sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Programação FASE TV - De 06 a 12 de setembro





PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

· Programa ARTE & CULTURA

Tema: Mestre Valentim

o Valentim da Fonseca e Silva, o Mestre Valentim, foi um dos principais artistas do Brasil colonial. Com múltiplos talentos, trabalhou como escultor, entalhador, arquiteto e urbanista. Filho de um fidalgo português e de uma escrava brasileira, Mestre Valentim nasceu em 1745, em Serro, Minas Gerais, mas desenvolveu a maior parte de sua obra no Rio de Janeiro. Ele foi autor do projeto original do primeiro parque da cidade, o Passeio Público, que inaugurou o conceito de jardim aberto à população nas Américas. As esculturas sacras de Mestre Valentim tinham como característica principal os traços bem brasileiros. Ele também foi o primeiro a introduzir animais e plantas nacionais na temática artística. O Arte & Cultura conversa com Maria Luíza Salgado, a Dona Maísa, responsável pela restauração de uma das principais obras sacras de Mestre Valentim: a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Rio de Janeiro. Foi ela quem descobriu uma série de trabalhos do artista em Petrópolis. O programa também entrevista o cineasta Ricky Ferreira, que está preparando um documentário sobre Mestre Valetim

Arte & Cultura – Segunda, 21h30

Terça, 20h

Quarta, 20h30

Quinta, 22h30

Sábado, 17h

Domingo, 20h30


· Programa MINUTO FASE

Tema: CARAVANA FASE NAS PRAÇAS

o Uma vez por mês, os alunos de Enfermagem, Nutrição e Medicina da FMP/Fase deixam as salas de aula para atuar nas ruas de Petrópolis. A ideia do projeto Caravana Fase nas Praças é levar conhecimento para além dos muros da faculdade, orientando a população sobre diferentes temas relacionados à saúde. O episódio mostra a ação numa praça do bairro Cascatinha. A comunidade recebeu orientações sobre a saúde da mulher, o câncer de mama, o câncer no colo do útero e o calendário básico de vacinação.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


· Programa EM QUESTÃO

Tema: Mamografia


o O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Corresponde a 22% dos casos novos a cada ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, só em 2014 foram registrados 57 mil novos casos no Brasil. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura. O Em Questão fala sobre a mamografia, o melhor exame para a detecção precoce deste tipo de câncer, com a participação da Tecnóloga em Radiologia, Nancy de Oliveira Costa.

Em Questão: Segunda, 20h

Terça, 21h30

Quarta, 22h30

Quinta, 21h30

Sexta, 22h

Sábado, 14h30

Domingo, 13h e 22h30


· Programa FAIXA INTERATIVA – Em Questão
Tema: Doenças Respiratórias

o As doenças respiratórias representam um problema de saúde pública global. Em Petrópolis, o monitoramento desses casos está sendo feito pelo programa Respira Petrópolis, que busca sistematizar o diagnóstico e o tratamento das doenças respiratórias na cidade. A ação acontece em Unidades de Saúde da Família da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), que coordena a iniciativa, em parceria com a Prefeitura Municipal. O programa segue modelo criado pela Organização Mundial da Saúde, que já foi implantado em alguns países como a África do Sul. O Em Questão entrevista o coordenador do programa, o pneumologista Marcus Conde.


Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

· Programa AO REDOR

Tema: Crimes Ambientais – Forçamento Radioativo –Tecelagem/Turquia

o Representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente alertam para a necessidade de estratégias internacionais para combater os crimes ambientais. O programa revela também que o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera bateu novo recorde, intensificando o fenômeno conhecido como “forçamento radiativo”. O episódio mostra ainda como as oficinas de tecelagem e alfaiataria estão abrindo novas perspectivas para refugiados sírios num acampamento da Turquia.

Ao Redor: Terça, 11h

Quinta, 20h30

Domingo, 22h

· Programa TOME CIÊNCIA

Tema: Ciência e cultura

o Para o Ministério da Cultura, ciência não é cultura. Apenas a difusão de manifestações artísticas pode receber isenções fiscais. Mas porque será então que, um ano após a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que foi em 1948, os cientistas deram o nome de “Ciência e Cultura” para o órgão oficial da nova entidade? E o filósofo da natureza Galileu – aquele que dizia que a terra se movia em torno do sol – que foi perseguido pelo poder dominante da época, já que não tinha como provar a teoria? E Leonardo da Vince? Era cientista ou artista? Como a impressão geral é a de que a ciência tem por base a razão – a busca por provas – enquanto a arte lida com emoções cabe analisar a relação entre ciência e cultura, nesses tempos em que a tecnologia – que é a aplicação prática da ciência – muda hábitos, costumes, maneiras de ser e de pensar.

Tome Ciência: Quarta, 16h

Domingo, 14h

· Programa LIGADO EM SAÚDE

Tema: Hemofilia

o Recentemente o Ministério da Saúde iniciou a oferta do fator oito recombinante como parte da política de atenção ao paciente com hemofilia. O fator oito é considerado o tratamento mais moderno para hemofilia A. A conquista representa um grande avanço no sentido de promover a qualidade de vida dos cerca de doze mil hemofílicos brasileiros. Além desse avanço, o Ministério também ampliou o alcance do tratamento domiciliar..

Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h

Quarta, 10h

Sábado, 11h

· Programa CIÊNCIA & LETRAS

Tema: Antonio Carlos Secchin

o Perseguir a poesia sempre. Encontrá-la, às vezes. E ainda bem que seja assim. É necessário registrar o susto desse encontro que nos deixa desarmados e atônitos diante da força das palavras e paradoxalmente mais armados, para através delas enfrentarmos o áspero atrito com o mundo. O poema sabe o que o poeta ignora. Se eu já soubesse o que o poema diria, não precisaria escrevê-lo. Escrevo para desaprender o que eu achava que eu sabia sobre aquilo que me vai sendo ensinado enquanto escrevo. Esse é o Ciência e Letras com um trecho da poesia de Antonio Secchin.

Ciência & Letras: Domingo, 15h

Segunda, 22h30

Quinta, 20h

· Programa NA ESTRADA

Tema: Curitiba/ Cascavel - PR

o O canal Saúde na Estrada está em Curitiba. O assunto é o transplante de órgãos. Você vai ver como o estado tem avançado nessa questão nos últimos anos.

Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30

Terça, 23h

· Programa EM FAMÍLIA

Tema: Judicialização da Saúde

o A nossa Constituição diz que saúde é direito de todos. Cada vez mais os brasileiros procuram na justiça, o cumprimento desse dever do Estado. Esse é o tema deste episódio do programa Em Família.

Em Família: Quarta, 20h

Domingo, 16h

Sábado, 22h

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35