terça-feira, 23 de maio de 2017

Gratidão: no virtual e na real


Virgínia Ferreira, psicanalista e professora da FMP/Fase

Nesses dias difíceis para o Brasil e o mundo, é bom ver crescer na internet movimentos que reforçam a gratidão. Ela é a característica ou particularidade de quem é grato ou, ainda, ação de reconhecer a alguém por uma ação ou benefício recebido. Porém, só é verdadeiramente agradecido, quem pensa no favor que recebeu e tem consciência da liberalidade do benfeitor. 

Em São Tomás de Aquino, a gratidão tem três níveis: primeiro reconhecer o benefício recebido; segundo louvar e dar graças e, terceiro, retribuir. Nas religiões em geral, a gratidão é exercida nos dois primeiros níveis, isso porque a Deus não se agradece, se louva, e não se tem como retribuir. 

Na sociedade contemporânea, a gratidão é utilizada apenas no primeiro nível: reconhecer o benefício recebido, mas não necessariamente ligado à consciência da liberalidade do benfeitor. Isso quer dizer que, muitas vezes, se recebe um favor e se pensa que o benfeitor o fez por obrigação e não por livre e espontânea vontade. 

No budismo, um dos exercícios mais profundos é a “prática de gratidão”, é a prática do agradecimento. Deve-se agradecer a todos e a tudo, todos os dias, 365 dias por ano, isso porque até as situações difíceis têm um lado produtivo a ser agradecido. 

Desta forma, para o budismo, inicialmente, se agradece sem ao menos saber o motivo da gratidão, mas simplesmente para cumprir a prática do agradecer todas as pessoas e todas as situações. Se agradece forçado e, quanto mais se exercita, menos forçado o agradecimento acontece. Quanto menos forçado ele acontece, mais a pessoa se interessa em achar a razão para estar agradecendo. 

Por fim, a pessoa é capaz de perceber e valorizar o lado interessante e benéfico de toda e qualquer situação ou pessoa. A mudança pode vir para quem até então valorizava apenas as situações difíceis, aquilo que perdeu ou que faltava. Por exemplo, se ela está com sede e alguém oferece a ela um copo d’água, perceberá o quanto falta de água no copo e não o líquido que há nele. Se não for o suficiente para matar sua sede, irá pelo menos minimizá-la.   

A prática da gratidão passa a ser uma nova postura existencial, uma forma de se posicionar diante da vida, não desconsiderando a face difícil ou árida de qualquer situação, mas também lançando luz sobre a face produtiva. Todo e qualquer acontecimento, situação ou pessoa é como uma moeda: tem cara e coroa. Isso quer dizer que existem dois lados para tudo. Assim é a vida. O exercício da gratidão nos leva não à alienação diante dos fatos e pessoas, mas a enxergar e a valorizar o lado bom que tudo tem. A prática faz parte da abertura do “coração de compaixão”, no budismo. Entretanto, não se deve confundir isso com ter uma postura servil ou ser capacho e deixar o outro impune. 

Praticar a gratidão leva à solidariedade; a solidariedade à sensibilidade; a sensibilidade à paciência; e o sofrimento compartilhado à reconstrução. Essa é a importância da gratidão. 

Se hoje, na internet, #gratidão se tornou febre nas redes sociais por convicção ou por moda, o importante é que a prática da gratidão tenha tido seu início. Quem sabe é ou será isso o início da reconstrução de uma sociedade mais humana, de uma sociedade melhor.

De acordo com o filósofo alemão Kant, “se o sujeito faz o bem por convicção ou por dever, o importante é que ele fez, afinal, qual é a diferença para aquele que recebeu o bem?”. Nenhuma. O sujeito em sua tenra idade não entende o que seja moral. Simplesmente obedece às leis impostas pela família e pela sociedade por medo. Com o desenvolvimento e maturidade, ele passa a realizar ações morais por convicção e não mais por medo.

Essa onda #gratidão nas redes sociais é um fenômeno benéfico, por pelo menos três motivos: primeiro, porque as pessoas que participam dela estão, de forma consciente ou não, exercitando a prática da gratidão; segundo, porque estão levando outras pessoas a praticar o agradecimento; terceiro, porque todos os fenômenos nas redes sociais têm uma abrangência muito grande e se espalham com a velocidade de um trem bala. 

Desta forma, se a prática da gratidão leva a uma sociedade mais humana, se #gratidão está contagiando por minuto centenas de pessoas e as tornando melhor, há uma chance iminente da reconstrução de um mundo solidário. Não se pode falar numa identidade virtual pelo fenômeno hashtag gratidão ou por qualquer outro fenômeno. Podemos, sim, dizer que o fenômeno está mudando o posicionamento das pessoas frente aos acontecimentos individuais ou coletivos. Podemos dizer que #gratidão está inaugurando um novo modo de vida. 

