quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Programação da Semana de 04 a 10 de novembro de 2018


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Educação, Racismo, Sexismo e Homofobia – Semana Científica 2018
A origem da humanidade está na África. No entanto, pouco se sabe sobre a filosofia africana. As correntes de pensamento lá das origens que nos trouxeram até aqui. O que a gente aprende na escola e também nas universidades são os conceitos dos filósofos gregos e europeus. Temos pouco acesso aos saberes dos povos africanos, indígenas e orientais. É o que podemos chamar de racismo epistêmico: a negação do conhecimento produzido fora do eixo greco-europeu. A importância da diversidade é o assunto central da 24ª Semana Científica da FMP/Fase, com o tema “Não somos iguais: por uma ciência com mais consciência”. O Em Questão sobre Educação, Racismo, Sexismo e Homofobia, tem como convidados a filósofa Ellen de Araújo Rosa, e o assistente social e professor da UERJ, Guilherme Almeida.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h


        
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Projeto Andorinhas: nós podemos voar
O Projeto Andorinhas surgiu há 3 anos com o objetivo de inserir adultos com síndrome de Down na sociedade, através da arte. As atividades culturais contribuem para o amadurecimento e para o desenvolvimento da noção de tempo e espaço. São aulas de teatro, de pintura e também sobre o mundo. Adriano Nobre, artista plástico com síndrome de Down, é um dos professores do projeto e serve como inspiração para os colegas.  Os alunos do projeto já participaram de festivais de teatro, como o FEESPE. As atividades acontecem no Instituto Técnico do Brasil - ITB, em Petrópolis.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h

                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                    

Programa MINUTO FASE
Tema: Disciplina Eletiva Medicina Regenerativa
Quais os caminhos da saúde no futuro? Um deles certamente vai passar pela medicina regenerativa. Uma nova forma de abordagem da doença, que busca substituir ou regenerar órgãos e estruturas danificadas a partir das células dos próprios pacientes. Uma terapia menos invasiva e mais personalizada. Na FMP/Fase, o Centro de Medicina Regenerativa, vem conduzindo pesquisas nas áreas de trauma e de doenças degenerativas. Além da iniciação científica, a faculdade oferece a disciplina eletiva “Medicina Regenerativa: Manipulação in vitro de células para aplicações clínicas” que apresenta o universo da pesquisa aos estudantes e, apesar do nome, é aberta a alunos de outros cursos da área da saúde.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR
Tema: FMI/China – Flores/Japão – Energia Geotérmica/Quênia
O episódio revela a preocupação do Fundo Monetário Internacional com a redução no ritmo de crescimento da China. O programa também mostra o Centro de Pesquisa onde são desenvolvidas novas variedades de flores no Japão. O Ao Redor mostra ainda a descoberta do potencial geotérmico do Grande Vale Rift, uma fenda
vulcânica de 900 quilômetros de extensão, no Quênia.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma de 2003-  Daniel Cabriny – Cirurgião Geral
Formado em Medicina pela FMP, Daniel Cabriny se especializou em Cirurgia Geral e também em Endoscopia. Atualmente, também atua como diretor de um hospital público em Trindade, Goiás. Daniel retornou a Petrópolis para o encontro de 15 anos de formatura, quando pode rever os colegas da antiga turma de Medicina e conhecer as novas instalações da faculdade.
 “Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO - Em Questão - Radiologia Industrial

