segunda-feira, 11 de maio de 2009

Liga do Trauma participa de atividade em escola

Alunos integrantes da Liga do Trauma e Liga de Terapia Intensiva participaram da Feira "Mundo do Trabalho", que aconteceu no último sábado, dia 09 de maio na Escola Parque no Rio de Janeiro.
O evento reuniu estudantes do ensino médio para conhecerem as profissões e esclarecer dúvidas sobre os cursos.
A Faculdade de Medicina de Petrópolis foi a única Instituição de fora da cidade e a levar o curso de Medicina.
Os bonecos chamaram a atenção dos jovens que escutaram com atenção alguns procedimentos demonstrados nos bonecos.

FASE sedia encontro na área de turismo


Alergias: diagnóstico e tratamentos serão discutidos em encontro da Faculdade de Medicina de Petrópolis

Novas alergias surgem a cada dia. Essa é a impressão que muitos leigos podem ter quando ouvem falar em alergia ao látex, por exemplo. Contudo, o crescimento do número de casos de algumas espécies de alergia se deve ao aumento do grau de exposição a certos tipos de substância. No caso do látex, sua crescente utilização em materiais hospitalares, desde o final da década de 80, faz com que profissionais de saúde sejam os mais suscetíveis a essa espécie da doença, que já atinge cerca de 1% da população.

A origem da alergia, porém, está na predisposição genética. Segundo o professor responsável pela disciplina de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), Carlos Augusto de Araujo, as chances de uma pessoa ser alérgica quando um dos pais tem a doença é 30% superior ao normal e, quando pai e mãe são alérgicos é até 70% maior.

A medicina tem desenvolvido novos tratamentos que podem aliviar os sintomas e até mesmo curar algumas alergias, assunto que será discutido na Reunião de Otorrinolaringologia, Alergia e Imunologia de Petrópolis, no próximo dia 16 de maio. O encontro, que está na sexta edição, é promovido pela Faculdade de Medicina e organizado pelo professor Carlos Araújo, em parceria com o alergista Ney Bartolomeu Corrêa.

A alergia atinge a, aproximadamente, 30% da população mundial e pode causar transtornos diversos, que requerem cuidados especiais. O tipo mais comum, a alergia respiratória, se não tratada corretamente, pode desencadear complicações pulmonares que podem levar ao óbito. Também motivo de preocupação, especialmente de pais e mães com filhos pequenos, a alergia ao leite materno e de vaca pode ser tratada por meio da retirada da proteína causadora da reação alérgica, em crianças menores de dois anos de idade, quando o ideal é evitar a substituição alimentar por outros tipos de leite - assunto que também será discutido no evento.

Reunião de Otorrinolaringologia, Alergia e Imunologia de Petrópolis
Dia 16 de maio – 8h30 a 14h40
Local : Sala Arthur de Sá Earp Neto

Semana de Enfermagem

A Faculdade de Medicina de Petrópolis e a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/FASE) promovem, nos dias 12 e 13 de maio, a VIII Semana de Enfermagem. O tema do encontro é “A enfermagem fazendo a diferença em todas as fases da vida”. No primeiro dia do evento serão realizados cursos na área, com a professora Maria Cecília Marcolino. A quarta-feira será destinada a palestras sobre a saúde do adolescente, do adulto e do idoso e sobre qualidade de vida do profissional de enfermagem. O evento faz parte da 70ª Semana de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), que acontece em todo o país, dos dias 12 a 20 de maio, com o slogan “Enfermagem vale a vida”. Outras informações e inscrições pelo site: http://www.fmpfase.edu.br/

Programação


Dia 12 Terça-feira

13:00h às 17:00h - CURSOS PRÉ-EVENTO
Profª. Maria Cecília Marcolino


Tratamento de Feridas Cuidado com o paciente crítico Atendimento pré-hospitalar Segurança do Trabalhador

Dia 13 Quarta-feira

8:00h - INSCRIÇÕES

8:30h - ABERTURA

9:00h - CONFERÊNCIA
A qualidade de vida do trabalhador de enfermagemConferencista: Profª. Drª. Rosane Griep

10:00h - SESSÃO PÔSTER DIALOGADO E COMUNICAÇÃO ORAL


12:00h - INTERVALO PARA ALMOÇO

13:00h - I ENCONTRO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM DA FASE

CICLO DE PALESTRAS


Assistência de Enfermagem à Saúde do Idoso Conferencista: Profª. Jaqueline da Silva Assistência de Enfermagem à Saúde do Adulto Conferencistas: Profª. Maria Virgínia Godoy Assistência de Enfermagem a Saúde do Adolescente Conferencistas: Profª. Miriam Heidemann

17:00h - SESSÃO DE PREMIAÇÃO ENCERRAMENTO E CONFRATERNIZAÇÃO
Profa. Cláudia Respeita
CURSOS

12/12/05
13:00 às 17:00h

Curso Tratamento de Feridas
Sala 12

12/12/05
13:00 às 17:00h

Curso Cuidado com Paciente Crítico
Sala 24

12/12/05
13:00 às 17:00h

Curso Atendimento Pré Hospitalar
Sala 25

12/12/05
13:00 às 17:00h

Curso Segurança do Trabalhador
Sala 26

Brigada de Incêndio

No último sábado a Comissão Permanente de Prevenção de Acidentes - CIPA promoveu um curso sobre procedimentos em casos de incêndio, com a presença de dois bombeiros.
Ao total compareceram vinte e três colaboradores da Instituição, que agora conta com uma Brigada de Incêndio.
"Achei ótimo esse curso com os bombeiros, em um momento de urgência, alguém tem que saber o que fazer. Aprendemos quais extintores utilizar, agora temos uma noção", comenta Alex Fabiano, do apoio acadêmico, que trabalha há cinco anos na Instituição e ressalta que é a primeira vez que há essa iniciativa.