Fase oferece quatro cursos de pós-graduação neste segundo semestre

A qualificação profissional é um diferencial no mercado de trabalho. Muitas pessoas buscam um curso de pós-graduação para ficarem atualizadas com as novidades da área em que atuam. Neste segundo semestre de 2017, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai oferecer quatro cursos de pós-graduação na área de saúde. Dentre eles, três novos se destacam pela contínua procura por pessoas qualificadas para atuar no mercado de trabalho.
Os três novos cursos que estão em destaque, com aulas previstas para terem início em setembro e em outubro de 2017, são: Especialização em Dependência Química, Especialização em Psicologia Clínica com Ênfase nas Perspectivas Breves e a Especialização em Endodontia – Tratamento de Molares.
A Especialização em Dependência Química, com o objetivo de formar profissionais para atuarem, de forma humanizada e interdisciplinar, na prevenção, promoção, tratamento e reabilitação da saúde, na educação, na gestão de serviços de dependência química e na reinserção social e assistência integral ao usuário de álcool e outras drogas; e a Especialização em Psicologia Clínica com Ênfase nas Perspectivas Breves, com o objetivo de mostrar a importância e a abrangência da Psicoterapia Breve para a restituição da saúde psíquica e capacitar os profissionais da área de saúde mental, psicólogos ou psiquiatras para o exercício de atendimentos breves na clínica psicoterápica, terão início em setembro deste ano.
Em outubro está previsto o início da turma do novo curso de aperfeiçoamento em Endodontia – Tratamento de Molares. Baseado em um conhecimento técnico científico atualizado, o curso tem por objetivo capacitar o aluno a realizar um tratamento endodôntico de excelência em dentes molares, aliando eficácia, rapidez e segurança na solução das mais diversas complexidades clínicas.
Já em junho, terão início as aulas da tradicional Especialização em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, com inscrições abertas para a 12ª turma. O curso visa formar especialistas voltados para o diagnóstico e tratamento das condições dolorosas e/ou não funcionais que acometam as articulações temporomandibulares e/ou a musculatura mastigatória, bem como das demais condições dolorosas envolvendo as regiões oral e facial.
As inscrições, a ementa dos cursos e outras informações sobre as especializações de pós-graduação da FMP/Fase estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.
 
 
 
 
 

Fase oferece Curso de Especialização em Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves


Com o objetivo de mostrar a importância e a abrangência da Psicoterapia Breve para a restituição da saúde psíquica e capacitar os profissionais da área de saúde mental, psicólogos ou psiquiatras para o exercício de atendimentos breves na clínica psicoterápica, seja em instituições públicas ou privadas e em consultórios particulares, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) oferece o novo curso de Especialização em Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves, com previsão de início em setembro deste ano.
A Psicoterapia Breve é caracterizada dessa forma em relação às demais modalidades de atendimento que são realizadas porque, geralmente, são necessários apenas quatro meses para o tratamento completo. Ao iniciar os atendimentos, o terapeuta determina, junto com o paciente, o tempo que o tratamento levará. Por ter um período estabelecido, o paciente tende a colaborar mais e consegue resultados em menos tempo.

“As pessoas geralmente têm muitos compromissos e a falta de tempo para arcar com tantas responsabilidades é um problema. Por isso, muitos preferem essa modalidade de atendimento, pois sabem quando o tratamento terá início e término. Geralmente, o quadro clínico envolve fobia, pânico, uso abusivo de drogas ilícitas e de álcool, depressão, dentre outros fatores”, explica Virgínia Ferreira, psicanalista, mestre em Psicologia Social e coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves da Fase.
Um diferencial da especialização da Fase é oferecer atendimento psicoterápico breve às populações carentes, através da “Clínica Social” do curso, no Ambulatório Escola, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro e em instituições públicas conveniadas.  A carga horária do curso é de 425h. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br

“As populações carentes sofrem e procuram atendimentos em instituições que oferecem tratamentos gratuitos. Essas pessoas, em geral, dependem diretamente e tão somente do produto de seu trabalho para custear a sua própria sobrevivência, como também da família. Quando adoecem, elas param de trabalhar. A partir da psicoterapia breve, o profissional consegue devolver a essas pessoas a capacidade de trabalhar, em pouco tempo, por isso é necessário que os profissionais saibam aplicar essa modalidade de tratamento”, ressalta.