segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Saiu na imprensa

http://www.sidneyrezende.com/noticia/55738+faculdade+de+petropolis+aborda+reflexos+do+urbanismo+para+a+saude+humana

Faculdade de Petrópolis aborda reflexos do urbanismo para a saúde humana

Tatiana Mattos Estado do Rio 14/09/2009 14:45
impressão Envie por e-mail RSS

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/FASE promove a XV Semana Científica, entre os próximos dias 16 e 18. Com o tema Educação X Males Urbanos: Um pacto pela vida, os participantes do encontro devem debater as consequências da urbanização na rotina e na saúde da população. Participam do evento profissionais e estudantes de várias universidades e instituições de saúde do Brasil, dentre elas UFRJ, USP, UFBA, UERJ, UFF, INCA e Fiocruz.
Atualmente, cerca de 80% da população mundial deve estar vivendo em grandes cidades, resultando em diferentes comportamentos das pessoas: "A obesidade, por exemplo, está intimamente ligada ao padrão sedentário e à alimentação em fast foods. É uma doença que vem crescendo muito e surgindo cada vez mais cedo", explica o coordenador da Semana Científica, João Carlos de Miranda.
Segundo ele, os principais problemas de saúde pública da atualidade são: violência, doenças infecto-contagiosas, depressão e obesidade. "Eles estão associados à estrutura e ao estilo de vida nos grandes centros urbanos", diz João Miranda.
Os alunos pretendem prestigiar o evento por considerarem uma boa oportunidade de aprendizado. "As palestras e os cursos nos ajudam a entender como está o atual estado da saúde humana, os hábitos alimentares, a violência, entre outros aspectos que devemos levar em conta na hora que formos exercer nossa profissão", disse a aluna do 2º período de Nutrição da Fase, Maria Sylvia Noronha Neves Gonzalez. As doenças, assim como a violência, em especial contra jovens e mulheres, a saúde do idoso e do adolescente, os acidentes de trânsito e a sídrome do pânico serão abordados durante a XV Semana Científica.