quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Primeiro dia de ação voluntária em Itaipava


Representantes da Faculdade Arthur Sá Earp Neto visitaram os três abrigos em Itaipava, no Vale do Cuiabá, Madame Machado e Lajinha, com o intuito de avaliar demandas e necessidades da comunidade.

O curso de Nutrição, através da professora Elenice de Araújo e alunos, vai atuar nesses abrigos na organização dos alimentos e na sugestão de cardápios. A atividade está prevista para começar na sexta-feira (21/01).

Amanhã equipes de enfermagem, compostas de um enfermeiro e cerca de seis acadêmicos, vão visitar as casas para orientar os moradores quanto o perigo de doenças, profilaxia, etc.


Doações


As doações continuam no Campus Barão da FASE e no Pavilhão de Ensino do Hospital Alcides Carneiro, os materiais com urgência são:


- Roupas de bebê

- Mamadeiras

- Fraldas

- Absorvente

- Roupas íntimas

- Material de higiene pessoal (interessante levar kits prontos com: sabonete, escova e pasta de dente, shampoo, condicionador, barbeador...)

- Material de limpeza

O que saiu na imprensa - Ação voluntária em Itaipava


Jornal do Commercio, coluna Marcia Peltier
18/01/2011

Egressas de nutrição promovem oficina

Grupo de egressas de Nutrição da FASE/FMP realiza Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos voltada para as mães assistidas pela ONG Renovar.

O evento aconteceu hoje (19/01), de 11h às 15h, no laboratório de Gastronomia da faculdade e contou com a presença de nove mães atendidas pela ONG. Além de aprender todo o processo de higienização e a importância de ingerir partes de alimentos que geralmente são jogados fora, as alunas produziram refeições criativas e praticamente nenhum lixo.



Ao perceber carências na dieta dos assistidos, as nutricionistas Mayara Mesquita, Priscila Ferreira Leite, Monique Boechat, Lucilene Afonso e Monique Costa definiram os alimentos necessários e criaram uma apostila com receitas sob medida para crianças e adultos, levando em consideração o desperdício e a absorção dos nutrientes.

De acordo com Priscila muitas ainda não recebem o auxílio de Bolsa Família, então a escolha de receitas teve como base os alimentos que as famílias já consomem. A dieta em geral é regada àafeijão, arroz e macarrão, mas laranja, banana e couve também aparecem na lista do supermercado.

No menu produzido na oficina estavam o filé de chuchu com farofa de talos, a torta de casca de banana e o refrigerante natural de laranja. "Se prestar atenção aprende! Os meus sete filhos são bons de boca, a maioria come tudo o que eu faço! Acho muito importante o que eas nutricionistasfazem e eu não falto ao atendimento não. Estou sempre lá!" revela Solange dos Santos (40), que tem um dos filhos na lista de atendimento da ONG.


Essa é a primeira oficina criada pelas ex alunas da FASE/ FMP em serviço da Renovar, mas elas garantem que haverá outras e informam que estão desenvolvendo uma pesquisa sobre a alimentação das crianças. "A gente queria fazer mais, porque notamos que as mães querem mudar, mas ás vezes não sabem o que fazer... A pesquisa vai nos fornecer dados para melhorar o trabalho e iniciar a produção de artigos", diz Mayara.

A ONG Renovar existe há 11 anos, oferecendo atendimento multiprofissional, entre eles assistência social, psicológica e nutricional. "A maioria das crianças apresentam dificuldades de aprendizado e, com certeza a má alimentação compromete o rendimento escolar", afirma a Psicóloga da ONG, Maria Luiza Sabugosa, que faz parte do grupo desde a criação e diz que muitos problemas estão associados à má alimentação.

O grupo de Nutricionistas egressas da FASE desenvolve, desde 2010, um trabalho voluntário acompanhado pela Professora Jamile Lima Nogueira e pela Coordenação de Projetos Especiais da Faculdade.