sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Programação da Semana de 08 a 14 de janeiro de 2017



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: A criminalidade e o sistema prisional
O Brasil possui a quarta maior população carcerária do mundo: mais de meio milhão de pessoas. 37% a mais que a capacidade das mil e quatrocentas unidades prisionais espalhadas pelo país. Nesse cenário de superlotação, rebeliões, facções organizadas e corrupção de agentes públicos, presos provisórios convivem com detentos já condenados. O tema em questão hoje é: A Criminalidade e O Sistema Prisional. Nosso convidado é o delegado Orlando Zacone D’Elia Filho, ele que é Mestre em Ciências Penais e também Doutor em Ciências Políticas.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
                
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Daniel Miranda
O violonista Daniel Miranda chegou a dividir sua paixão pela música com a carreira de geógrafo (formado pela UFRJ), mas a vocação musical falou mais alto. Sorte de quem aprecia boa música, que pode continuar apreciando o trabalho do artista. O contato com as partituras começou bem cedo. Aos 12 anos, já estudava no Instituto Ian Guest, no Rio de Janeiro. Integrou o Rio Trio, de música de câmara, com o qual excursionou pelo Brasil e Estados Unidos.  O próximo destino foi a Europa: Em 2001, gravou em Bruxelas o primeiro de uma série de discos produzidos por gravadoras europeias. Em 2003, outro marco: participou do prestigiado espetáculo musical “Si c'est Chanté c'est pas Perdu”, na Bélgica. Daniel também participou de programas de world music e levou o projeto "O Brasil em 17 Cordas" para uma rede de escolas belgas, divulgando a música brasileira. De volta ao Brasil, foi contratado como professor pela Orquestra da Fundação Oswaldo Cruz e como concertista do Palácio Itaboraí Ensemble. Atualmente, está à frente dos projetos “Quartas Culturais” e “Concertos na Fiocruz”, que acontecem todo mês no Palácio Itaboraí, em Petrópolis.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           


Programa AO REDOR
Tema: Papo reto
O episódio apresenta um exemplo do programa conjunto da ONU “Segurança com Cidadania”: o projeto Papo Reto, desenvolvido na Grande São Pedro, próxima a Vitória, no Espírito Santo. A iniciativa tem como meta reduzir em 25% a taxa de homicídios de jovens entre 15 e 24 anos até 2016. Um dos focos principais do trabalho é acabar com a rejeição da comunidade em relação às forças policiais, mostrando um outro lado dos profissionais de segurança.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
          
Programa MINUTO FASE
Tema: Outubro Rosa 2016
O movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos na década de 1990 com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Em Petrópolis, uma caminhada pelas ruas do centro da cidade marcou o encerramento da série de atividades de conscientização. A FMP/Fase participou da Caminhada Rosa de 2016. Integrantes da Liga da Saúde da Mulher, da Unidade de Saúde da Família Estrada da Saudade e funcionários da faculdade participaram do evento. Organizada pela APPO, Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, a caminhada conta com a participação de ex-pacientes que passaram pelo tratamento, venceram a doença, e hoje são chamadas de “vitoriosas” pelo grupo. Elas ajudam no trabalho de conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa MINUTO FASE
Tema: Seminário de grupos de pesquisa – 22ª Semana Científica FMP/Fase
Na 22a edição da Semana Científica da FMP/Fase, os grupos de pesquisa da faculdade, formados por alunos e professores de graduação e pós-graduação, apresentaram seus trabalhos. Uma das áreas de interesse é o impacto da utilização de agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais. O Brasil é um dos países onde mais se aplica defensivos químicos na agricultura. São 914 mil toneladas de agrotóxicos por ano. A pesquisa apresentada analisou a comunidade agrícola do Caxambu, em Petrópolis. O principal foco de investigação foi a incidência de doenças inflamatórias intestinais nesse grupo. Os agricultores podem absorver substâncias nocivas presentes nos agrotóxicos não só durante a aplicação dos produtos na lavoura, mas também no contato com a água ou o solo contaminado. A análise é feita com a coleta periódica de amostras fecais desses trabalhadores.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


