segunda-feira, 26 de março de 2012

Fase mobiliza petropolitanos em campanha social

Instituição pretende arrecadar milhares de anéis de alumínio para trocar em cadeiras de rodas que serão doadas para a rede pública de saúde


A partir desta semana, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase conta com o apoio dos petropolitanos para melhorar a qualidade de vida dos deficientes físicos do município, por meio da campanha “Anel de Solidariedade”. A ação, idealizada por estudantes da instituição, visa arrecadar anéis de alumínio das latinhas de bebidas para trocar por cadeiras de rodas que serão doadas à rede pública de saúde.


A campanha tem a parceria da empresa FRATO Ferramentas para transformar os anéis de alumínio em cadeiras. Desta forma, a cada 120 garrafas Pet cheias de anéis (aproximadamente 80 kg de alumínio) equivale a uma cadeira de rodas. A intenção é que a campanha possa arrecadar pelo menos quatro unidades, que serão doadas para os Postos de Saúde da Família geridos pela FMP/Fase (Boa Vista, Machado Fagundes, Estrada da Saudade e Nova Cascatinha).


Para divulgar a ação, a instituição colocou cartazes em todo o campus e unidades externas e as alunas se encarregaram de distribuí-los em alguns estabelecimentos comerciais para mobilizar a população pela causa. “A nossa intenção é fazer com que as pessoas se sintam responsáveis em colaborar com a campanha. Assim, optamos em realizar a divulgação por meio de cartazes, apresentação nas salas de aulas e também nas mídias sociais. Acreditamos que com o apoio do comércio local conseguiremos atingir a nossa meta”, destaca Ricardo Tammela, coordenador de Projetos Especiais da FMP/Fase.


As alunas Andressa Lins, Patrícia Ferreira, Mariana da Silva e Sheyla Karine Medeiros, idealizadoras do projeto, comemoram a parceria com a faculdade. Para Andressa é uma conquista, já que ela vivenciou o sucesso da ação em uma das escolas do Rio de Janeiro. “Acho que para sermos médicos, precisamos nos preocupar com o bem-estar de cada paciente. No Rio de Janeiro, por exemplo, conseguimos 22 cadeiras. Acreditamos que em Petrópolis não será diferente, contando com a participação dos alunos e da sociedade, como um todo”, frisa.


As famílias e amigos podem colaborar na divulgação da campanha. Basta orientar comerciantes, porteiros e síndicos a disponibilizaram garrafas Pet para o recolhimento dos anéis. Após a arrecadação, o material poderá ser entregue no Centro Cultural da FMP/ Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro).