terça-feira, 5 de maio de 2015

FMP/Fase promove ciclo de cine debate gratuito

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover um ciclo de cine debate gratuito com o objetivo de analisar, a partir de filmes e documentários, as diversas situações de violência sofridas no cotidiano, com discussões embasadas no conhecimento científico através de uma vertente multiprofissional.

A atividade aberta ao público começa nesta terça-feira (05), das 14h às 16h, no auditório do Centro Cultural da FMP/Fase, com a exibição do documentário “Sem Pena”, que aborda a criminalização. Com direção de Eugenio Puppo, o longa-metragem levanta a análise de que nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira, que já é a terceira maior do mundo. “Sem Pena” desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras, para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.

Para refletir sobre o documentário, Pedro Cross, historiador, especialista em psicologia e sexualidade, será o mediador do debate. O palestrante será Orlando Zacone D’Elia Filho, delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Mestre em Ciências Penais pela UCAM e Doutor em Ciências Políticas pela UFF.

“A ideia de promover esse evento surgiu após eu ler um artigo que me deixou muito pensativa e preocupada. O texto abordava a questão sobre o que os jovens entendem por violência. Eu percebi que as pessoas não sabem a que tipo de violência estão expostas e que muitas vezes estão sofrendo. Neste caso, elas não têm como procurar ajuda, pois nem ao menos sabem o que de fato está acontecendo com elas”, destaca Desirré Mathias Pinheiro da Silva, aluna do curso de Enfermagem da Fase e responsável pelo cine debate.


A programação completa do ciclo de cine debate que será realizado entre os dias 05 de maio e 09 de junho está disponível no site www.fmpfase.edu.br. Entre os temas abordados estão: violência contra a mulher, aborto e direitos reprodutivos, Raça, etnias, preconceito e discriminação.