sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Programação da Semana de 28 de fevereiro a 05 de março de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·         Programa EM QUESTÃO
Tema: Enfermagem Forense

o    “Os enfermeiros forenses desempenham um papel fundamental como ponte entre o direito e a medicina. Eles devem estar em todas as salas de emergência.” A frase é do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autor de uma legislação federal, norte-americana, de proteção a mulheres vítimas de violência, na época em que era senador. O programa sobre Enfermagem Forense tem como convidada a perita técnica forense e ex-aluna da FMP/Fase, Desirée Mathias Pinheiro.

Em Questão: Segunda, 20h
Terça, 21h30
Quarta, 22h30
Quinta, 21h30
Sexta, 22h
Sábado, 14h30
Domingo, 13h e 22h30


·         Programa ARTE & CULTURA
Tema: Série Mulheres na arte

o    BETA PEREZ (atriz) -O programa com a atriz petropolitana Beta Perez abre a série em homenagem ao mês da mulher. Ela conta como foi sua trajetória desde as peças amadoras na escola até chegar à profissionalização. Beta fala da paixão pelas artes cênicas e da importância do teatro e do espetáculo “Confissões de Adolescente” para sua vida e sua carreira. A atriz, que atuou em novelas como Mulheres Apaixonadas e Cama de Gato, ambas da Rede Globo, atualmente se dedica à preparação de atores para TV, como foram os casos do elenco de Malhação, da Rede Globo, e do elenco da novela infantil GabyEstrella, do Gloob.

o    DENISE CAMPINHO (artista plástica)- A FASE TV gravou com a artista plástica petropolitana, Denise Campinho, uma das homenageadas no mês da mulher pelo programa Arte & Cultura. "A arte sempre esteve presente em minha vida. Sempre tive um modo de sentir, pensar e olhar a vida de forma diferente. Quando fiz 18 anos comprei minha primeira tela e comecei a pintar, desenhar." Denise Campinho

o    ANDRÉA PACHÁ (escritora)- A FASE TV gravou com a juíza e escritora petropolitana, Andrea Pachá, uma das homenageadas no mês da mulher pelo programa Arte & Cultura Especial Mulheres na Arte. Andrea Pachá escreveu, em 2012, o livro "A vida não é justa", que será adaptado para série de TV.

o    ANA SAMPAIO (cantora) - O quarto programa da série Mulheres na Arte traz a cantora Ana Sampaio, que iniciou sua carreira aos 15 anos no coral Princesas de Petrópolis. A pesquisa musical é uma das preferências da artista, que já encarnou Carmem Miranda numa homenagem especial à “pequena notável”. No episódio especial do Arte & Cultura, ela fala da paixão pela música, das parcerias e apresenta canções de seu repertório.

o    IVNA CHEDIER MALULY (escritora): O episódio da série Mulheres na Arte apresenta a escritora infantil IvnaChedierMaluly, petropolitana de nascimento e atualmente radicada na Bélgica. Autora do livro "Cadê seu peito, mamãe?", referência na abordagem da questão do câncer de mama para crianças, Ivna fala da importância da literatura na sua vida, da carreira no jornalismo, atuando em jornais importantes do país, como o Jornal do Brasil e a Gazeta Mercantil, e também como correspondente, para outros tantos veículos, como a BBC, e como a relação com o filho Elias a fez querer explicar o mundo para os pequenos.

o    PITA CAVALCANTE (atriz): Arquiteta por formação, Pita Cavalcanti descobriu as artes cênicas como terapia contra o estresse e acabou entrando de cabeça no universo teatral. Dé lá pra cá, são mais de 30 anos de trabalho com o grupo Pessoal Aí. No episódio, que faz parte da série Mulheres na Arte, Pita se emociona ao falar da vida no palco, das dificuldades financeiras para manter as produções em cartaz e do amor ao teatro.

o    Djanira da Motta e Silva (Pintora):O episódio da série especial Mulheres na Arte fala sobre a vida e a obra da pintora, desenhista, ilustradora, cartazista, cenógrafa e gravadora brasileira, Djanira da Motta e Silva. Natural de Avaré, São Paulo, Djanira se descobriu pintora aos 23 anos de idade e aos poucos foi sendo reconhecida dentro da modernidade graças aos seus traços e suas cores, que retratam a cultura brasileira.

o    Giulia Marchesini (cantora): Cantora desde os 14 anos, Giulia Marchesini tem grande experiência na área musical. Em sua infância, teve aulas de música e flauta doce e mais tarde atuou como cantora e solista em corais petropolitanos durante 7 anos, onde teve aulas de teoria musical e técnica vocal. O episódio da série Mulheres na Arte apresenta a vida da cantora, seus desafios e planos para o futuro de sua carreira.
           Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                              Sábado, 17h
                             Domingo, 20h30



