quarta-feira, 25 de maio de 2016

Programação da Semana de 22 a 28 de Maio de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


  •          Programa EM QUESTÃO

          Tema: Psicofobia
o    Todos os seres humanos estão sujeitos a apresentar ao longo da vida, em menor ou maior grau, distúrbios como a ansiedade e a depressão. Mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com algum tipo de doença ou transtorno mental. Mas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada dez pessoas com necessidade de tratamento psiquiátrico, somente duas tem a assistência adequada. Além do sofrimento causado por esses transtornos, elas enfrentam um outro problema: o preconceito. Esse tipo de discriminação, chamado de psicofobia, atrasa a procura por ajuda médica e dificulta o tratamento. O Em Questão sobre o tema traz como convidados os psiquiatras Eduardo Birman e Thiago Coronato, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A instituição lançou uma campanha de enfrentamento ao preconceito, intitulada “#eusoumais”, com a participação de artistas e personalidades.
Em Questão: Segunda, 20h
                      Terça, 21h30
                      Quarta, 22h30
                      Quinta, 21h30
                      Sexta, 22h
                      Sábado, 14h30
                      Domingo, 13h e 22h30

  •    Programa ARTE & CULTURA                 

          Tema: BRUNO SAGLIA – DIREÇÃO DE CINEMA
o   Desde criança, Bruno Saglia é atraído pelas histórias - reais ou ficcionais. Escreveu o primeiro livro ainda na adolescência, mas a paixão mesmo era pelas telas. Foi estudar cinema e se tornou roteirista. Mas não parou por aí: queria cuidar de cada detalhe das produções, definir os enquadramentos, ter o domínio sobre como a obra ganharia vida. O passo seguinte foi se tornar diretor. No currículo, longas, curtas, vídeos e até dvds musicais, como o “Feliz da Vida”, de Ângela Ro Rô. Com o filme “Diminuta”, que tem Reynaldo Gianecchini no papel principal, conquistou prêmio na Itália. O atual projeto, “De Repente: Eu Te Amo”, foi rodado em Petrópolis. O Arte & Cultura acompanhou durante dois dias a rotina do diretor. Bruno conta sua trajetória e revela: “o cinema é a forma de eu me comunicar com o mundo”.
 Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                             Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30


  •          Programa Ao Redor

Tema: Frevo
o    O programa apresenta a riqueza do frevo, intitulado pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Marca registrada do carnaval pernambucano, a manifestação cultural é, na verdade, praticada durante todo o ano pelas comunidades tradicionais, que se dedicam ao desenvolvimento, à preservação e à transmissão de seus conhecimentos.  O episódio narra a história da evolução do frevo, a partir da mistura de música, dança, capoeira e artesanato.
  Ao Redor: Terça, 11h                                                                                                        Quinta, 20h30
                   Domingo, 22h

  • Programa MINUTO FASE
Tema: Minuto Fase – Entrega de cadeiras de rodas (Vale do Carangola)
o    Mais mobilidade na vida de seis moradores do Vale do Carangola, em Petrópolis. Familiares de pacientes com dificuldades motoras receberam cadeiras de rodas doadas pela FMP/Fase, através do projeto Anel de Solidariedade. Todos são cadastrados na Unidade de Saúde da Família da comunidade. O projeto que une acessibilidade e meio ambiente foi criado em 2012 por acadêmicos de Medicina. Hoje a campanha mobiliza toda a faculdade, com o objetivo arrecadar lacres de latas de alumínio trocados por cadeiras de rodas. Em quatro anos, já foram arrecadados anéis suficientes para a troca por 73 cadeiras.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação. 
  •          Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema: Odontologia

o    Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.                                
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


  •          Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

  •          Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

  •          Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

  •          Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

  •          Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

  •          Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Marketing Social
o    Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem mais de 290 mil Fundações e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil. Para garantir visibilidade e conseguir recursos,  uma parte delas está adotando estratégias de mercado. É o chamado Marketing Social. O Em Questão aborda o assunto, contando com as participações de Daiane Costa, criadora do projeto Âncora de marketing social, e a professora do curso de Administração da FMP/Fase, Mônica Fontes.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


