O conhecimento da anatomia humana
serviu de base para a criação de telas e esculturas famosas, ao longo dos
séculos. Por isso, é crescente o uso das imagens dessas obras de arte para ilustrar aulas de Medicina. Na Faculdade de
Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), o responsável pela disciplina de Anatomia, Henrique Vasconcellos, é um entusiasta da
ideia.
"Sempre
gostei de anatomia, desde os tempos de
monitor. Também tenho admiração profunda pelos pintores
clássicos. Como apreciador de arte, vi que
existia muito material para aulas ali, e que estava claro que os pintores
tinham algum conhecimento prévio de anatomia para
compor os quadros. Vi outros professores escrevendo sobre o tema e segui em
frente, procurando associar imagens das telas e da literatura nas aulas",
conta o professor.
Com textos
publicados no Brasil e no exterior, ele cita Velásquez, Rembrandt e Van Gogh
entre pintores clássicos e impressionistas que retratavam bem o corpo humano.
O professor também gosta de pescar na literatura exemplos para
ilustrar aulas de anatomia. "Trabalho muito com
textos de Flaubert; Victor Hugo, como 'Os miseráveis'; e Érico Veríssimo, como
'O tempo e o vento'; que, ao escreverem sobre batalhas e mutilações,
demonstravam ter um bom conhecimento de anatomia",
explica.
Além das artes plásticas e das letras, Henrique Vasconcellos também
busca para as aulas exemplos na religião, incluindo os relatos do apóstolo
Lucas e de religiosos médicos, como Cosme e Damião. Com o acervo e a
experiência no tema, o professor tem sido convidado pelos colegas da FMP/Fase
para falar em outras salas de aula. "Participei recentemente de aulas
sobre história da medicina, história das mamas e das diabetes, para motivar os
alunos com as imagens", diz o professor, que nas horas vagas gosta de
escrever um pouco de ficção mas lamenta não ter intimidade com os pincéis.
"Uso a criatividade nos artigos e nas aulas."
O professor Henrique Vasconcellos com alguns exemplos de pinturas famosas que utiliza nas aulas.