SEGUNDA - Em Questão - Radiologia Forense

TERÇA - Em Questão - A Evolução do Diagnóstico por Imagem

QUARTA - Em Questão - Proteção Radiológica

QUINTA - Em Questão - Irradiação de Alimentos

SEXTA - Em Questão - Mamografia

SÁBADO - Em Questão - Medicina Baseada em Evidências

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 

Programa TOME CIÊNCIA            
Tema: SBPC: 70 anos de história da ciência brasileira
Em 70 anos já dá para ter muita história para contar. Fundada em 8 de junho de 1948, em São Paulo, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – a SBPC – representa a própria história da evolução da ciência no Brasil. Não por acaso, logo depois, em 1951, são criados o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – o CNPQ – e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – a CAPES. Com a ajuda de nossos convidados, vamos poder conhecer mais a história da SBPC e da própria ciência brasileira. Programa gravado dias antes do incêndio que destruiu o Museu Nacional.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Gota
A gota é uma doença reumatológica, isso é, que ataca os tecidos conjuntivos como articulações, ligamentos, tendões, ossos e músculos, causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, que provoca muita dor nas articulações e geralmente acomete homens com mais de 40 anos. Um dos principais sintomas da doença é uma dor forte no dedão do pé. O programa vai explicar a importância de procurar orientação médica logo no começo, como é a prevenção de crises e a importância da alimentação para quem sofre da doença. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe o reumatologista, professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Geraldo Castelar.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
   Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Poesia e HIV – tente entender o que tento dizer
O livro “Poesia e HIV – tente entender o que tento dizer” traz uma coletânea de poemas de 97 autores sobre o tema HIV/Aids desde os anos 1980, quando a epidemia da doença explodiu, até os dias de hoje. A publicação foi tema no Ciência & Letras. O apresentador Renato Farias recebeu o organizador da coletânea, o escritor, poeta, jornalista e ativista dos Direitos Humanos, Ramon Nunes Mello.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                           
Segunda, 13h

                          
Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: SC - Florianópolis / Agricultura Urbana e Saúde
Mostraremos o Programa Municipal de Agricultura Urbana de Florianópolis (SC), que espalhou hortas comunitárias pela cidade, como forma de dar destino ao lixo orgânico produzido no município, e de quebra ajuda a manter a capital catarinense como uma das cidades mais saudáveis do país.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


 
Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Geração Baby Boom
Saiba mais no Em Família sobre a geração “baby boomer”, que engloba as pessoas nascidas logo depois da Segunda Guerra Mundial até a metade da década de 1960. Como anda inserida no mundo digital contemporâneo essa galera que tem entre uns 55 e uns 75 anos? A apresentadora Yasmine Saboya conversou com a representante comercial, Angela Mess; o professor universitário, Flávio Di Cola; e a médica acupunturista, Rose Souza Todos com relatos de vida interessantes sobre aquela época.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h

           
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Espiritualidade e Ciência
Neste episódio, o Unidiversidade investiga as relações, conflitos e compatibilidades entre ciência e espiritualidade. Gravado no Sammasati - Centro de Terapias Integradas, no Rio de Janeiro (RJ)
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Drenagem Linfática e parto
No Histórias de Mãe você vai conhecer os benefícios da drenagem linfática para gestantes. Fomos até uma clínica de estética conferir de perto essa massagem. Conversamos com a psicóloga Anna Maria São Tiago sobre separação dos pais. E mais: parto normal ou cesariana? A ginecologista e obstetra, Ana Claudia Seidinger explica.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC
Tema: Trabalho de Conclusão de Curso - Anna Beatriz Bernardo de Souza - Dislexia
A aluna Anna Beatriz Bernardo de Souza, do 9º período, graduanda em Enfermagem, produziu um vídeo educativo sobre dislexia. Ela é disléxica, passou por muitas dificuldades até aqui e durante o seu caminhar acadêmico, como futura enfermeira e professora, notou a falta de informação da população quando se trata do transtorno.
Durante o vídeo, ela explica o que é o transtorno, seus sinais e sintomas, quais são os profissionais que podem ajudar na identificação para um diagnóstico precoce e como a família e a escola devem estar juntas neste processo.
A Anna pretende alcançar muitas famílias e professores, fazendo com que muitas crianças tenham um futuro brilhante, sem abandonar os estudos.
E ai, vamos compartilhar esse conhecimento? Compartilhe e deixe sua opinião que é de extrema importância.

Tema: A longa luta dos norte-coreanos por liberdade
Da Coreia do Norte, um jovem e corajosa mulher fala sobre sua fuga e sua determinação para acabar com o sofrimento que vivia neste país asiático – e os esforços para trazer os responsáveis à justiça.
Confira neste documentário especial da TV ONU tudo sobre a Coreia do Norte, que acumula graves e sistemáticas violações dos direitos humanos.
FASE.DOC: Terça, 18h
                  Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Agenda 2030
A Agenda 2030 é um plano de ação construído por representantes dos 193 países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles o Brasil, com o objetivo de erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem paz e prosperidade. Ao adotarem o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, as nações signatárias se comprometem a tomar medidas ousadas para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos. Estas medidas estão incluídas em 169 metas que fazem parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os convidados para falar sobre a Agenda 2030 são a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima; o diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS/Fiocruz), Paulo Buss; e o secretário nacional de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Henrique Villa da Costa Ferreira.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: 12º Congresso da ABRASCO 40 anos de ALMA - ATA
A Declaração de Alma-Ata completa 40 anos no dia 12 de setembro. Formulada na Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, realizada em 1978 na cidade Alma-Ata, no Cazaquistão, a declaração inovou ao associar uma abordagem baseada no direito à saúde a uma estratégia viável para a realização desse direito. Retomamos esse assunto em uma conversa com o historiador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Carlos Henrique Paiva e a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) Ligia Giovanella. em mais um programa da série gravada no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela Abrasco.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Taco da Terra (ANA)
Na Zona da Mata Sul de Pernambuco, agricultores familiares estão propondo alternativas ao destrutivo cultivo de cana de açúcar e já fornecem alimentos saudáveis para as populações da região
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.