·         Programa:SÉRIE SDUMONT: UMA PORTA PARA O FUTURO
Tema: A pesquisa científica e a computação do futuro
o    O episódio aborda o que está sendo pensado e testado hoje para ser aplicado na nossa vida nas próximas décadas. Tratamentos personalizados, remédios sobmedida, cura e prevenção de doenças através da terapia celular: as novas fronteiras da Medicina Regenerativa. O programa também conversa com especialistas em computação quântica, já utilizada por algumas empresas, como o Google, ainda em fase de testes. Os ganhos em relação à computação convencional, chamada de clássica, acontecem em dois níveis: tanto no processamento de cálculos quanto na transmissão de dados.
          Série SDumont: Terça, 11h                                                                                                               Quinta, 20h30
                                  Domingo, 22h


·         Programa MINUTO FASE
Tema:
Combate ao mosquito

o    Para combater o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus, informação. Equipes do Posto de Saúde da Estrada da Saudade e da FMP/Fase visitaram as casas  da comunidade. O Minuto Fase mostra como foi o mutirão. O grupo distribuiu panfletos, explicando como evitar a proliferação do Aedes Aegypti. E também ajudou os moradores no mutirão para descartar recipientes com água parada.
         Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema:
Odontologia

o    Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o        O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o       O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o          A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o       O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o     Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o        Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação.Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO

·                    Tema: O feminismo na era digital (CoFem – Coletivo Feminista)

o    O feminismo conquistou uma série mudanças ao longo do século XX, como o direito à educação, ao voto, ao divórcio. Mas ainda falta um longo caminho até que se alcance a igualdade de gêneros. O ativismo nunca deixou de existir porque nunca deixou de ser necessário. Mas atualmente apresenta uma nova configuração e usa as redes sociais como importante ferramenta de expressão. O tema O Feminismo na Era Digital é debatido com a participação de Carolina Caldas e a Rafaela Lima, integrantes do Coletivo Feminista, o Cofem.

Tema: Equidade

o    Equidade é sinônimo de igualdade, justiça social. O último relatório divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento revela que o mundo nunca esteve tão rico, mas também está cada vez mais desigual. No planeta, 1% da população mais rica detém 40% dos bens globais, enquanto 2 bilhões e 200 milhões de pessoas vivem na miséria ou no limiar da pobreza. O programa ouve a opinião da doutora em Ciência Política e especialista em direitos humanos, Sônia Fleury.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
  •          Programa TOME CIÊNCIA               
Tema: Os sonhos de um bom sono
o    Nosso desempenho físico e mental durante o dia está diretamente ligado a uma boa noite de sono. Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo. Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento são liberados durante o sono. Mais de 1/3 da humanidade têm tendência à insônia. Muitas vezes, problemas para dormir surgem como respostas à agressão exercida sobre o nosso ritmo biológico normal. Métodos e clínicas especializadas já ajudam a embalar os sonhos dos brasileiros. Saiba o que a ciência já descobriu sobre um hábito tão banal e importante do ser humano.
Tome Ciência: Quarta, 16h 
Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Síndrome de Guillain–Barré

o    Está confirmada a relação entre o zika vírus e o Guillain-Barré. Uma síndrome rara que costuma afetar um em cada cem mil habitantes. A síndrome de Guillain-Barréocorre quando o corpo reage a uma infecção provocada por bactérias ou por outros vírus, não apenas o zika vírus. Ela é um problema grave e que exige atendimento imediato. O programa dessa semana irá explicar os primeiros sintomas e dizer como é o tratamento oferecido pelo SUS, além de conhecer as fases de evolução da síndrome e o tempo que pode levar até a recuperação total.
Ligado em Saúde: Terça, 21h
Quarta, 10h
Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Imagens de cura

o    Imagens de cura: Ayahuasca, imaginação, saúde e doença na barquinha. Esse é o livro do Ciência e Letras dessa semana, escrito por Marcelo Mercante, doutor em Ciências Humanas, com pós-doutorado em Antropologia, na Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade de São Paulo.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
Segunda, 22h30
Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema:Rio de Janeiro –RJ

o     Da estrada para o piscinão. O Canal Saúde na Estrada fez uma parada na cidade do Rio de Janeiro, na comunidade da praia de Ramos. O canal foi conhecer uma unidade do SUS que faz um trabalho excepcional quando o assunto é promoção de saúde.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
Terça, 23h



·         Programa EM FAMÍLIA
         Tema: Amizade

o    É dito popular que o cachorro é o melhor amigo do homem. Vinícius de Morais já foi além dizendo que o uísque é o cachorroengarrafado, aquele amigo que se leva debaixo do braço e do lado esquerdo do peito, porque a boa amizade tem licença poética para ser clichê. Mas a definição do peruano LuisFelipe Angell é quase um abraço de urso: ”Verdadeiro amigo é aquele que nos quer apesar de nada”. O programa fala sobre o valor da amizade.
Em Família: Quarta, 20h
Domingo, 16h
Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Que mosquito é esse?

o    Um pequeno mosquito é capaz de deixar em alerta boa parte do mundo. Aedes aegypti: “Que mosquito é esse”? É o tema do Unidiversidade dessa semana.
Unidiversidade: 
Quinta, 18h
                                  Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde diariamente, em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35