segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Programação da Semana de 21 a 27 de agosto de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV: 


Programa EM QUESTÃO 
Tema: Trabalho Temporário 
○ Ampliar a rede de relacionamentos, colocar as habilidades em prática, experimentar uma nova cultura organizacional. Vantagens que fazem parte do trabalho temporário e que vão muito além da remuneração. Para os mais jovens, as vagas temporárias são uma porta de entrada para o mercado. Para quem está desempregado, ou parado há algum tempo, uma oportunidade de recolocação. E do ponto de vista de gestão? Quais são os desafios que a contratação e a gestão de equipes temporárias apresentam? Quem responde a essas questões é a professora da FMP/Fase, Luciene Baptista, Doutora e mestre em Administração e especialista em Gestão de Recursos Humanos, a convidada especial deste episódio.
Em Questão: Segunda, 20h;  Terça, 21h30;  Quarta, 22h30;  Quinta, 21h30;  Sexta, 22h;  Sábado, 14h30; Domingo, 13h e 22h30;

Programa ARTE & CULTURA 
Tema: Maurício de Memória – História & Arte 
○O programa apresenta o trabalho do artista plástico Maurício de Memória, criador do Centro Cultural Multimídia de Arte Contemporânea Piccola Arena, no Rocio, em Petrópolis. O espaço, cercado pela Mata Atlântica, conta com duas amplas galerias de artes e um teatro de arena a céu aberto. No episódio, o artista fala de seus projetos e da influência de fatos marcantes, como a ditatura, em sua obra. Uma vida permeada por duas paixões que se uniram: a história e a arte. Maurício, que está aposentado do magistério - foi professor adjunto de história da UFRJ – não se afastou totalmente do ensino: no Piccola Arena, apresenta aos alunos de escolas da região as diferentes possibilidades das linguagens artísticas, como pintura, escultura e desenho. 
Arte & Cultura – Segunda, 21h30;  Terça, 20h;  Quarta, 20h30;  Quinta, 22h30;  Sábado, 17h;  Domingo, 20h30;

• Programa Ao Redor 
Tema: Papo Reto: 
○ O episódio apresenta um exemplo do programa conjunto da ONU “Segurança com Cidadania”: o projeto Papo Reto, desenvolvido na Grande São Pedro, próxima a Vitória, no Espírito Santo. Um dos focos principais do trabalho é acabar com a rejeição da comunidade em relação às forças policiais, mostrando um outro lado dos profissionais de segurança. 
Ao Redor: Terça, 11h; Quinta, 20h30; Domingo, 22h; 

Programa MINUTO FASE 
Tema: Projeto de Reciclagem (troca) 
○ Contribuir para um ambiente mais limpo é uma forma de evitar doenças decorrentes do acúmulo de lixo e dos vetores que eles atraem, como insetos e ratos. Com esse objetivo, alunas do curso de enfermagem da FMP/Fase iniciaram um projeto de reciclagem na comunidade da Estrada da Saudade, em Petrópolis. As famílias que participam do programa trocam materiais recicláveis por mantimentos, na unidade de saúde do bairro.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação. 

Programa FAIXA INTERATIVA: 

 DOMINGO: 

ARTE & CULTURA – CIA DE TEATRO LIVRO ABERTO

SEGUNDA-FEIRA: 

ARTE & CULTURA – SEBASTIÃO BARBOSA + ETNOLOGIAS CULINÁRIAS

 TERÇA–FEIRA: 

EM QUESTÃO – MEDICINA PREVIDENCIÁRIA 

QUARTA-FEIRA: 

ARTE & CULTURA – METARECICLAGEM + IMAGEM & MEMÓRIA

QUINTA-FEIRA: 

EM QUESTÃO – SINDROMES CONVERSIVAS 

SEXTA-FEIRA: 

ARTE & CULTURA – JOVENS PIANISTAS + DJANIRA 

SÁBADO: 

EM QUESTÃO – SEM GLÚTEN & SEM LACTOSE 

Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV: 

Programa TOME CIÊNCIA 
Tema: Doenças da Amazônia 
○ As condições climáticas da Amazônia, quase sempre com calor e umidade, e a existência de águas paradas, facilitam a proliferação de mosquitos responsáveis pela transmissão da maioria das doenças chamadas de tropicais pela Organização Mundial da Saúde. O atendimento de saúde precário numa área tão extensa, a falta de saneamento e o desmatamento, agravam e dificultam o controle de doenças como a malária, a febre amarela e a leishmaniose. O que são essas doenças, os tratamentos e prevenção – e até a própria rotulação como doenças tropicais – são temas do debate com especialistas. 
Tome Ciência: Quarta, 16h; Domingo, 14h; 

Programa LIGADO EM SAÚDE 
Tema: Tosse 
○ A tosse é um mecanismo de defesa do sistema respiratório. Mas pode ser também um sintoma comum a muitas doenças. Desde as mais comuns, como um resfriado, até as mais sérias, como um câncer de pulmão. O programa fala dos diferentes tipos de tosse e da importância de investigar esse sinal. Ligado em Saúde: Terça, 21h; Quarta, 10h; Sábado, 11h; 

Programa CIÊNCIA & LETRAS 
Tema: O Vínculo Longitudinal como Dispositivo do Cuidado 
○ “Os profissionais da área da saúde necessitam compreender o indivíduo como um organismo unificado, onde mente e corpo, comportamento e emoção são entendidos como aspectos interligados do ser humano. O relacionamento interpessoal entre profissional e usuário se dá por base na comunicação entre quem cuida e quem é cuidado”. O trecho faz parte do livro “O Vínculo Longitudinal como Dispositivo do Cuidado”, objeto de debate neste episódio. Ciência & Letras: Domingo, 15h; Segunda, 22h30; Quinta, 20h;

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA 
Tema: Salvador- BA 
○ O Canal Saúde na Estrada vai a Salvador, capital da Bahia, para mostrar um centro de referência do SUS para o tratamento do diabetes.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30; Terça, 23h; 

Programa EM FAMÍLIA 
Tema: Inclusão de Alunos com Deficiência 
○ Há não muito tempo, o lugar de uma criança com deficiência era em casa ou numa escola especial. Nessa época, as escolas podiam recusar a matrícula desses alunos sob o argumento de que não tinham como atender suas necessidades. Mas hoje a legislação brasileira garante a inclusão de alunos com deficiência seja ela qual for, nas escolas regulares. Os desafios dessa inclusão são discutidos no programa desta semana. 
Em Família: Quarta, 20h; Domingo, 16h; Sábado, 22h; 

Programa UNIDIVERSIDADE 
Tema: Equidade do SUS 
○ No segundo programa sobre os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde, o Unidiversidade fala sobre a equidade. 
Unidiversidade: Quinta, 18h; Domingo, 10h e 16h30; 

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35