Outubro Rosa


Em comemoração ao Outubro Rosa, a equipe da Unidade de Saúde da Família, localizada no Boa Vista, e alunos de Enfermagem e Nutrição da FMP/Fase, realizaram um dia de atividades voltadas para as mulheres da comunidade. A programação contou com bate-papo sobre saúde da mulher, palestra com a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), sessão de beleza Mary Kay, aula de zumba, sorteio de brindes e um lanche saudável.




Licenciatura em Enfermagem da Fase recebe nota máxima em avaliação do MEC


O curso é o único do país oferecido no novo formato determinado pela Lei de Diretrizes e Bases Nacionais para as Licenciaturas

 
O curso de graduação de Licenciatura em Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) recebeu o conceito máximo do Ministério da Educação, nota 5, após avaliação de renovação de reconhecimento realizada em outubro. O curso é o único do país no formato estipulado pelo MEC para atender à Lei de Diretrizes e Bases Nacionais para as Licenciaturas, instituída em julho de 2015.

No Brasil, a modalidade de Licenciatura em Enfermagem é encontrada em apenas 11 instituições de ensino superior, sendo a FMP/Fase a única do setor privado. “A Licenciatura em Enfermagem, neste novo formato, promove a criação de uma nova categoria profissional, de docentes licenciados em Enfermagem para o magistério em educação básica e ensino técnico em Enfermagem. É um novo profissional, que poderá galgar importantes espaços, especialmente nas áreas de educação sexual, educação para o trânsito, ciências, e programas de saúde, além do potencial docente em cursos técnicos na área da saúde”, explica Míriam Heidemann, coordenadora dos cursos de Enfermagem da FMP/Fase.

Dentre os itens avaliados, a comissão do MEC destacou a infraestrutura da instituição, os serviços de apoio ao discente, o Núcleo Pedagógico, o programa de recepção aos ingressantes, a Biblioteca e seus acervos físico e virtual, a estrutura curricular, os laboratórios, o Núcleo de Ética em Pesquisa, as atividades práticas e a integração com a rede pública, a titulação dos professores (86% são mestres e doutores) e a interação da coordenação do curso com os alunos.
Os avaliadores ressaltaram, ainda, que o curso atende a todos os requisitos do MEC, que consistem na promoção de ações e políticas internas que proporcionem a reflexão sobre relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, educação em Direitos Humanos, proteção dos direitos da pessoa com espectro autista, acessibilidade, disciplina de Libras e Educação Ambiental.

Os cursos de Bacharelado e Licenciatura podem ser cursados, de acordo com o desejo do aluno, ao mesmo tempo ou separadamente. Ambos seguem um desenho curricular comum, com o oferecimento de componentes curriculares na área das ciências básicas, saúde, pedagogia e enfermagem. A diferenciação é predominantemente no desenvolvimento de atividades docentes, que se iniciam no primeiro semestre do curso.

Portanto, o aluno que se forma em Licenciatura não é enfermeiro e não tem o Registro no Conselho Regional de Enfermagem. Esse título é concedido para os que concluem o curso de Bacharelado. No entanto, o profissional licenciado em Enfermagem terá o aval do Ministério da Educação para exercer o magistério. “A orientação é que o estudante opte por cursar os dois cursos concomitantemente, tornando-se um profissional mais qualificado e diferenciado, ampliando, assim, as oportunidades de inserção no mercado de trabalho”, acrescenta Míriam.
 
Em 2018, a FMP/Fase também recebeu a nota máxima nas avaliações de reconhecimento do curso de graduação tecnológica em Radiologia e de credenciamento da modalidade de Educação a Distância. As inscrições para os cursos da FMP/Fase estão abertas e é possível ingressar fazendo o Vestibular do dia 25/11, com a nota do Enem, através de transferência ou reingresso (30% desconto nas mensalidades), Fies ou Prouni.