quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prorrogação de campanha contra a gripe não anima os petropolitanos

Prorrogada até a próxima sexta-feira, dia 20, a Campanha de Vacinação contra a Gripe continua com uma baixa procura pela população.


Ontem pela manhã (16/05), o movimento era muito baixo no Centro de Saúde Coletiva, da Rua Santos Dumont. De acordo com as enfermeiras, apenas 62 pessoas comparecem para tomar as doses. Nesta campanha, além da vacina contra a gripe comum, também estão sendo ministradas doses para o vírus H1N1 – gripe A. Em 2009, uma pandemia da Gripe A matou mais de 800 pessoas em todo o Brasil.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde, desde o início da campanha, no dia 25 de abril, até ontem, 21.568 doses de vacina contra a gripe já foram aplicadas nos postos de saúde, correspondendo a 37,8% do público alvo. A meta é imunizar 80% da população, cerca de 54 mil pessoas. O grupo de menor cobertura é o de gestantes, com 1.079 doses aplicadas, num total de 30%. Nas crianças entre seis meses e dois anos incompletos, o número de vacinas aplicadas chega a 2.526, uma cobertura de 43.8%. Entre os idosos vacinados, o total é de 35,4%, correspondendo a 15.450 doses. Já entre os trabalhadores da área de Saúde, o número de pessoas imunizadas é de 2.503, num total de 62%, grupo que tem a maior cobertura.


Para o infectologista e pediatra, diretor da Faculdade de Medicina Arthur Sá Earp (Fase), Paulo César Guimarães, tomar a vacina é fundamental para evitar um aumento no número de casos de gripe A, ainda neste inverno. “As pessoas precisam procurar os postos de saúde e se imunizar. As vacinas são ministradas em todo o mundo. Elas foram feitas para prevenir. São totalmente seguras e podem ser tomadas sem qualquer receio e preocupação. É preciso que a população se conscientize e procure os postos”, ressaltou. Ele citou a vacina contra o sarampo, ministrada há mais de 30 anos. “Ninguém mais fica com sarampo, porque 98% das crianças tomam as doses que combatem a doença. As vacinas servem para isso, para prevenir. Prevenir é muito mais barato e torna o país mais desenvolvido”, frisou.


Além dos idosos, grávidas em qualquer estágio da gestação, crianças entre seis meses e dois anos e profissionais da Saúde devem se imunizar. Nos menores, a vacina é ministrada em duas doses – sendo a segunda 30 dias após a primeira. Paulo César Guimarães alerta para as doenças respiratórias que podem aumentar com o crescimento dos casos de gripe, entre elas a pneumonia e as otites. “A gripe é uma porta de entrada para outras doenças. Se a pessoa está imunizada, ou seja, tomou a vacina, os riscos são menores”, comentou.
Segundo informações da Secretaria de Saúde, não haverá alteração no horário de funcionamento dos 49 postos de vacinação, que estarão abertos até sexta-feira, dia 20, entre 8h e 17 horas.

JANAINA DO CARMO
Redação Tribuna de Petrópolis - 17/05/2011