  •          Programa TOME CIÊNCIA                   

          Tema: Energia nuclear, entre a vida e a morte   
o    Mais de meio século depois de Hiroshima e Nagasaki, a energia nuclear ainda é associada à morte e a riscos para a saúde. Mas para muitos doentes, depois da aplicação nuclear na medicina, esse tipo de energia virou sinônimo de vida. O uso energético propriamente dito divide especialistas e ambientalistas pelo mundo todo. Energia nuclear – o uso, os riscos e a evolução no Brasil – é o tema deste debate.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                                       Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Timidez

o   Tirar uma dúvida na frente dos colegas de turma. Chegar a um lugar novo ou até mesmo responder a uma simples pergunta feita por um desconhecido, podem ser um grande obstáculo para quem é tímido. A timidez costuma dar sinais cedo, ainda na infância e pode acompanhar a pessoa pelo resto da vida. Mas será que a timidez é um problema a ser tratado ou apenas uma característica um tanto rejeitada nos dias de hoje? Vivemos na sociedade dos extrovertidos? Em que momentos os tímidos levam vantagem?
Ligado em Saúde: Terça, 21h                                                                                                             
Quarta, 10h                                                                                   Sábado, 11h


·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: História da Física na Sala de Aula       

o    O livro em debate esta semana é: História da Física na Sala de Aula, de Elika Takimoto.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                             Segunda, 22h30
                   Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Porto alegre – RS

o    O Canal Saúde na Estrada esta semana está em Porto Alegre e irá mostrar como a cidade vem combatendo o tabagismo. Um mal para a saúde das pessoas e também para o meio ambiente.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                         Terça, 23h


·         Programa EM FAMÍLIA                     
          Tema: O sonho da casa própria  

o    Segundo o último senso do IBGE, 25% dos brasileiros vivem de aluguel ou de favor e sonham com a casa própria. Muitos comprometem mais de um terço da renda com aluguel. Um comprometimento que aumentou com a especulação imobiliária nos grandes centros urbanos que sediaram a Copa do Mundo. Mas a pesquisa apontou um dado ainda mais grave: faltam mais de cinco milhões e quatrocentas mil moradias no Brasil.
Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Novos quadrinistas

o    O episódio aborda as histórias em quadrinhos e as novas gerações de quadrinistas.
Unidiversidade: Quinta, 18h
                           Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Fase sedia 12ª Reunião de Otorrinolaringologia, Alergia e Imunologia de Petrópolis

Com o objetivo de oferecer aprimoramento e reciclagem aos profissionais da área da saúde sobre as patologias otorrinolaringológicas, alérgicas e imunológicas, a 12ª Reunião de Otorrinolaringologia, Alergia e Imunologia de Petrópolis será realizada no próximo dia 04 de junho, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, localizada no campus da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase).

“É importante ressaltar que a realização desse evento na cidade é de extrema importância, uma vez que o clima favorece o aumento de casos de doenças alérgicas e a cada ano surgem novidades para o tratamento”, frisa o médico Carlos Augusto Ferreira de Araujo, coordenador do evento e professor da FMP/Fase.

Médicos clínicos, pediatras, otorrinolaringologistas, imunologistas, enfermeiros, nutricionistas, odontólogos e estudantes da área de Saúde estão convidados a participar do evento, que irá apresentar a integração multidisciplinar entre as especialidades médicas que compartilham das mesmas patologias para que, integrados, possam oferecer o melhor tratamento aos pacientes.

“Em Petrópolis, durante todo o ano, temos um percentual de mais ou menos 40% destas patologias e os profissionais precisam estar preparados para atender a essa grande demanda de pacientes. Essa troca de conhecimentos proporciona muitos benefícios, pois com o aprimoramento dos profissionais destas áreas será possível prescrever melhores tratamentos à população”, destaca o médico.

As inscrições para participar do evento devem ser feitas até o dia 31/05, no site: www.fmpfase.edu.br, onde também é possível ter acesso à programação.