terça-feira, 22 de maio de 2018

Fase e Pestalozzi promovem projeto "Somos Todos Especiais"


Na última sexta-feira (18), a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promoveu um coquetel para receber membros da Pestalozzi Petrópolis, instituição que atende crianças e jovens com necessidades especiais. O evento contou com a apresentação do coral dos alunos da Pestalozzi e também com a palestra "Atitudes que inspiram", realizada por Murilo Guerra, empresário petropolitano.

A finalidade do evento foi reunir entidades e pessoas com interesse em colaborar com o projeto “Somos Todos Especiais”, que tem o objetivo de qualificar e ampliar os atendimentos odontológicos gratuitos oferecidos na unidade da Pestalozzi aqui na cidade. “O nome do projeto é extremamente válido, pois mostra uma integração entre o paciente e o profissional de saúde que prestará o atendimento”, afirma Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis.

A iniciativa surgiu a partir do projeto de extensão "Saúde Bucal em Ação na Pestalozzi", que foi iniciado em 2017 pela FMP/Fase e conta com a participação de professores e alunos do curso de Odontologia da faculdade. Até agora, já foram realizadas ações de promoção em saúde, como palestras sobre escovação e a importância da prevenção, triagem para avaliar a necessidade de tratamento odontológico das crianças, além de teatro e outras atividades lúdicas. 

Com o “Somos Todos Especiais”, a ideia da FMP/Fase é que os atendimentos sejam realizados por dentistas voluntários de diferentes especialidades (Ortodontia, Prótese, Dentística, Odontopediatria, Pacientes com Necessidades Especiais, DTM, Endodontia, Cirurgia e Periodontia). A partir de agosto, alunos de graduação do curso de Odontologia da Fase e também do curso de Auxiliar em Saúde Bucal da Associação Brasileira de Odontologia – Regional Petrópolis irão auxiliar os atendimentos odontológicos na Pestalozzi, que serão semanais.

“O curso de graduação em Odontologia vai estar sempre atrelado às atividades de extensão, como esse projeto, que é muito gratificante em todos os sentidos, pois garante atendimento de qualidade, procedimentos preventivos e curativos aos alunos da Pestalozzi. É uma via de mão dupla, pois nosso curso será muito enriquecido através dessa oportunidade de desenvolver esse projeto”, explica Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da FMP/Fase.

Hoje, a Associação Pestalozzi de Petrópolis atende aproximadamente 85 alunos através de uma equipe multiprofissional, oferecendo um currículo fundamentado em objetivos e oportunidades para a melhoria do desenvolvimento do potencial dos seus educandos. A instituição busca atender crianças com necessidades especiais o mais cedo possível, mantendo um bom entrosamento com escolas municipais, públicas e particulares.

De acordo com Mauro Senna, presidente da Pestalozzi Petrópolis, a iniciativa é importantíssima, pois vai permitir a reativação do consultório dentário da instituição. "Realmente é uma parceria maravilhosa. Há alguns anos, tivemos a doação de um consultório dentário, mas infelizmente a dentista faleceu e o consultório ficou fechado. Nós não tínhamos perspectiva nenhuma de conseguir alguém que pudesse, voluntariamente, usar esse consultório dentário. Conseguimos essa parceria com a Fase, que através do curso de Odontologia faz um trabalho maravilhoso com os nossos alunos", conclui.
Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da FMP/Fase; Luiz Fernando Soter, diretor da Pestalozzi; Mauro Senna, presidente da Pestalozzi Petrópolis; Gisele Damaceno, professora do curso de Odontologia e responsável pelo projeto; Paulo Cesar Guimarães, diretor da FMP.

à esquerda e à direita, as alunas do curso que fazem parte do projeto junto com a professora Gisele e a professora Vera. Ao centro, Pâmela Storrodumof, delegada do CRO e voluntária no projeto. 

Apresentação do projeto pela professora Gisele Damaceno. 

Apresentação do coral da Pestalozzi. 

Palestra "Atitudes que Inspiram", com o empresário Murilo Guerra. 
 

Saúde do corpo e da mente


Promover harmonia entre corpo e mente. Esse é um dos objetivos do grupo “Relax” que a Unidade de Saúde da Família da FMP/Fase, localizada no bairro Nova Cascatinha, vem estimulando. Durante os encontros, os pacientes atendidos pelo posto trabalham o relaxamento com exercícios e meditação, auxiliando na respiração e na memorização, e no bem-estar físico através de alongamentos. O grupo é orientado pela professora de Nutrição da FMP/Fase, Brigitte Olichon, que possui especialização em Naturopatia, e conta também com as participações dos alunos da instituição e da equipe da unidade.