FAIXA INTERATIVA -

DOMINGO – ARTE & CULTURA – MBYÁ REKÓ: O JEITO DE SER GUARANI

SEGUNDA – EM QUESTÃO – TRABALHO TEMPORÁRIO  
TERÇA – ARTE & CULTURA – MAURÍCIO DE MEMÓRIA: HISTÓRIA & ARTE
QUARTA – EM QUESTÃO – FOME DE CONHECIMENTO
QUINTA – ARTE & CULTURA – CULINÁRIA DA SERRA + CALEBE PIMENTEL
SEXTA –  EM QUESTÃO – MULHERES E HORMÔNIOS
SÁBADO – ARTE & CULTURA – CORAL DAS MENINAS DOS CANARINHOS DE PETRÓPLIS + BRUNO SAGLIA: DIREÇÃO DE CINEMA
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Obesidade, uma doença de peso    
Nos Estados Unidos, uma em cada três pessoas sofre de obesidade. Esse número impressionante é um alerta para todo o mundo, uma vez que esta é uma tendência que propaga-se rapidamente, inclusive em países menos desenvolvidos. Numa época em que a expectativa de vida aumenta, a obesidade passou a ser o vilão do momento, segundo a Organização Mundial de Saúde, superando a desnutrição e as doenças infecciosas. Por que os nossos hábitos alimentares mudaram? A cura existe ou basta uma operação de redução de estômago? A multiplicidade de dietas e modismos sem bases científicas. Não deixe de assistir a essa importante discussão que provavelmente afeta você, um amigo ou alguém de sua família.
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Como falar de morte com crianças?
Conversar sobre morte não é das coisas mais simples nem com adultos, mas não é por isso que o assunto deve ser evitado com crianças. Muitas vezes a necessidade vem da perda de um parente ou amigo próximo da família. O programa vai ajudar a saber como abordar esse assunto com os pequenos e explicar que mentir ou negar não são boas opções. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe a psicanalista Sônia Motta.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Um novo olhar sobre gravidez na adolescência  
O livro “Pronto para voar: um novo olhar sobre a gravidez na adolescência" é o tema do programa. A publicação questiona o senso comum que afirma que a falta de informação seria responsável pelo crescimento do número de adolescentes grávidas e discute outras possíveis motivações das jovens que engravidam como carências afetivas e dificuldades no relacionamento familiar. O apresentador Renato Farias recebe no estúdio a autora do livro, a psicanalista Diana Dadoorian e a pediatra do Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Olga Bastos.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Recife - PE/ Quipapá, Escada e Camutanga
A equipe do Canal Saúde na Estrada foi a Pernambuco conhecer experiências bem sucedidas do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital e no interior do estado. No Recife, o programa mostra um centro de referência do SUS no atendimento à mulher, o Hospital da Mulher do Recife, que realiza atendimento integral e humanizado às mulheres. Já no interior de Pernambuco, nos municípios de Quipapá, Escada e Camutanga, o Canal Saúde na Estrada conhece o Programa Estadual de Combate a Doenças Negligenciadas, que vem recebendo mais atenção com o projeto Sanar, dedicado desde 2011 a sete doenças negligenciadas, como a doença de Chagas e o tracoma.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Quem fica com meu filho?
O programa vai falar sobre a situação dos pais que precisam deixar os filhos com outras pessoas para trabalhar. Babás, creches e creches parentais, nas quais os pais se revezam para que cada um cuide dos filhos de outros em dias alternados, estarão em discussão. O episódio também debate quais as implicações dessas formas de cuidado da vida contemporânea para a educação das crianças.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Desmilitarização da polícia – Parte 1
O programa vai abordar a proposta de desmilitarização da polícia, defendida por alguns setores da sociedade. Vai mostrar quais são as propostas e como ficaria a força policial caso essas medidas fossem adotadas.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                              Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Lanche saudável e “Doutor Google”
No programa dessa semana vamos mostrar que criança pode ajudar a preparar o seu lanche e de maneira saudável. Eles vão produzir três receitas super gostosas que você pode fazer em casa com o seu pequeno. Sabia que o Google realizou uma pesquisa e divulgou 20 perguntas mais buscadas na internet quando o assunto é criança? Encontrei essas perguntas e fui conversar com a pediatra, Maria Beatriz Ribeiro Eckhardt, sobre algumas dessas dúvidas. E ainda tem mais! Será que a cinta ajuda no pós-parto? O uso dela não é unânime entre as mães. Temos essa dica de saúde com a dermatologista, Luciana Velloso. E ainda, dicas de nome para o seu bebê com origem e significado.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30
Programa FASE.DOC - ONU
Tema: Uruguai 40 anos depois: Vítimas ainda procuram a verdade e a justiça
O Uruguai era conhecido como uma das “câmaras de tortura da América Latina” durante os anos 1970 e 1980, sob a ditadura. Agora, os sobreviventes e parentes dos desaparecidos estão pressionando para obter a verdade sobre o que aconteceu durante aqueles sombrios anos.
FASE.Doc: Terça, 18h
                  Domingo, 20h

Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Suicídio e desespero entre os indígenas do Brasil
Muitos jovens indígenas estão encontrando uma maneira definitiva de escapar do desespero: o suicídio. Por trás dessa tendência perturbadora estão os conflitos por terra.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h

Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Capoeira, promovendo a diversidade e combatendo o racismo e outras formas de preconceito
A capoeira é uma prática cultural afro-brasileira com múltiplas facetas, sendo tanto uma luta quanto uma dança. Ela é compreendida como folclore, esporte e arte. A Roda de Capoeira é onde o jogo acontece. Em novembro deste ano, a Roda de Capoeira foi declarada pela UNESCO um Patrimônio Imaterial da Humanidade. Duas dimensões estão sempre presentes: o lado lúdico da celebração, da diversão, e o outro lado, da resistência negra e da reação ao sistema opressivo escravocrata. De raízes africanas, a capoeira é brasileira, uma rica herança cultural e não tem tradução: para cantar em uma roda de capoeira, os capoeiristas devem aprender o português.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: O luto nas redes sociais  
2016 foi marcado por uma grande tragédia que abalou o país com as mortes de jornalistas e quase o time inteiro da Chapecoense em um acidente aéreo na Colômbia. O luto coletivo por esse desastre pode ser observado nas redes sociais. Mas além do luto demonstrado em grandes tragédias ou nas mortes de figuras marcantes como artistas e políticos, o luto também se manifesta nas redes nos falecimentos de parentes, amigos e conhecidos. O Apresentador, Renato Faria conversa com a psicóloga, doutora em Psicologia Clínica de Casal e Família pela PUC Rio, Sandra Rodrigues de Oliveira, a doutora em psicologia, Mariana Matos e a professora de História da UNIRIO e editora-chefe da Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer, da UNIRIO, Claudia Rodrigues.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: 7º simpósio Brasileiro de vigilância sanitária      
O programa vai falar sobre o 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, o Simbravisa, que aconteceu entre 26 e 30 de novembro em Salvador (BA). O apresentador Renato Farias conversa com a presidente do 7º Simbravisa, Gisélia Santana, sobre como foi a organização do evento frente às dificuldades que envolvem o momento político e econômico do país.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Sempre viva
"Sempre Viva", mostra a luta das comunidades tradicionais da Serra do Espinhaço em defesa de seu território e modo de vida. Há séculos essas pessoas apanham flores e frutos secos do cerrado nas campinas da região de Diamantina. Cultivaram esses ambientes e ajudaram a preservá-los durante séculos, mas unidades de conservação ambiental criadas nos últimos anos impedem seu acesso a seu território tradicional.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30