segunda-feira, 8 de abril de 2019

FMP/Fase inaugura novo prédio do Ambulatório Escola e amplia oferta de atendimentos em Petrópolis

Nesta sexta-feira (05), a direção da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) inaugurou o novo prédio do Ambulatório Escola, localizado em Cascatinha. A partir de agora, a população passa a contar com a nova estrutura oferecida pela unidade, que também é conveniada ao Sistema Único de Saúde.

Por ser uma unidade de ensino na área da saúde, os pacientes serão atendidos no Ambulatório Escola por acadêmicos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Radiologia, Medicina e Odontologia, sempre supervisionados por professores, profissionais especialistas nas respectivas áreas. Toda a dinâmica de atendimento dos pacientes é discutida entre estudantes e professores com base nas melhores evidências científicas visando à formação de novos profissionais de saúde e garantindo um atendimento de excelência aos usuários da unidade.

“Uma das atribuições do Sistema Único de Saúde é a formação de novos profissionais de saúde. A relação da Faculdade com o SUS opera nessa lógica, articulando o processo de ensino e formação de recursos humanos com o atendimento universal e de qualidade à população, permitindo acesso para os usuários do SUS a um serviço de excelência que tradicionalmente não teria condição de financiar”, explica Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.

Toda a obra de construção do novo prédio, investimento de R$ 13 milhões, foi custeada com recursos da Fundação Octacílio Gualberto, mantenedora da FMP e da Fase. Agora, a população conta com mais uma ampla e moderna estrutura de atendimento. O novo prédio de 7 andares oferece 52 consultórios odontológicos, 19 consultórios médicos e  2 salas de pequenas cirurgias; serviço odontológico de imagem com  3 salas de raios-x e tomografia odontológica; novo ambiente para exames complementares de ultrassonografia, ecocardiografia e eletrocardiografia;  posto de coleta de exames, central de esterilização de materiais, 2 salas de curativos, posto de enfermagem, laboratório de simulação odontológica, sala de estudos para alunos, 7 salas de aula com 48 lugares cada, 3 salas de professores, 1 sala de reuniões, além de nova recepção e sala de espera.

“Eu agradeço a parceria da FMP/Fase com a Prefeitura. É muito gratificante ver como a saúde em Petrópolis está evoluindo e, hoje, o município precisa muito dessa parceria com a faculdade. Estou encantado com toda a estrutura que estão oferecendo aqui, porque é um espaço onde as pessoas mais carentes terão acesso a um atendimento de ponta, com excelência”, destaca Bernardo Rossi, prefeito de Petrópolis.

O Ambulatório Escola, além de oferecer consultas e exames, possui serviço de pequenas cirurgias, vacinação e imunização. É reconhecido como centro de referência em curativos no Município, realizando, em média, 625 procedimentos por mês. No segundo semestre de 2018, além dos atendimentos realizados pelos cursos de pós-graduação em odontologia, também foram iniciadas as atividades do curso de graduação. Todos os procedimentos realizados no Ambulatório Escola seguem as Políticas Públicas de Saúde, com foco na integralidade e na abordagem interdisciplinar do paciente. Entre Consultas de Especialidades, Exames Complementares, Procedimentos e Atividades Educativas, em 2018, foram realizados 95.360 atendimentos, com média mensal de 7.947.

O novo prédio do Ambulatório Escola conta com todos os recursos que garantem acessibilidade (elevadores, rampas, banheiros adaptados, mobiliário adequado), de modo que toda a população possa ser plenamente atendida na unidade. Além disso, acompanhando o padrão institucional, a nova edificação conta com sistema de recolhimento da água da chuva para reutilização nos jardins e sistema sanitário; telhado verde contendo área de convivência; iluminação natural em todos os ambientes que também contam com sistema de climatização; tela protetora das fachadas contra excessiva insolação para reduzir a temperatura do ambiente e evitar o uso excessivo de ar condicionado, demonstrando real preocupação com a sustentabilidade.

A clínica de odontologia utilizará prontuário eletrônico de pacientes possibilitando a atualização dos métodos de armazenamento e consulta de informação, facilitando a sua transmissão para outras unidades do Sistema e para trabalhos científicos. Além disso, todo o serviço de imagem utilizará equipamentos digitais.

“O curso de Odontologia, de uma maneira geral, veio para completar esse quadro de tradição da FMP/Fase em relação ao cuidado integral oferecido aos pacientes. Esse prédio vem nos possibilitar inúmeras outras práticas de ensino. Serão realizados os mais diversos procedimentos clínicos em adultos e crianças. Será um ganho muito grande para a população. Além dos cursos de pós-graduação que terão mais essa área prática, teremos um curso de extensão em traumatismo dentário. Caso a pessoa quebre o dente em um tombo ou em um acidente poderá recorrer também a esses atendimentos. Além disso, contamos com a novidade da clínica infantil, com procedimentos que serão oferecidos desde bebês até adolescentes”, ressalta Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da FMP/Fase.

Os modernos equipamentos odontológicos de imagem digitalizada permitirão ampliar o número de vagas de estágio do curso de Radiologia garantindo uma formação qualificada destes tecnólogos. Outra novidade é o padrão tecnológico das duas salas de pequenas cirurgias que permitirão a realização de procedimentos de maior complexidade no AMBE. A nova unidade de saúde foi equipada integralmente com aparelhos de última geração visando à segurança dos pacientes e à excelência do ensino.

“A nossa expectativa é grande, porque com essa nova estrutura teremos como fazer um atendimento mais personalizado. Além disso, crescer a oferta de especializações na área de Odontologia é muito interessante, pois muitas vezes, por questão de distância e até mesmo de segurança, muitos profissionais acabam não fazendo uma pós-graduação”, frisa Ana Beatriz Goettnauer, aluna do 7º período de Odontologia da FMP/Fase.

Esse novo empreendimento também promove o desenvolvimento econômico de Petrópolis gerando novos empregos diretos e indiretos, tendo em vista a demanda gerada por serviços especializados de infraestrutura e manutenção de equipamentos.

“Eu já sou atendida na unidade há dez anos. Tive três infartos e, desde então, faço acompanhamento aqui. Estou encantada com toda essa nova estrutura. O espaço já é excelente, agora vai melhorar ainda mais. Estou muito feliz com mais essa conquista para a comunidade”, finaliza a aposentada Linda de Oliveira, moradora de Cascatinha.

Todas as especialidades (pediatria, cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, enfermagem, gastroenterologia, ginecologia, neurologia, DTM, nutrição, obstetrícia, odontologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, alergia pediátrica, urologia, radiologia odontológica, psicologia, psiquiatria e uroginecologia) são oferecidas através do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que alguns procedimentos odontológicos ainda não conveniados ao SUS serão oferecidos a preços populares. Os pacientes devem agendar suas consultas pelo telefone: (24) 2235-2224.