nova Friburgo, quando foi fisgado pela mágica, até os dias de hoje. O
programa mostra ainda trechos da apresentação que o ilusionista fez na Sala Arthur de Sá 
Earp Neto em homenagem à Semana da Criança.

Programas produzidos pelo Canal Saúde da FIOCRUZ

Programa Ligado em Saúde 
Tema: “Mandíbula”:
Prognatismo e o retrognatismo são deformidades que acontecem nos ossos da face, elas 
prejudicam a disposição dos dentes, a mastigação e a fala e podem até causar consequências mais sérias pra saúde. O chefe do serviço de cirurgia buco maxilar do Hospital Universitário Pedro Ernesto e professor da faculdade de odontologia da UERJ,
Paulo Medeiros explica o que é o prognatismo e o retrognatismo. Fala sobre tratamento e 
como é a cirurgia de correção e em que fase da vida deve ser feita.

Programa Ciência e Letras Tema: “Alberto Costa e Silva II”:
o O africanista, poeta, diplomata e membro da ABL, Alberto da Costa e Silva fala sobre a 
África antes do portugueses.

Programa Canal Saúde na Estrada 
Tema: “AP-Macapá”: 
o No Amapá, um dos programas promovidos pelo SUS é o “Visão para todos”. O programa 
promove a saúde dos olhos para mais de 140 mil amapaenses com idade acima dos 40 
anos. A associação de pais e amigos dos autistas do Amapá - ama - AP em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde presta atendimento especializado às pessoas do espectro 
autista.

Programa Unidiversidade 
Tema: “Museu do Relógio”:
O que é o tempo, qual é a relação do tempo com o individuo, como o tempo está sendo utilizado? O tempo cronológico e o tempo ideológico. A falta de tempo que acomete a maioria das pessoas. Gravado no Museu do Relógio / SP.

Programa Em Família
Tema: “Gravidez na Adolescência”:
o No Brasil quando jovens engravidam, em geral, não foi planejado, ou até mesmo desejado. O que fazer quando adolescentes engravidam? Como os familiares podem auxiliar? Quais dificuldades e felicidades que um momento como esse pode trazer? Para discutir o tema convidamos a diarista Marlene Neres de Souza, a estudante, Ana Carolina Labanca e a médica pediatra e pesquisadora do IFF/Fiocruz, Riva Rosenberg.